Archive for novembro 2010

Santander se junta a Marcelo Tas para lançar a primeira websérie em formato de reality show : valorizar ideias inovadoras @BlogSerRP

No Comments »



O Santander lançou nesta quinta-feira um projeto com foco na internet: “Conexões de Ideias”, uma websérie com histórias reais conduzida por Marcelo Tas. Semanalmente, o portal disponibilizará um novo episódio. Tas apresentará a história de uma personagem que esteja em busca de implantar uma idéia inovadora e com potencial transformador na sua vida, no seu trabalho ou na sua comunidade. O programa contará a história da pessoa e mostrará o debate com especialistas convidados, que vão analisar cada caso e dar sugestões para contribuir com a personagem. Serão ao todo três histórias, dividas em cinco capítulos. O episódio final fará um balanço das lições tiradas dessa experiência.

O primeiro caso analisado por Tas e seus convidados será sobre empreendedorismo. Trata-se de uma construtora de casas sustentáveis que enfrenta problemas com a legislação brasileira para ampliar a produção. O segundo é voltado para a educação e cultura. A história aborda um sistema que decodifica qualquer música em notas musicais e que agora tem o desafio de ser aproveitado no sistema público de ensino. O último caso levanta a questão da orientação financeira por meio da história de um empreendedor que tentou superar as dificuldades de desenvolver negócios em regiões carentes.

A plataforma pode ser acessada no site www.conexoesdeideias.com.br. Entre os especialistas convidados estarão nomes do peso de Gilberto Dimenstein e Alexandre Hohagen (Google), além de executivos do próprio Santander, como Fernando Byington Egydio Martins, Jerônimo Ramos (Microcrédito), Maria Luiza Pinto e Carlos Nomoto (Desenvolvimento Sustentável).



Siga o @BlogSerRP

Solatube: sistema de iluminação natural que substitui uso de energia elétrica. #ideiassustentáveis

No Comments »

O Solatube permite a entrada de luz natural dentro de ambientes fechados, sem ter que abrir janelas. Uma abertura no teto e deixa parte do equipamento composto por uma cúpula de acrílico, responsável por captar a luz do sol, para o lado de fora. Um tubo de alumínio altamente refletivo é o responsável por transferir quase 100% da iluminação captada no ambiente exterior para o ambiente interior, e uma lente dissipadora de luz irá distribuir a luz de forma homogênea no ambiente.

Seja qual for a posição do sol no céu, o sistema consegue captar, transferir e difundir a luz do dia por muitas horas. Os raios ultra-violeta são filtrados e a transferência de calor é minimizada. Basta um único Solatube para iluminar uma área de aproximadamente 46 m², e mesmo quando o céu estiver nublado é possível manter o ambiente iluminado.

O sistema, instalado em um dia também não exige manutenção, pois a cúpula que fica do lado externo recebe um tratamento eletrostático, evitando assim, acúmulo de poeira.





Siga o @BlogSerRP

Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), Terra TV é a plataforma de vídeo mais acessada no Brasil #internet @BlogSerRP

No Comments »

O Terra TV é líder em usuários únicos entre os sites de vídeos brasileiros, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). No último mês, o canal conquistou a liderança na categoria Broadcast, com crescimento de 10% na audiência e mais de 3,7 milhões de usuários únicos. As séries da FOX e a programação da NBA, por exemplo, contribuíram para elevar a audiência do Terra TV.


Siga o @BlogSerRP

Anúncio em QR Code da Intel busca a experiência de marca. Nada melhor do associar uma empresa de tecnologia às novidades tecnológicas #inovação

No Comments »

A Intel lança os seus processadores Intel ® Core™ 2010 e para mostrar como processadores mais inteligentes e velozes são fundamentais para a criação de novas formas de interação com a tecnologia e entretenimento, a campanha é composta por anúncios de instrumentos que podem ser tocados de verdade.

Nas versões “Guitarra” e “Mixer”, os anúncios são veiculados somente em mídia impressa. O primeiro é composto por três QR codes que se transformam em chips da Intel. Para acioná-los, o consumidor precisa posicionar o anúncio em frente a uma webcam, diante do site www.intelmusica.com.br . Ao tocar em cada chip, acordes são emitidos permitindo a composição de melodias. A versão “Mixer” traz duas pickups, com um QR code que, ao ser lido como um chip da Intel, permite que as pessoas brinquem de DJ fazendo scratchs.







Siga o @BlogSerRP

Livro: Mídias Sociais na Prática - autor José Antônio Ramalho. “As redes sociais vieram para ficar e modificar o cenário dos relacionamentos”

No Comments »

O livro mostra como as mídias sociais podem ser utilizadas para alcançar objetivos pessoais e comerciais e explica que em nenhum outro momento da história o cidadão comum, até então um ilustre desconhecido e apenas mais um número nas estatísticas, passou a ditar regras e se fazer ouvir. Quem antes apenas lia as notícias, agora passa a produzi-las. Com um celular na mão, qualquer um pode registrar uma informação que será divulgada mundialmente em questão de minutos. Formadores de opinião que antes eram contados nos dedos, hoje são incontáveis. As mídias sociais estão alterando de forma irreversível as relações entre as empresas e os consumidores.

“As estratégias de comunicação e relações públicas passaram a conviver com outros públicos e com uma velocidade que muitos ainda não acompanham. Nesse terreno ainda pouco explorado, uma acirrada disputa ocorre entre as agências de publicidade tradicionais, agências de marketing digital e agências de relações públicas que disputam junto ao mesmo cliente a paternidade de muitas ações que envolvem as mídias sociais”, informa o autor.

