Archive for julho 2010

O Futuro do Orkut - Continuação

1 Comment »






Meu bate-papo com o Mateus do blog Ocappuccino.com sobre o futuro do Orkut está rendendo. Segue a sugestão de texto que ele enviou e que complementa o artigo anterior:



Valeu Mateus.

Boa leitura a todos!

O futuro do Orkut

5 Comments »



Trocando tweets com o blog O’Cappuccino sobre o possível motivo de não ter sido disponibilizado o link do Orkut no botão de compartilhamento oferecido pelo Blogger, levantei a hipótese do Google já estar trocando o Orkut pela nova rede social que estão especulando se chamar Google Me.

Quando ouvi pela primeira vez tal fato, tive a mesma reação expressa em um tweet do O’Cappuccino mencionando que o Orkut é o segundo site mais acessado e às vezes fica em primeiro, sempre alternando com o Google, sistema de busca mais utilizado no mundo. Essas posições são válidas quando analisamos o ranking específico do Brasil (data de referência 26 de julho de 2010), conforme publicado no site Alexa:





Quando analisamos o ranking global, também fornecido pelo site Alexa, temos que os cinco mais acessados, com data de referência de 26 de julho de 2010, são: Google, Facebook, Youtube, Yahoo e Windows Live. O Orkut aparece somente na 61º posição.



Posição do Orkut:


Apesar do Orkut ter muita força no Brasil, o desempenho em outros países ficou muito longe do esperado pela empresa Google, quando esta decidiu adquirir a rede social. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos da América, o Orkut não está entre os 100 mais acessados, perdendo para o LinkedIn, que estava na 17º posição.

Um comparativo do tráfego entre os domínios http://www.orkut.com/ (linha azul do gráfico) e http://www.orkut.com.br/ (linha vermelha), nos meses de fevereiro a julho de 2010, nos dá uma excelente noção da diferença da popularidade desta rede social no Brasil e no mundo:


A diferença fica gritante quando peço a comparação ‘Time on site’, ou seja, tempo gasto em cada domínio. Veja que a terminação br tem uma média de permanência absurdamente:


Para ilustrar ainda mais meu raciocínio, fiz um outro comparativo que mostra a diferença da preferência dos usuários entre as principais redes sociais, mantendo os dois domínios anteriores e acrescentando o Facebook (cor amarela) e o Twitter (verde).



O mais interessante nas comparações foi descobrir que no quesito ‘tempo gastos’ nas redes sociais que peguei como exemplo, o domínio http://www.orkut.com.br/ só está abaixo do http://www.facebook.com/. Isso comprova as últimas pesquisas que indicam que o brasileiro está entre os povos que mais acessam e gastam tempo nas redes sociais. E, como o Orkut ainda é a nossa preferida, fica fácil entender o resultado apresentado abaixo:




Disponibilizar todos esses gráficos e informações foi para tentar embasar meu argumento de que a Google realmente esteja parando de investir no Orkut e que possa vir com alguma novidade, podendo ser a citada nova rede social Google Me. Não creio que o Orkut desaparecerá de uma hora para outra, também não acredito que a empresa deixará os usuários na ‘mão’. Provavelmente, se criarem mesmo um novo produto para concorrer com outras redes sociais, como o Facebook que está prestes a alcançar os 500 milhões de participantes, haverá uma integração do novo com o antigo, ou seja, creio que haverá a oportunidade de migrar a sua conta do Orkut para o Google Me.

Aliás, tenho uma ligeira desconfiança que se lançarem essa nova rede social, ela pode ser a evolução do Google Wave, lançado recentemente em versão beta.


Documentário Youtube: A vida em um dia

1 Comment »





Youtube está promovendo uma grande ação, uma experiência global para criar o primeiro longa-metragem do mundo gerado por usuários. Como? Pegue a sua camêra vídeo neste sábado, dia 24 de julho de 2010, grave o seu dia, as 24 horas, e documente um trecho de sua vida. Se mandar bem e agradar, seu vídeo pode fazer parte de um documentário que será produzido por Ridley Scott e dirigido por Kevin Macdonald, com estreia programada para o Sundance Film Festival de 2011.

