Archive for dezembro 2007

Feliz Ano Novo!!!!!

No Comments »


Desejo a todos um feliz Ano Novo!!!
Que 2008 seja um ano repleto de realizações e que a Paz reine entre os homens!!
Que venha 2008...
Abraços!!!
Juliano Melo.

Dica de blog...

No Comments »


O blog por ele mesmo:

"Um blog dedicado ao mercado de Profissionais Freelancers sobretudo das áreas de Design, Tecnologia da Informação e Marketing. Entrevistas, links, referências, livros, filmes, novidades no mercado de comunicação e principalmente respostas para questões como:











Clique aqui para acessar.



Postado por Juliano Melo.

Dica de site...

No Comments »


Aí pessoal, vai uma dica de um site que está "antenado" com o mercado on-line. O site por ele mesmo:

"O portal de notícias JumpExec é a evolução de uma iniciativa pioneira de construção de um veículo de comunicação sobre negócios online.Tudo começou em 2004, quando a Jump Education – primeira empresa brasileira 100% especializada em Treinamentos, Eventos e Oficinas em Negócios Online – lançou a "Jump Information e-business", newsletter mensal contendo artigos, entrevistas e matérias variadas com executivos da área. O sucesso da iniciativa deu origem, em janeiro de 2005, à JumpExec, primeira revista digital especializada em Negócios Online do mercado brasileiro.Agora, como um portal, JumpExec tem como objetivo ser referência no mercado editorial nos seguintes pontos:



  • Informação de qualidade para profissionais de grande poder de decisão no mercado online

  • Fonte de consulta para as notícias que definem a conjuntura do mercado online

  • Melhores artigos, entrevistas e matérias especiais com profissionais qualificados que fazem do mercado online brasileiro um dos mais dinâmicos do mundo

  • Repositório de conteúdo diferenciado de todos os assuntos referentes a negócios online, cobrindo de publicidade e propaganda até sistemas de colaboração transacional

  • Antecipar tendências e acompanhar com exatidão a evolução dos negócios dentro do ambiente online".

É necessário se cadastrar para ter acesso às matérias. Clique aqui.


Postado por Juliano Melo.

Promoção iPod no Palito

No Comments »

Muito boa essas idéias.




"Vez ou outra acontece. Uma idéia bacana surge, passa pelo diretor de criação, pelo cliente, por Murphy, pelas infinitas possibilidades de tudo dar errado e pimba: chega na rua. Em março deste ano, a Kibon nos procurou. A idéia era que a gente apresentasse uma Promoção de Verão (período responsável por 70% do volume de picolés no ano). Queriam algo novo, que fizesse tanto sucesso quanto a tradicional mecânica de “palito premiado” que vinha sendo realizada nos últimos 20 anos. Tinha que ser divertido, motivar a compra, fácil de participar, não ter gargalos como postos de troca…enfim, um briefing difícil, que confiaram à Bullet, sem concorrência. Adriano Cerullo e Anna Karina, dois diretores de criação da agência, com sua equipe, criaram diversas campanhas. Uma delas era, sem dúvida a mais legal. Adriano me apresentou um picolé e perguntou: “o que é fino, leve, cabe aqui dentro e todo mundo quer um?”. “Sei lá”, repondi. Adriano abriu a outra mão e mostrou um iPod Shuffle. “Vamos colocar iPods Shuffle DENTRO dos picolés”.

Clique aqui e leia a matéria completa.
Revista Trip na garrafa.



A Trip Editora, em parceria com a Acqua Incorp, lança a Trip Liquid, uma versão miniatura da revista Trip que virá encartada sob o rótulo de uma garrafa tipo pet de água mineral Serra do Japi. A iniciativa, desenvolvida sob encomenda para a Trip pela Sangar, permite customização por clientes que quiserem conteúdo exclusivo e páginas de publicidade.A primeira edição da Trip Liquid conta com 16 páginas e será vendida em bancas do São Paulo e do Rio de Janeiro a R$2,80, com tiragem de 10 mil exemplares. O lançamento acontece na revistaria D'Amauri nesta terça-feira, dia 18 de dezembro.
A primeira edição da Trip Liquid conta com 16 páginas e será vendida em bancas do São Paulo e do Rio de Janeiro a R$2,80, com tiragem de 10 mil exemplares. O lançamento acontece na revistaria D'Amauri nesta terça-feira, dia 18 de dezembro.