O livro serve como um guia para sugerir mudanças que precisam ser adotadas por profissionais das áreas de marketing, jornalismo e relações públicas para poderem interagir com os consumidores cada vez mais hostis às antigas práticas e abordagens utilizadas pelo mercado.





Siga o @BlogSerRP

E.Life inicia estudo sobre as redes sociais. Em pauta, hábitos, usos e comportamento dos internautas brasileiros #pesquisa #redessociais

No Comments »


A E.Life está fazendo um estudo para conhecer um pouco mais sobre os hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros nas redes sociais, além de investigar a utilização dessas redes em conjunto com as mídias de massa (TV, rádio, jornal, revista) para compreender se a utilização das mídias sociais ocorre de forma simultânea ou individual.

O questionário está disponível no link http://estudo.elife.com.br/ e não dura mais de 10 minutos para ser preenchido.

Os usuários participam ainda de um concurso cultural e concorrem a um iPod Touch e vales presentes da Livraria Saraiva. O autor da resposta mais criativa para a pergunta final “Por que você não consegue viver sem internet?” vai ganhar o dispositivo da Apple. Para os outros 20 respondentes mais criativos, a E.Life premiará com os vales.



Para mais informações sobre a E.Life: http://www.elife.com.br/.
Siga o @BlogSerRP

Utilizando um blog, ambientalista trabalha para resgatar as vegetações em áreas urbanas. #AAA #Associação Amigos das Árvores #meioambiente

No Comments »


Ricardo Cardim criou o blog AAA (Associação Amigos das Árvores) para divulgar o resgate da paisagem de São Paulo (SP) e melhorar a qualidade de vida em cenários urbanos. Entre seus êxitos está a criação de um parque na capital, onde detectou vegetação de cerrado. Ele é um dos quatro finalistas do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2010.

Em poucos meses, o acesso ao site cresceu de forma surpreendente. A qualidade do trabalho desenvolvido, o retorno rápido às consultas dos internautas e o tratamento diferenciado ao tema fizeram com que o AAA se tornasse referência no assunto, já tendo ultrapassado 300 mil acessos, oriundos de 92 países.

Ele conseguiu transformar um espaço localizado no bairro do Jaguaré, região oeste, no Parque Municipal Ecológico de Campos Cerrado Dr. Alfred Usteri, onde detectou presença de vegetação típica do cerrado.
Site da Associação Amigos das Árvores: www.arvoresdesaopaulo.wordpress.com
Siga o @BlogSerRP

“Voce não precisa acreditar em Papai Noel, mas pode ser um” - #papainoeldoscorreios @BlogSerRP

No Comments »

Desde que conquistei a independência financeira, tenho contribuído para a campanha dos Correios, que está sendo realizada há mais de 20 anos. O Papai Noel dos Correios é uma das maiores campanhas sociais natalinas do Brasil. Distribuir presentes não é meta institucional da campanha, a principal preocupação é responder aos remetentes das cartinhas endereçadas ao Papai Noel e promover a mobilização dos Correios e da sociedade em torno dos sonhos das crianças brasileiras. A disseminação, em todo país, de valores natalinos como amor ao próximo, solidariedade e felicidade é o principal benefício conquistado graças à vontade dos mais de 108 mil empregados e à solidariedade da sociedade brasileira.

Em 2010, foram estabelecidas parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, a campanha alinha-se a um dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), denominado "Educação básica de qualidade para todos". A campanha terá por objetivo responder às cartinhas das crianças em situação de vulnerabilidade social que escrevem ao Papai Noel e também estimular a redação de cartas manuscritas, além do uso correto do Código de Endereçamento Postal (CEP) e do selo postal.

Cronograma nacional

O período de recebimento e adoção de cartas, envio de resposta às crianças e entrega dos presentes é definido pela Diretoria Regional de cada um dos estados, porém deverá estar compreendido no período indicado abaixo.

Recebimento e adoção de cartas, envio de resposta às crianças e entrega dos presentes pelos Correios: 04/10/2010 a 17/ 12/2010
Lançamento nacional da campanha: 05/11/2010
Encerramento nacional da campanha: 20/12/2010
Faça você também uma criança sorrir neste Natal.
Siga o @BlogSerRP

Links da Semana

No Comments »




Planeta Animal (42 fotos) - http://b2l.me/a57pnu


Consumo Consciente – Série de animações do Instituto Akatu http://bit.ly/9qxc1X


Comentarista de um programa de TV: Carro não é para pobre! http://t.co/A8u983j

70 Slogans que marcaram época. http://t.co/qF3bpwM

Youtube elegeu este vídeo como o melhor de 2010 http://t.co/NDO4TF4

Propagandas geniais - http://blogdojau.com/?p=1994

Como enviar DMs para quem não te segue no Twitter http://t.co/D9xSb5Z

A arte da transparência (16 fotos) http://bit.ly/dBLoEN

Twitteiro vira central de informações sobre caos no Rio - http://twixar.com/TLDPo

Lições de Social Media Marketing com o Filme Bruxa de Blair http://bit.ly/emgW5e


O que é, e como funciona a realidade aumentada? http://t.co/67hMtuP

Johnson & Johnson anuncia recall de remédios infantis - http://t.co/2MlqJRw

O microcosmos, by Brandon Broll http://t.co/VPoxqCo

Quase Tudo Futebol: Gol de goleiro http://bit.ly/gW2NDD

Concurso de Fotos - National Geographic 2010 - http://migre.me/2qp6O




Siga o @BlogSerRP

Redução em 40% do uso de sacolas plásticas até 2015. Iniciativas de incentivo do consumo consciente da Abras #sustentabilidade @BlogSerRP

No Comments »



A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anuncia a meta de reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o país até 2015. O objetivo da entidade é atingir 30% de redução até 2013. Além da redução das sacolinhas plásticas, a Instituição também está preparando o Manual de Condutas do Setor e a intensificação da redução do uso de gases que causam o efeito estufa (HCFC).

