Pesquisa os mais admirados. Você concorda?





Jovens universitários e recém formados do Brasil apontaram a Google em primeiro lugar entre as empresas mais desejadas para trabalhar, segundo a pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a NextView e a TNS. A Google também conquistou posições de destaque entre os vencedores da Argentina (segunda colocação) e do México (quarta). O empresário Roberto Justus, CEO do Grupo Newcomm, é o líder mais admirado pelos jovens brasileiros, segundo o mesmo levantamento. Em 2009, ele estava em segundo lugar. Entre os 10 líderes citados espontaneamente pelos jovens, além de Roberto Justus, estão: Barack Obama, Lula, Steve Jobs, Eike Batista, Bernardinho, Abílio Diniz, Bill Gates, Silvio Santos e o próprio chefe gestor.

Em sua nona edição no Brasil, a pesquisa revelou que a Google vem se fortalecendo nas aspirações dos jovens brasileiros como empresa empregadora, uma vez que surgiu no ranking das dez empresas dos sonhos dos jovens em 2007, quando conquistou a sétima posição. Em 2008 e no ano passado, obteve a segunda colocação.

O ranking Empresa dos Sonhos dos Jovens é gerado a partir de pergunta aberta, a partir da qual os entrevistados – representantes da geração Y–, apontaram, espontaneamente, as empresas a que aspiram. Dentre cerca de 2.500 marcas citadas pelos brasileiros, a Google foi a mais frequente, seguida, nesta ordem, por Petrobrás, Unilever, Vale, Nestlé, Natura, Itaú, Microsoft, Rede Globo e AmBev.

Motivos da escolha dos jovens – Neste ano, “ambiente de trabalho agradável” surge na primeira posição entre os motivos mais citados pelos jovens brasileiros para a escolha da empresa dos seus sonhos. Completando os cinco motivos mais citados pelos jovens do Brasil, citam-se, pela ordem: possibilidade de desenvolvimento profissional, qualidade de vida, crescimento profissional e boa imagem da empresa no mercado. “Os motivos de escolha evidenciam que nem sempre o que os jovens desejam para suas vidas é o que seus pais ou gestores sonharam para si”, salienta Esteves.

Mais sobre a pesquisa – A pesquisa foi realizada durante o mês de abril por meio de questionário distribuído pela internet. No Brasil, mais de 35 mil respostas das cinco regiões do País foram consideradas válidas. Seu objetivo é oferecer subsídios às empresas para atração, seleção, integração, desenvolvimento e retenção dos jovens dentro de sua cultura organizacional e modelo de negócios. A inclusão da amostra argentina (em 2008) e da mexicana (em 2009) responde à necessidade das empresas de conhecerem peculiaridades locais que afetam estratégias globais.

This entry was posted on quinta-feira, 1 de julho de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.