Retirada do Meio&Mensagem.



Postado por Juliano Melo.

Como começar um negócio de blog

No Comments »

Pessoal, acessem o blog Marketaria e vejam este post. Ainda não vi o vídeo, mas para quem se interessa por blog vale a pena pelos nomes envolvidos.

"Desde 1995, Ralph Wilson publica a newsletter “Web Marketing Today“, que conta com mais de 100.000 assinantes. Nesta semana ele publicou no YouTube uma interessante entrevista com Andy Beal, consultor e editor do blog MarketingPilgrim. Andy revela os principais passos para começar um negócio de blog (em inglês)".


Postado por Juliano Melo.

Comunicação por conteúdo: a marca é a mídia

No Comments »


"A Comunicação por Conteúdo é a principal tendência no mercado de comunicação das marcas. Ela aproxima marcas e pessoas por meio de histórias e experiências que as pessoas desejam, que as entretenham, as informem e lhes sejam úteis. Não basta mais que o cliente ouça, leia ou assista o recado do anunciante. É preciso que ele se envolva com a mensagem.
Atuar criativa e vigorosamente na Web 2.0, lançar rádios, criar revistas, gerar programas de TV, cinema, TV aberta, cabo ou IPTV, impressos, celular ou eventos integrados é a nova forma de fazer publicidade que está ganhando o interesse dos anunciantes. O movimento do mercado para esse novo formato é cada vez mais forte. As marcas saem dos blocos comerciais para ser o próprio espetáculo. Se antes as pessoas eram interrompidas, hoje, são envolvidas".



Clique aqui para ler a matéria completa.



Postado por Juliano Melo.

Internet brasileira vive nova onda, de profissionalização dos blogs

No Comments »


"A internet brasileira vive uma nova corrida, caracterizada pela proliferação e pela profissionalização dos blogs. A análise é de Edson Romão, que trabalha há 12 anos na área, e participou nesta quarta-feira (12/12) do comitê de Empreendedorismo da Amcham-São Paulo.

“É um movimento ainda desorganizado, caótico e ainda não muito claro quanto ao sistema de monetização”, diz Romão, que hoje é sócio da Aprex, empresa que oferece serviços on line para melhorar a organização e a produtividade de negócios de pequeno e médio porte".


Clique aqui e leia a matéria completa.



Postado por Juliano Melo.

Edição Especial Agências de Comunicação 2007

No Comments »


Olá. Recebi primeiramente em meu e-mail a matéria do Jornalistas & Cia e depois pela newsletter RP em Ação do Mundo RP.
Abaixo os links das matérias:


http://www.jornalistasecia.com.br/fastmail/upload/jornalistaseciaagencias2007.pdf

http://www.megabrasil.com/retratoaz/


Boa leitura.


Postado por Juliano Melo.

Blog da Aliança de Controle do Tabagismo

1 Comment »


Em minhas "andanças" pela internet me deparei com um endereço de um blog muito interessante. Um blog voltado para quem quer parar de fumar, para ex-fumantes e não-fumantes. O blog foi construído pela ACTBR - Aliança de Controle do Tabagismo. Recheado de dicas e reportagens sobre o fumo. Extremamente informativo.

Por isso a decisão de divulgá-lo aqui no ser.RP.

Leiam e também divulguem o blog.

O último post do blog da ACTBR divulga os resultados de uma pesquisa sobre os efeitos do tabagismo no pulmão dos não-fumantes.


Clique na imagem para acessar o blog.

Postado por Juliano Melo.

RP Futebol Clube

No Comments »


Aí vai uma dica de um blog sobre Relações Públicas e futebol. O tema foi desenvolvido por Aluísio Jr., Indira Leite e Ricardo Tonsig e apresentado em outubro, durante a II Jornada de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina. Evento no qual foram apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Relações Públicas.


Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, clique aqui.
Postado por Juliano Melo.

Ferramenta de procura...

No Comments »


Olá a todos... fazia tempo que não postava. Muitas mudanças em pouco tempo. Essas mudanças têm sido muito gostosas e enriquecedoras.

O ser.RP traz uma novidade: colocamos a ferramenta de procura do Google. Agora ficará mais fácil para encontrar matérias já postadas de acordo com o tema que desejam.