Veja algumas ações defendidas pela Abras:

* Redução do uso de sacolas plásticas, por meio do consumo consciente e do uso de sacolas retornáveis;

* Eliminação da distribuição gratuita de sacolas plásticas ou de qualquer material, desde que não prejudique o consumidor e as relações de consumo/comércio;

* Ampliação das ações de conscientização do consumidor para o uso correto das sacolas;
* Criação de lei para eliminar a distribuição gratuita em nível federal;

* Criação de ações do Poder Público para melhorar a coleta seletiva - evitando o uso da sacolinha no lixo.


E você? Ainda usa as danadas das sacolas para levar as compras?


Responda a nossa enquete!



Siga o @BlogSerRP

Apitaço na Santa Efigênia: Campanha Lixo Eletrônico. A meta é arrecadar 20 toneladas de resíduos eletrônicos. @blogserrp #sustentabilidade

No Comments »

No dia 25 de novembro, haverá um “apitaço” no principal centro comercial de eletroeletrônicos de São Paulo, na região da Santa Efigênia. Na ocasião, serão arrecadados resíduos eletrônicos e distribuídas cartilhas de conscientização para os lojistas.

Os participantes do FlashMob têm como destino a Câmara dos Vereadores, onde farão o lançamento oficial da Campanha Lixo Eletrônico, que visa arrecadar computadores, monitores, mouse, teclados, CPUs, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores, notebooks, estabilizadores, entre outros componentes eletrônicos.

Todo lixo arrecadado será destinado para o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Ocip Oxigênio, em Guarulhos/SP, que é responsável pela recepção, triagem, recondicionamento, empacotamento e entrega de equipamentos de informática. O que não é reaproveitado é destinado para empresas recicladoras parceiras, que fazem 100% do reaproveitamento do material recebido.

O período de vigência da campanha será de 90 dias, a partir da data de seu lançamento. Mais informações no site www.projetomeubrasil.com.br/lixoeletronico

O Brasil é líder em desperdício

De acordo com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), o Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico entre os países em crescimento. São descartadas:

* 96,8 mil toneladas de computadores;

* 115 mil toneladas de geladeiras;

* 17,2 mil toneladas de impressoras;

* 2,2 mil toneladas de celulares (só perde para a China);

* 0,7 quilo por pessoa, ao ano, de aparelhos de TV (3º no mundo, perdendo apenas para a China e o campeão México).


Apitaço Lixo Eletrônico

Quando: 25 de novembro

Onde: Rua Santa Efigênia

Horário: 12h

Ações: Apitaço para os lojistas e distribuição de cartilhas de conscientização


Siga o @BlogSerRP

Censo GIFE: áreas de Educação, Juventude e Cultura seguem concentrando o maior número de investidores @BlogSerRP #responsabilidadesocial

No Comments »

] O mapeamento que o Grupo GIFE faz sobre o investimento social privado (ISP) de seus associados revela que foram investidos cerca de R$ 2 bilhões, em 2010, beneficiando aproximadamente 24 milhões de brasileiros. As áreas de Educação (82%), Juventude (60%) e Cultura (60%) seguem concentrando o maior número de investidores (estes dados não são por valor investido, mas por investidor).


A área de Meio Ambiente, que recebia em 2007 investimentos de 46% dos associados GIFE , em 2009, esse percentual passou a ser de 58% - o maior crescimento registrado no período (26%).

O Censo GIFE 2009-2010 pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição www.gife.org.br


Siga o Blog @BlogSerRP

Papel higiênico como objeto de decoração? Empresa tradicional portuguesa inova e cria um dos maiores cases de marketing#inovação @BlogSerRP

3 Comments »

"Não use velhos mapas para descobrir novas terras". Esta é uma frase de Gill Giardeli (@gilgiardelli) que define muito bem a estratégia para se inovar. (Conheça o Blog Inovadores ESPM)


Às vezes tenho a impressão de que alguns segmentos nunca se inovarão. Pequenas mudanças acontecem, mas sem grandes impactos, quase imperceptíveis. Por exemplo, você já havia imaginado que tipo de inovação o segmento de papel higiênico poderia trazer? Que impacto essa mudança poderia causar no mercado?

Pois é, quando se pensa fora da famosa ‘caixinha’, pode-se fazer revoluções, alterar hábitos, assim como o fez o Walkman, o Iphone e outras tantas invenções. O que dizer da internet, então?

Voltando ao tema do papel higiênico, eu não vislumbrava grandes alterações na área. Coisas pequenas, talvez, como um desenho novo, um tipo de papel diferenciado, cheiro, sabor (por que não?, tem gosto para tudo!), textura, embalagem, e por aí vai.

Só que um português decidiu colocar o setor de pernas para o ar!

