Pense se realmente precisa do produto, compre só o necessário, doe e transforme o bem material e recicle o que não tiver mais uso
Desde o advento da Revolução Industrial, no século XIX, a sociedade é estimulada a comprar, usar e jogar fora, sem pensar nas consequências dessas atitudes.
Porém, o consumismo exacerbado leva ao caminho inverso da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, prejudicando pessoas por todo o planeta.
Pensando nisso, o Instituto Akatu, entidade que promove o consumo consciente, destaca uma maneira simples de comprar, sem transpor a sustentabilidade das sociedades e do meio ambiente: basta seguir a lógica dos quatro Rs.
Repense: "eu preciso mesmo deste produto"?;
Reduza: adquira somente o que for necessário;
Reutilize: doe e transforme o bem material, a fim de evitar o descarte;
Recicle: quando não der mais para reutilizar o produto.
Escolha verde
Porém, ainda que seja necessária aquela compra, existem mais atitudes que o consumidor pode tomar para preservar o planeta.
Primeiro, escolha o produto de uma empresa ambientalmente responsável. Na internet, por exemplo, o site de comércio eletrônico eBay criou uma página (www.worldofgood.com) para vender produtos que respeitem o meio ambiente.
Além disso, não compre produtos de origem animal, pois, ao adquirir bens que utilizam corais, conchas, estrelas-do-mar, mármore, couro, penas ou qualquer outro item natural, você incentiva um comércio que nem sempre é sustentável.
Lembre-se de que, ao consumir, você exerce uma enorme influência sobre as emissões de gases. Para ter uma ideia, um relatório da CBI (Confederação das Indústrias Britânicas) revelou que varejo, alimentação e bebidas, atacado e agricultura representam 25% das emissões, ao passo que fabricação de bens, mineração de carvão e transporte de cargas respondem por 40%.
O vilão plástico
Outro ponto a se lembrar é o quanto as embalagens plásticas são nocivas ao planeta e o quanto estão enraizadas no nosso dia-a-dia, sem percebermos. Assim, é importante que o consumidor opte por garrafas de água e refrigerante do tipo retornável e não utilize sacolas plásticas de supermercado, dando preferência para as feitas de pano.
Caso ainda prefira as sacolinhas plásticas, mesmo assim, é possível ser consciente: coloque uma grande quantidade de produtos em apenas uma embalagem, procurando completar sua capacidade máxima, e não use uma embalagem dentro da outra, para reforçar o sustento, ainda mais se você for morador da Grande São Paulo.
Isso porque foi lançado um projeto na região em que as sacolinhas são mais resistentes, exatamente para evitar o uso em excesso. Já são 16 lojas de supermercado que utilizam essas embalagens.
Viagem para relaxar e sustentar
Você já pensou qual a relação da sua viagem com o sustento do globo? Pois saiba que conhecer os quatro cantos do mundo e fazer compras têm de ser aliados ao cuidado com o outro e com o ambiente.
Sustentabilidade não é apenas sinônimo do bem à natureza, mas refere-se à continuidade dos aspectos sociais, econômicos, culturais e também ambientais de determinada sociedade. Então, confira as dicas para fazer uma viagem consciente:
Souvenir - prestigie o artesanato local e informe-se sobre produtos típicos que dificilmente poderão ser encontrados em outras regiões;
Sabores locais - experimente a culinária da região, procurando saber quais são as frutas e vegetais típicos do lugar;
Pechinche com humor - lembre-se de que será uma pequena economia para você, mas que pode significar uma grande quantia de dinheiro para o vendedor.
Fonte: MSN.
Postar um comentário