Gostaria de agradecer as mensagens de apoio deixadas por Rodrigo Cogo e Pedro Baldurquino. Um muito obrigado pela força.

E agora bola para frente...

Abraços a todos!




Postado por Juliano Melo.

ONG dos EUA premia selos de advertência 'óbvios e inúteis'

No Comments »



Um aviso colocado em um pequeno trator para que o usuário “evite a morte” valeu ao fabricante o prêmio de “Selo de Advertência mais Estranha”, concedido anualmente por uma organização americana que se dedica a combater a cultura dos processos legais por motivos fúteis no país.

O prêmio, em sua 11ª edição, foi criado pela organização Michigan Lawsuit Abuse Watch (M-LAW) para mostrar que a motivação dos americanos em processar a tudo e a todos por qualquer motivo vem levando as empresas a criar advertências cada vez mais óbvias e inúteis, com o intuito de evitar processos pelo uso inadequado de seus produtos.


O segundo lugar no prêmio foi dado a um aviso colocado na embalagem de um decalque a ferro para camisetas, advertindo o usuário a não passá-lo com o ferro quente enquanto estiver vestindo a camiseta.


O terceiro lugar na competição ficou com um carrinho para bebês que traz ao usuário a advertência para que não coloque a criança na bolsa situada na parte de trás do carrinho.


Mais informações,



postado por: Robson.

Comprovando o crescimento da Comunicação Organizacional.

No Comments »



Bom Dia a todos, recebemos um email de mais uma agência de comunicação que comemora seu crescimento com a ampliação de seus negócios.

No dia 10 de dezembro, segunda-feira, a R.EPENSE, agência de comunicação, inaugurou sua sede no Rio de Janeiro com uma festa de confraternização.

A REPENSE, agência de comunicação liderada pelo publicitário Otavio Dias, com sede inaugural em São Paulo, apresentou as instalações da sua sede no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (10).

Comemorando o crescimento da sede carioca, a agência confraternizou o momento com amigos, clientes da R.epense SP e R.epense RJ, fornecedores e funcionários. Todos os r.epensadores da sede paulistana, mais de 30 funcionários, prestigiaram a confraternização e nesta terça-feira (11) aproveitam o day off na cidade carioca.

A R.EPENSE é uma agência de comunicação 100% independente. A matriz está instalada em São Paulo. As unidades da REPENSE São Paulo e Rio nasceram com estrutura ágil e enxuta. A REPENSE pretende ser a agência dos sonhos dos anunciantes e dos profissionais de comunicação.


Design gráfico ou Design da Comunicação??

No Comments »

Por ai revirando alguns sites, encontrei no Portal da Comunicação um questionamento legal sobre a "nova era" do design.


O design gráfico tem uma importância cada vez maior no mercado da comunicação, seja ela editorial ou publicitária, na medida em que esse universo vai percebendo que a organização estética da informação é fundamental para a transmissão da mensagem. "Ele está muito presente em qualquer tipo de comunicação. Atualmente, na Europa, é chamado de design de comunicação", diz Sônia Valentim de Carvalho, diretora da Associação de Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil), entidade realizadora das Bienais de Design Gráfico.


No campo editorial e jornalístico, a informação é passada mais facilmente com o auxílio do design gráfico, "desde que o designer participe do planejamento, não seja um mero maquiador. Ele tem de atuar como organizador da informação, conhecedor da arquitetura da informação, coisa que já vem acontecendo com infográficos e tratamentos tipográficos mais corretos", explica Cláudio Ferlauto, designer e autor de diversos livros, entre eles, o recém-lançado O Efêmero e o Paródico - Crônicas do Design. Segundo ele, o design visual pode, ainda, tornar um produto mais competitivo: "Quem percebe o diferencial do design, como um elemento do ponto de vista produtivo, ganha".


O designer gráfico editorial trabalha nos livros, periódicos (revistas e jornais), anuários, posters, entre outros. Mais do que somente organizar imagens, ilustrações e textos no espaço gráfico, planeja a página de modo a aliar qualidades artísticas e funcionais, buscando, por exemplo, cores, fontes e posicionamentos que a tornem mais agradável e confortável à leitura e apreciação. Luis Marcelo Mendes, que, com André Stolarski, dirige a Tecnopop, produtora de design carioca responsável pela produção da Revista GNT, explica: "No universo editorial, o design gráfico é parte absolutamente fundamental, pois estrutura e dá personalidade a uma publicação. Qualquer elemento que sirva como código visual de identificação tem importância. São eles que nos falam quem é o jornal, a revista ou o livro. Cores, tipos, marcas e até mesmo diagramas, formatos e materiais podem funcionar como códigos visuais".