Uma das mais tradicionais empresas portuguesas de fabricação de papel de cozinha, higiênico, lenços e afins, a Renova, trouxe um novo conceito para o mercado: aliou criatividade, beleza e design a um produto que a gente (eu pelo menos) não prestava muito atenção. Claro que tomo alguns cuidados na hora de escolher, mas não perco muito tempo em frente à prateleira. A inovação virou um case de sucesso, sendo objeto de estudos nas principais escolas de marketing do mundo.

O que ela fez de tão interessante para se tornar uma das marcas mais conhecidas na Europa e exportar o tão cobiçado papel higiênico para países como Japão, EUA, França, entre tantos outros?

Durante uma viagem para Las Vegas, o presidente da empresa, Paulo Pereira da Silva, teve um daqueles insights ao admirar as luzes da cidade. Foi então que decidiu criar o papel higiênico em várias cores, com tonalidades fortes e diferenciadas e agregar muito valor ao produto ao inserir o conceito de design. A peça caiu no gosto de pessoas que gostam de decoração e virou objeto de desejo nos banheiros de muitas pessoas.

Recentemente saiu dos toaletes residenciais e ganhou destaque no banheiro do Museu do Louvre, em Paris, e foi alvo de matérias de grandes jornais pelo mundo como a TV Fox e o El País. O programa Mundo S.A. também deu destaque em sua programação.

Para comprar uma destas obras de arte, o consumidor terá que desembolsar cerca de 14 Euros, para adquirir um pacote com três rolos, embalados em uma caixa luxuosa na cor do papel, que pode ser preta, azul, vermelha, laranja, verde e rosa.

Vídeo Matéria Mundo S.A.



Imagens no Flicker


Interior Lifestyle Shangai 2008






Siga o @BlogSerRP


Resultado Promoção Ser.RP: ganhe um kit OMO Líquido Super Concentrado

No Comments »




As duas ganhadoras da promoção foram:

Michelle – São Paulo

Martha – Salvador
Obrigado a todos que participaram. A repercussão foi bem legal e em breve faremos outra.


Siga o @BlogSerRP

Lixo reciclado pode criar mais empregos

No Comments »



Um estudo israelense revelou que cada mil toneladas de lixo reciclado poderá gerar cinco empregos adicionais na indústria de tratamento de resíduos. Depois de analisar os custos do armazenamento de resíduos em aterros sanitários, os autores do estudo, Roei Levy e Hagar Tzameret Karcher, mostraram que a indústria tradicional de armazenamento de resíduos israelense emprega 14,66 pessoas a cada mil toneladas de lixo; se esse material fosse reciclado, seriam acrescentados ao mercado 5,44 postos de trabalho por 1.000 toneladas, fazendo o montante de postos de trabalho subir para 20,1 pessoas por tonelada.

Os pesquisadores do estudo também calcularam a relação custo/benefício da reciclagem de certos materiais. A reciclagem de plástico e vidro, por exemplo, ainda não são rentáveis; mas a do papel renderia o equivalente a R$ 70,00/ton.e a dos metais R$ 45,00/ton. A média geral de lucro de material reciclado foi de R$ 2,73/ton. “Este estudo é fundamental para nos mostrar quantos empregos estão disponíveis na área de tratamento de resíduos”, disse Galit Cohen, do Ministério de Proteção Ambiental.



@BlogSerRP

Promoção Ser.RP: ganhe um kit OMO Líquido Super Concentrado

No Comments »





Aí vai uma promoçãozinha para quem acompanha o Blog Ser.RP.

Os primeiros dois leitores que enviarem nome completo, telefone de contato e endereço para o email jr2.tcc@gmail.com ganharão um kit que contempla um MP4, um avental e o OMO Líquido Super Concentrado.


Participe!!



Siga o @BlogSerRP

Conheça o portal de conteúdo dedicado ao universo “verde”: Greenvana

No Comments »

Novidades como mochila com placas solares para carregar seu notebook e seu celular, uma garrafa que purifica qualquer tipo de água, mesmo as de esgotos, uma bola com minerais que lava a sua roupa sem o uso de detergentes, estarão presentes Greenvana Eco Store (www.greenvana.com ), uma recém lançada loja de departamentos na internet de produtos “verdes” nacionais e internacionais.

O Greenvana tem uma marca própria como uma linha de sabonetes com ingredientes orgânicos e naturais e embalagem feita com papel semente, um carregador solar de celular e iPhone e uma mochila que produz energia renovável.

A loja on-line também trará explicações sobre artigos do universo. Toda página de produto traz vasto conteúdo de textos, fotos e vídeos.

Além disso, o site conta com um portal de conteúdo batizado de Greenvana Style (style.greenvana.com) dedicado a esclarecer conceitos ligados à sustentabilidade e ao lifestyle eco-friendly, com matérias, vídeos e informações sobre a importância de ações e consumo para um planeta melhor.


Siga o @BlogSerRP



Campanha de lançamento do novo OMO: um bom case de planejamento

No Comments »



No dia 03 de novembro, fui convidado pela In Press Porter Novelli para participar de um encontro de blogueiros promovido pela Unilever. O objetivo foi apresentar a campanha do mais novo produto da família OMO, batizado de OMO Líquido Super Concentrado, que promete revolucionar a categoria de produtos para limpeza e higienização das roupas trazendo um novo conceito no processo de lavagem.