Saiba mais clicando aqui.

No Comments »




Nos próximos dias 28 e 29 de julho, acontece no Hotel Renaissance, em São Paulo, o Search Labs’10, evento inédito que colocará em discussão tendências de search, casos reais e workshops focados em técnicas avançadas e análises de código. Serão 3 salas simultâneas e quase 40 sessões com palestras de varejistas, publishers, consultores, agências, buscadores, analistas e algumas "search stars" que levarão uma visão 360º da área e falarão das suas mais recentes metamorfoses.

Entre os participantes palestrantes nacionais, Sergio Valente, presidente da DM9DDB, abrirá a sessão Lab Business, com a palestra Search é muito mais que ROI. Tiago Luz, diretor de Search da agência e um dos organizadores, com o tema Quebrando a Banca. Já entre os palestrantes internacionais, já estão confirmadas as presenças de Dennis Goedegebuure – (eBay ) Vanessa Fox (Nine By Blue), Melanie Mitchell (Digitas) Gillian Muessig (SEOmoz).

A inscrição para os dois dias custa R$ 560, para grupos acima de 3 pessoas o investimento é de R$ 510 para cada participante. Mais detalhes no site http://www.searchlabs.com.br/

Você sabe o que são sites de phishing?

2 Comments »


Caso tenha respondido não, fique sabendo que não está sozinho. Uma pesquisa da Opiniões de Valor desenvolvida para VeriSign, Inc. revelou que 73% dos usuários da Web no Brasil correm o risco de sofrer fraudes on-line por não serem capazes de identificar as diferentes formas de phishing que acontecem atualmente on-line.

A pesquisa pediu aos entrevistados para que identificassem qual das duas imagens de um Web site, apresentadas lado a lado, pertencia a um site fraudulento de phishing. O sinal indicador mais ignorado foi a ortografia do site, com 73% das pessoas não conseguindo identificar os erros ortográficos que denunciariam o site de phishing. Os outros sinais indicadores incluem:

Inexistência do símbolo do cadeado na barra de endereço do navegador – 54% enganados

Solicitação de informações adicionais sobre conta – 36% enganados

URL contendo um nome de domínio numérico e não específico – 33% enganados

A pesquisa também fornece informações a respeito da vulnerabilidade de diferentes parcelas da população. As mulheres são 10% mais suscetíveis a serem vítimas de phishing que os homens, enquanto pessoas na região Centro-Oeste do Brasil são as menos suscetíveis a cair nas armadilhas dos fraudadores da Internet. O grupo etário mais vulnerável é o entre 35 e 44 anos, que tem 21% mais chances de ser vítima de phishing que o grupo entre 18 a 24 anos.

Veja algumas dicas da VeriSign para distinguir um site real de um site de phishing:

https:// o “s” no https:// significa que o site é criptografado, portanto as informações inseridas no site estão seguras.



O ícone do cadeado: para ser significativo, este ícone deve aparecer na interface real do navegador e não dentro do conteúdo da própria página.

Marcas de confiança: pistas visuais simples sob a forma de logotipos populares podem mostrar que um Web site é autenticado e seguro e que a empresa é respeitável.

Verifique o endereço Web: suspeite de qualquer site com um domínio desconhecido e que contenha o nome de um site conhecido na última parte do seu endereço Web.

Barra de endereços verde: isso significa que este site sofreu uma autenticação de identidade ampla, de modo que você pode ter certeza que é o site que afirma ser.

Para participar do teste de tentar identificar os sites de phishing, visite http://www.verdadeirooufraude.com/

Como falar com seu filho sobre as drogas - A Turma da Mônica dá uma mão

1 Comment »






Há mais de uma década a Mauricio de Sousa Produções vem desenvolvendo programas institucionais voltados para a comunidade. Recentemente foi criado O O Instituto Cultural Mauricio de Sousa, que pretende uma participação mais efetiva e sistemática na execução de projetos de ação social. O objetivo é levar a filosofia e a força de comunicação da "Turma da Mônica" para desenvolvimento de programas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cultura, com uma linguagem simples, direta e bem-humorada dos personagens. De forma eficaz e divertida, centenas de campanhas foram desenvolvidas e complexos conceitos foram assimilados por crianças e adultos.