Pesquisadores vêem web semântica como solução para futuro da rede.

No Comments »

Bom pessoal, como estou fazendo algumas pesquisa sobre as inovações tecnologicas na área das comunicações, para a produção de um artigo, aí vaí um dos texto que utilizarei.

Centenas de pesquisadores e cientistas da computação se reúnem em Edimburgo, nesta semana, concentrando esforços na tentativa de vislumbrar o futuro da internet. No evento W3C ( World Wide Web Conference), na Escócia, estudiosos analisam pesquisas e debatem idéias como a da questão da desorganização da crescente massa de dados na grande rede.

Para resolver essa desordem um das propostas mais comentadas foi o conceito de web semântica, uma nomenclatura adotada por pesquisadores para designar uma internet mais organizada, capaz de agregar fontes de informações similares ou que tenham alguma coincidência contextual. Trata-se da internet bem interpretada, classificada e “linkada”, eficiente no relacionamento de dados e na capacidade de desenterrar informações perdidas nos servidores.

A web semântica ajudaria os usuários a encontrar mais facilmente a informação que procuram. Mas o processo para desenvolvê-la ainda não está tão claro assim. Um fator agravante é a incerteza se as aplicações e interfaces da nova internet seriam de fato amigáveis ao usuário.

Para ler a matéria inteira acesse : http://computerworld.uol.com.br/mercado/2006/05/24/idgnoticia.2006-05-24.0656229683/

Período de Mudança.

No Comments »

Boa Tarde pessoal.



Devido a este período de grandes mudanças, o principal entusiasta do blog (Juliano) está meio offline, justamente pela busca de uma definição para nosso futuro daqui por diante, agora como PROFISSIONAIS formados.



Por um lado este frio na barriga é bom, pois nos deixa espertos quanto às novas possibilidades, exercitando a capacidade criativa. Nossa rotina agora é entrevistas, provas de seleção, pesquisa de vagas e a tal da busca por indicações. Se alguem souber de algo em Londrina/PR e em São Paulo/SP estamos a disposição, hheheh.



Voltando ao assunto do blog, continuaremos a buscar as informações atualizadas para todos nós, boa leitura.

Mundo RP de cara nova!!!

No Comments »


Olá a todos. Hoje é um dia especial. É o dia das Relações Públicas, que pelo que vi em outros blogs e sites, tem sido bastante comemorado. E não é por menos. A profissão vem sendo reconhecida no mercado e ocupando naturalmente o espaço que lhe é devida junto às empresas e organizações de todos os tipos.

Fico feliz em poder comemorar essa data, hoje, já como um profissional formado. E fico feliz também por ter recebido o convite do Rodrigo Cogo, que há alguns anos vem se empenhando para que a profissão de Relações Públicas tenha seu devido reconhecimento.

Hoje, 2 de dezembro, além de ser a data da nossa profissão, vai marcar o início da remodelacao do portal Mundo RP. O site passou por uma mudança visual e de conceito.

A idéia da criação do site veio da intenção de divulgar a profissão e os profissionais da área. Então em abril de 1997, entrou em funcionamento em rede mundial o site.

Com temas relacionados à comunicação, tornou-se uma importante fonte de consulta, sendo que eu mesmo o consultei várias vezes durante minha graduação. E, essa é a idéia central, a troca de informações, contribuir para o conhecimento.

Parabéns Rodrigo pelos pouco mais de dez anos de contribuição às Relações Públicas e que o Mundo RP em sua nova consiga seu maior objetivo: manter os públicos informados.

Para acessar o Mundo RP, clique na imagem.


Rodrigo Cogo é graduado em RP pela Universidade Federal de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, com curso de aperfeiçoamento em Qualidade Total pelo SEBRAE, Promoção de Vendas e Marketing de Relacionamento pela ESPM e Pesquisa de Mercado pela FGV.

Além do site disponibiliza a enews RP em Ação com quatro mil nomes de oito países, a lista de discussão Mundo-RP, com 400 integrantes.

Contribuiu no nosso blog nos mandando o que, na visão dele é ser.RP. Clique aqui e leia o post.