A responsabilidade em inovar
A gerente de marketing da marca, Regina Camargo, que recepcionou os blogueiros, iniciou a apresentação da campanha com uma fala que retrata bem a responsabilidade de uma marca líder de mercado. Para ela, “OMO tem a obrigação de puxar a inovação no segmento, sempre com alta perfomance e sustentabilidade”. Para se ter uma ideia da dimensão que o produto tem no mercado brasileiro, desde o lançamento, em 1957, OMO é líder no segmento de detergentes em pó, com penetração de 80% nos lares brasileiros, o que equivale a 50 milhões de lares e 50,8% de share valor (dados AC Nielsen – janeiro a junho 2010). Diariamente, são vendidas mais de um milhão de embalagens de OMO em todo o país.

OMO Líquido Super Concentrado é a principal inovação da marca para 2010 e uma das principais apostas da Unilever. O conceito de sustentabilidade do produto é um dos grandes diferenciais, pois, segundo o fabricante, ele reduz as emissões de CO2 no meio ambiente, pois otimiza o sistema de logística. Nos Estados Unidos, por exemplo, a entrada de um detergente líquido concentrado pertencente à Unilever resultou em uma economia/ano de mais de 11 milhões de litros de água, cerca de 30 mil litros de Diesel, um milhão de gramas de resina plástica. Na área de distribuição, houve redução de mais de 16 mil pallets, um milhão de caixas de papelão e mil horas usadas para descarregamento de caminhões. Já na Europa, a adoção do líquido concentrado reduziu o equivalente a 2 mil toneladas de CO2 desde o seu lançamento em 2007 até o final de 2009.

No Brasil, cálculos da própria Unilever indicam que, se todos os consumidores adotassem o novo OMO Líquido Super Concentrado, teríamos menos 130 mil toneladas da emissão de gás carbônico por ano, o equivalente a 37 mil carros a menos nas ruas.

Surge uma nova geração de especialista doméstica: as assistentes do lar

Foi-se o tempo em que quem comandava a casa era a mulher. Agora, são as empregadas, ou melhor, as assistentes do lar que estão decidindo quais os produtos devem ser comprados para a limpeza do lar. Muitas vezes, elas compram produtos melhores do que a própria patroa.

De acordo com a Unilever, as assistentes pertenciam em sua maioria à classe D e E. Boa parte desse público passou para uma classe mais privilegiada e que tem despertado o interesse de grandes corporações, a classe C.

Fato interessante é que, com o aumento do poder aquisitivo da população brasileira, os jovens estão aprendendo mais: um em cada três brasileiros está estudando. A consequência é que está surgindo um novo cidadão que é mais exigente com o governo e com as empresas. Além disso, estas pessoas estão mais conectadas. Segundo estudo do IBGE, em 2007, 26,5% das pessoas da classe C possuíam computador em casa. Em 2008, este número saltou para 31,2%. Além disso, 64,8 milhões de brasileiros estão online e 50% destes estão na classe C.

Hoje, no Brasil, existem sete milhões de profissionais domésticas – 19% das mulheres que estão no mercado de trabalho, seguem a profissão. Um trabalho de comunicação como este só é válido se os personagens forem efetivamente reais e isso é um ponto que vemos nesta campanha.

E foi monitorando estas mudanças que OMO projetou a campanha, que fala diretamente com esta nova assistente do lar e inverte o estereótipo da relação patroa e emprega, assim como o movimento do mundo atual. Surge então a Super Nice, representante de uma nova geração de especialistas domésticas, antenada às novidades e em tudo o que acontece nas redes sociais e que quebra paradigmas em relação aos cuidados com a casa.

A Super Nice é o ponto central da campanha. Está presente em todas as peças e mídias com o objetivo de orientar os consumidores sobre o correto uso do novo OMO Líquido Super Concentrado.

Informar para educar. Educar para mudar

Como fazer para que as consumidoras, que estão acostumadas a usar o tradicional sabão em pó, que utilizam o copo americano para dosar a medida certa, acreditem que um produto com tamanho menor e ainda por cima líquido tem mais poder de limpeza?
Quebrar barreiras, educar e mudar os hábitos dos consumidores são os grandes desafios que a marca enfrentará durante o período de lançamento do novo produto.

Mudança de comportamento implica em um bom planejamento de relações públicas. Somente com um programa qualificado de informações, os públicos-alvo, formado principalmente por donas de casa e empregadas (este último com forte poder de influência na decisão de compra dos produtos) terão a consciência dos benefícios ofertados.

E esta é aposta da Unilever, que, durante o encontro, mostrou um consistente planejamento de comunicacional integrado, com a utilização de várias ferramentas de comunicação organizacional, antenado com as novas tendências, unindo mídias off line e on line e baseado em várias pesquisas (de mercado, mídias e comportamento).

A abertura da empresa para o diálogo será de extrema importância para o sucesso do lançamento, pois será necessária muita conversa entre a marca e os consumidores para o correto uso do novo produto. Portanto, a palavra-chave que serviu de base para toda a campanha foi educação. “Com esta campanha, queremos conscientizar os consumidores sobre os benefícios da mudança para o meio ambiente e também reeducar nosso público-alvo para o novo modo de utilização do produto em um formato que promova entretenimento e que tenha grande apelo junto aos consumidores”, explica Regina Camargo, gerente de marketing de Omo.
Para este desafio, OMO desenvolveu uma grande campanha, no formato de série, na qual apresenta a Super Nice. O investimento na ação faz parte dos R$ 30 milhões destinados ao lançamento do produto. Os textos dos três filmes que compõe a série foram escritos por Adriana Falcão, roteirista da série A Grande Família. Destaque também para o figurino fashion de Nice, criado pelo estilista Marcelo Sommer.