Clique na imagem para acessar a estória:












Ação Playmobil no Twitter

No Comments »




Os seguidores da @sunnybrinquedos no Twitter devem ficar atentos. A partir da segunda quinzena de julho, um Playmobil Gigante, estará em um ponto estratégico de São Paulo como parte de uma ação inédita da Sunny Brinquedos. Acompanhe o perfil da importadora na rede social para saber o que vai acontecer. Haverá diversas ações e prêmios para os seguidores. www.twitter.com/sunnybrinquedos

Paul Octopus, o polvo vidente, entre as os mais buscados no Google Hot Trends dos EUA

No Comments »

E o polvo, ex-futura-refeição, salva-se da panela e torna-se o 'octopus' mais famoso do mundo.

Agora vai viver como o Horácio da Turma da Mônica (ou como aquele colega braço curto...)!

Clique na imagem para visualizá-la.


















Pesquisa os mais admirados. Você concorda?

No Comments »





Jovens universitários e recém formados do Brasil apontaram a Google em primeiro lugar entre as empresas mais desejadas para trabalhar, segundo a pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a NextView e a TNS. A Google também conquistou posições de destaque entre os vencedores da Argentina (segunda colocação) e do México (quarta). O empresário Roberto Justus, CEO do Grupo Newcomm, é o líder mais admirado pelos jovens brasileiros, segundo o mesmo levantamento. Em 2009, ele estava em segundo lugar. Entre os 10 líderes citados espontaneamente pelos jovens, além de Roberto Justus, estão: Barack Obama, Lula, Steve Jobs, Eike Batista, Bernardinho, Abílio Diniz, Bill Gates, Silvio Santos e o próprio chefe gestor.

Em sua nona edição no Brasil, a pesquisa revelou que a Google vem se fortalecendo nas aspirações dos jovens brasileiros como empresa empregadora, uma vez que surgiu no ranking das dez empresas dos sonhos dos jovens em 2007, quando conquistou a sétima posição. Em 2008 e no ano passado, obteve a segunda colocação.

O ranking Empresa dos Sonhos dos Jovens é gerado a partir de pergunta aberta, a partir da qual os entrevistados – representantes da geração Y–, apontaram, espontaneamente, as empresas a que aspiram. Dentre cerca de 2.500 marcas citadas pelos brasileiros, a Google foi a mais frequente, seguida, nesta ordem, por Petrobrás, Unilever, Vale, Nestlé, Natura, Itaú, Microsoft, Rede Globo e AmBev.

Motivos da escolha dos jovens – Neste ano, “ambiente de trabalho agradável” surge na primeira posição entre os motivos mais citados pelos jovens brasileiros para a escolha da empresa dos seus sonhos. Completando os cinco motivos mais citados pelos jovens do Brasil, citam-se, pela ordem: possibilidade de desenvolvimento profissional, qualidade de vida, crescimento profissional e boa imagem da empresa no mercado. “Os motivos de escolha evidenciam que nem sempre o que os jovens desejam para suas vidas é o que seus pais ou gestores sonharam para si”, salienta Esteves.

Mais sobre a pesquisa – A pesquisa foi realizada durante o mês de abril por meio de questionário distribuído pela internet. No Brasil, mais de 35 mil respostas das cinco regiões do País foram consideradas válidas. Seu objetivo é oferecer subsídios às empresas para atração, seleção, integração, desenvolvimento e retenção dos jovens dentro de sua cultura organizacional e modelo de negócios. A inclusão da amostra argentina (em 2008) e da mexicana (em 2009) responde à necessidade das empresas de conhecerem peculiaridades locais que afetam estratégias globais.