Uma das vedetes da campanha é a presença da marca nos meios digitais, onde as mídias sociais terão destaques como pontos estratégicos de diálogo. Como a proposta da campanha é promover mudanças, nada melhor do que usar as novas tecnologias de comunicação, que estão causando uma revolução em nossos hábitos. O uso de multiplataformas é importante para atingir todos os públicos. Os vídeos, por exemplo, estarão disponíveis no sites http://www.supernice.com.br/ e www.omo.com.br/supernice e no YouTube. As redes sociais como Formspring e Facebook e o microblog Twitter serão usadas para informar, tirar dúvidas e interagir com as pessoas. A personagem também terá um blog, especialmente desenvolvido para a ação, onde vai conversar com as consumidoras, dando dicas e tirando dúvidas por meio de um talk show chamado “Nice Responde”. O blog pode ser acessado pelos endereços http://www.supernice.com.br/ ou www.omo.com.br/supernice.
Se não quiser se interagir pelas novas tecnologias, você também pode obter mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor no número 0800 7071103, pelo e-mail higiene@atendimentounilever.com.br ou pelo site http://www.omo.com.br/.

Durante a apresentação, eu fiz uma pergunta e a Super Nice respondeu para o @BlogSerRP:









Bis volta ao jogo Colheita Feliz

1 Comment »

A Kraft Foods Brasil lançou mais uma ação dentro do jogo Colheita Feliz, o aplicativo de maior sucesso no Orkut.


O usuário poderá comprar sementes de limão na loja do Colheita Feliz, e depois de prosperada, vender a sua plantação para BiS - contribuindo com a produção do novo sabor.

As sementes de limão estão disponíveis de todos os níveis. Neste período, a marca distribuirá "moedas verdes" em troca do plantio de limão dos usuários. No jogo original, estas moedas precisam ser compradas com dinheiro real, e, pela primeira vez, os jogadores poderão adquiri-las sem custo. Ao esgotarem-se, as moedas verdes serão substituídas pelo dobro de moedas amarelas normalmente oferecidas pelas plantações.

As sementes de limão serão distribuídas por um tempo limitado. O jogo reforça de uma maneira divertida e irreverente o conceito da marca - "Desconfie de todos" - já que é possível invadir a fazenda de seus amigos para roubar frutos.



Siga o @BlogSerRP

Primeiro Censo Verde do Brasil

No Comments »

O projeto é pioneiro e envolverá voluntários de todo o território nacional. O Censo Verde objetiva identificar e cadastrar todas as empresas, pontos de reciclagem de 35 materiais e sucatas, além de organizações e iniciativas em prol do meio ambiente e sustentabilidade em andamento no país. A idéia é formar e disponibilizar para a sociedade, o mais completo banco de dados dessas iniciativas, para elaboração de programas educacionais e atuações ambientais pontuais de acordo com cada município brasileiro.



http://www.madeinforest.com/ - @madeinforest


Siga o @BlogSerRP

Nada se Cria, tudo se Recria. Dos primatas ao Piratas Digitais.

No Comments »

Os estudos e relatos da Arqueologia e da Antropologia demonstram que os primeiros habitantes da Terra viveram no período conhecido como Pré-história, anterior ao conhecimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C. Na Idade da Pedra Lascada nossa cultura era a selvageria e a barbárie; com o avançar do tempo, entramos na cultura da civilização, ocorrida posteriormente à escrita. Isso não significa que abrimos mão da selvageria e da barbárie; elas, talvez, tenham apenas diminuído de intensidade.

Éramos nômades e nos deslocávamos de um local para o outro em busca de água e alimentos. Também não tínhamos residências fixas, buscávamos moradias provisórias, em cavernas e rochas, quase diariamente.

Todo o nosso esforço era para alcançar a sobrevivência do grupo; nesse momento criamos nossa primeira rede social. Nos dias de hoje, nossas redes estão cada vez mais segmentadas e fragmentadas, não mais procuramos a sobrevivência do grupo e, sim, as formas de se relacionar e expressar dentro deles.

Estamos, metaforicamente, vivendo em “cavernas digitais” e, em alguns casos, praticamente iluminadas pelas chamas da irresponsabilidade, como pedofilia, comércio sexual, informações privilegiadas.... A lei do mais forte prevalecia naquele passado, com o objetivo de liderar o grupo e podemos observar essa história acontecendo ainda hoje, em vários casos.

Mas, hoje, também os mais “fracos” conseguem posicionar-se e ter alguma relevância, a ponto de incomodar os grandes, sejam pessoas ou empresas, utilizando informações e mensagens na Internet, ou nas várias redes sociais.

Tínhamos naquele período uma comunicação baseada na emissão de poucos ruídos, utilizávamos pinturas rupestres nas paredes das cavernas para expressar de alguma forma nossas idéias. Agora, nas nossas “cavernas digitais”, utilizamos imagens, vídeos, música, wik, aplicativos e os mais modernos gadgets e outras tantas ferramentas desta era digital.

O objetivo das mensagens era transmitir sentimentos, trocar experiências, por meio dos desenhos, não muito diferente de hoje, quando queremos nos posicionar em grupos e expor opiniões, ter liberdade, seguir e gerar nossos seguidores.

Vamos avançar na História e dar um salto para a época áurea grega, por volta de 776 a.C, apontado como o ano oficial do surgimento dos jogos na cidade de Olímpia,embora se acredite terem surgido muito antes dessa data.

Os jogos evoluíram e, atualmente, jogamos online, em qualquer lugar, com qualquer pessoa do mundo, formamos redes para jogar. Antes os jogos nos divertiam e era puro prazer e relaxamento. Estudos mostram que espaços virtuais, como redes sociais e jogos on-line, são vitais para desenvolver as habilidades sociais que preparam nossas crianças para as futuras interações sociais do mundo adulto. Jogar transformou-se quase numa necessidade, como ir a escola. Novos tempos, novos meios....

Existem relatos de dependência e vício em jogos, como se fosse uma droga química; talvez, os governos precisem pensar em algum tipo de comunicação para esse fato, como tem sido a batalha com os vícios já conhecidos. Os pais das crianças, nos dias de hoje, precisam travar verdadeiras batalhas para tirá-los de casa, trabalhar a socialização, combater a obesidade, a depressão, a agressividade.....

Vamos dar uma passada pela Revolução Industrial que foi o momento de grandes mudanças e impacto, em nossas vidas, pois começamos um processo produtivo em escala por meio do qual superamos a agricultura e adotamos como parceira a máquina e conhecemos uma nova relação entre o capital e o trabalho, surgindo o fenômeno da cultura de massa.

Agora, convivemos diariamente com uma nova revolução que, também, surgiu por meio de máquinas, agora digitais, testando um novo tipo e análise da relação entre o capital, o trabalho e o ser humano, principalmente o seu comportamento.

As invenções e transformações na era digital são quase que diárias, numa relação semelhante ao canibalismo, em que uma tecnologia se sobrepõe a outra e a substitui ou a transforma, num ritmo acelerado e nos mostra o peso do novo poder do capital.

A diferença, talvez, é que hoje não fazemos mais aqueles trabalhos mecânicos de “apertar parafusos”, como demonstrado no belíssimo filme “Tempos Modernos” do Chaplin; a tendência atual é a de interagirmos, participarmos, dialogarmos e, acima de tudo, nos expormos; alguns conscientemente e outros, na mais pura inocência, inconscientemente. Alguns de forma até involuntária, pois não temos mais controle de nada, tudo gira em um mundo virtual, trazendo de volta a velha frase... No início era o caos... esperamos que, como na mitologia, tudo de alguma forma venha a ter algum critério, uma ética e possamos eliminar tanto lixo e sujeira da era digital e separar o joio do trigo.

Baixamos músicas, filmes, aplicativos e compartilhamos com nossa rede de contatos que replica essa troca, gerando uma reação quase infinita de possibilidades e de experiências, dentro das redes sociais.

E, por fim, chegamos à possibilidade de invadir ambientes extremamente seguros como o Pentágono e copiar informações secretas, “segredos de Estado”, e disponibilizamos na rede, gratuitamente, para acesso livre, configurando uma era em que o bom senso cada vez menos compreendido e praticado, simplesmente, não existe.

O importante é desafiar, e provar que o ser humano não tem limite gerando comentários e famas virtuais e reais, mesmo que por alguns minutos. Temos o poder de multiplicar o bem e o mal. Afinal, os fins justificam os meios? Ou os meios digitais podem representar alguma finitude ou volta para um mundo passado sem leis, lembrando dos filmes, em que abordávamos um navio em alto mar, saqueávamos, matávamos os tripulantes e ficávamos com os tesouros?

O tesouro não é mais a moeda de ouro encontrada nos baús, as terras escrituradas ou bens tangíveis, o novo tesouro é nosso “eu”, nossa singularidade, que tem o poder de impedir o “roubo”.

No mundo de hoje o valor do tesouro é relativo, uma informação exclusiva em primeira mão, um conhecimento detalhado do consumidor, em muitos casos, pode valer a sobrevivência de um negócio. No mundo digital, nossa individualização ganha um poder gigantesco, a nova ordem de riqueza é a nossa reputação, a nossa escolha. Ninguém pode roubar o nosso “eu”. Não há mais as incertezas e dúvidas mencionadas por Descartes, nos dias de hoje, “penso, logo decido”, o produto, serviços, aplicativos, músicas, tecnologia, marcas...

A ideia é refletir que tudo é uma grande releitura do passado, vista com olhos da modernidade e de forma diferenciada. Mas toda descoberta, experiência, criação... é algo cíclico, recriado sob uma nova ótica.

Compartilhar é preciso e necessário, a informação tem que circular, não há mais razão para retê-la para si; mas bom senso e ética tornaram-se o grande diferencial de cada um de nós, nesse gigantesco cyber espaço. Nós temos o poder e podemos mudar o mundo!

Regina Monge é diretora da Verts Comunicação Consultoria e Editora.
Possui mais de quinze anos quinze anos de experiência em posições de liderança nas áreas de Comunicação e Marketing envolvendo Eventos, Imprensa, Internet, TV, Propaganda e Projetos Sociais em empresas dos segmentos Editoriais, Gráfico, Negócios, Treinamento Corporativo e Agência de Propaganda e Consultoria de Mercado.

É comunicóloga, formada em Comunicação Social, com especialização em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi; possuí MBA em Marketing pela ESPM e Extensão em História e Linguagem do Cinema pela PUC- SP.

Autora do romance “A Escolha de Cada Um”, lançado em agosto de 2010.

Curso: Estratégias de Mídias Sociais para Empresas com Luciano Palma

No Comments »

Assisti a palestra do Luciano Palma no Curso Inovadores em Comunicação Digital ministrado pelo Gil Giardelli na ESPM.


Luciano tem uma história interessante. Era um executivo da Microsoft que decidiu jogar tudo para o ar e se dedicar a uma nova paixão: o mundo digital.

Segue o briefing do curso e um vídeo:

Mídias Sociais não são apenas uma moda. Esta nova maneira de comunicar já está instituída entre consumidores e entre colaboradores das empresas.

Organizações modernas e inteligentes estão se mobilizando para acompanhar esta evolução, e você não pode ficar fora deste processo.

Participe deste curso para ficar atualizado sobre o tema, levar os benefícios das Mídias Sociais para sua empresa ou atrair olhares de empresas líderes de mercado através do domínio destas novas tecnologias.

Para saber mais sobre o curso, assista ao vídeo do Luciano Palma:






Blog do curso: http://curso.midias-sociais.com/

Email do curso: curso@midias-sociais.com

Twitter do curso: @cursomidias

Hashtag do curso: #cems

Fanpage no Facebook: http://tinyurl.com/fbcems



Siga o @BlogSerRP


Magazineluiza.com lança programa interativo na web

1 Comment »


Com duração de 50 minutos, o Magazine Luiza é Show será transmitido em datas previamente marcadas, a partir das 15h, ao vivo pelo site www.magazineluiza.com.br/ao-vivo, e nas lojas virtuais do Magazine Luiza por meio de um aparelho de TV disponibilizado em cada filial.

A cada edição uma atração diferente com dicas úteis sobre culinária, artesanato, saúde e bem estar é apresentada ao espectador, que poderá se manter bem informado sobre diversos assuntos do cotidiano.

O público também conhecerá o funcionamento de alguns produtos da loja que serão mostrados durante os quadros. Após a edição de hoje (dia 9), os próximos programas estão previstos para serem exibidos nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro.

Para participar ao vivo, os interessados podem enviar um e-mail para cursos@magazineluiza.com.br, ou comentar via Twitter utilizando a hashtag #mleshow. Outra forma de participar é por telefone, para isso, basta se dirigir a uma Loja Virtual do Magazine Luiza. Durante o programa, uma filial será sorteada pelos apresentadores que entrarão em contato com o cliente, dando-lhe uma oportunidade a mais de interação no Magazine Luiza É Show.
Siga o @BlogSerRP

Aplicativo para celular com toque de sustentabilidade

No Comments »




O Planeta Sustentável, da Editora Abril, com o apoio do WWF-Brasil, lança no país o aplicativo para celular para observação de aves da Mata Atlântica. Intitulado “Aves do Brasil - Mata Atlântica”, oferece ferramentas aos usuários para facilitar a identificação das aves, tornando a tarefa rápida e divertida com acesso a informações, fotos e cantos de 345 aves catalogadas.

Disponível para iPhone, iPod Touch e iPad, o aplicativo acaba de iniciar a comercialização na Apple Store com valor de download de US$ 6,99. Também já é possível baixar na loja on-line uma versão com 30 aves catalogadas para experimentação gratuita. Parte da renda obtida com a comercialização do app será revertida para os projetos de conservação da natureza do WWF-Brasil.

O aplicativo “Aves do Brasil - Mata Atlântica” foi desenvolvido pela área de Conteúdo Digital do Guia Quatro Rodas, a pedido do Planeta Sustentável, e tem diversas funções. Ao observar uma ave, o usuário pode entrar com dados como cores predominantes e porte dos animais e reconhecer na hora a espécie por meio do banco de dados com imagens e cantos das aves. São 90 cantos e 205 fotos de aves da Mata Atlântica disponíveis. O descritivo dos hábitos de vida e o nome científico da ave também podem ser consultados.

O aplicativo permite interagir por meio da colaboração com o banco de dados de ocorrências. Contando com o dispositivo de geolocalização é possível registrar com precisão o avistamento da ave.

Outra possibilidade é compartilhar a foto da ave observada nas redes sociais, acompanhada das informações de sua localização, nome científico e descritivo de hábito de vida. No Twitter já está no ar o perfil @avesbrasil e no Facebook a comunidade facebook.com/avesbrasil.
Siga o @BlogSerRP

Aplicativo para celular com toque de sustentabilidade

No Comments »

O Planeta Sustentável, da Editora Abril, com o apoio do WWF-Brasil, lança no país o aplicativo para celular para observação de aves da Mata Atlântica. Intitulado “Aves do Brasil - Mata Atlântica”, oferece ferramentas aos usuários para facilitar a identificação das aves, tornando a tarefa rápida e divertida com acesso a informações, fotos e cantos de 345 aves catalogadas.
Disponível para iPhone, iPod Touch e iPad, o aplicativo acaba de iniciar a comercialização na Apple Store com valor de download de US$ 6,99. Também já é possível baixar na loja on-line uma versão com 30 aves catalogadas para experimentação gratuita. Parte da renda obtida com a comercialização do app será revertida para os projetos de conservação da natureza do WWF-Brasil.
aplicativo “Aves do Brasil - Mata Atlântica” foi desenvolvido pela área de Conteúdo Digital do Guia Quatro Rodas, a pedido do Planeta Sustentável, e tem diversas funções. Ao observar uma ave, o usuário pode entrar com dados como cores predominantes e porte dos animais e reconhecer na hora a espécie por meio do banco de dados com imagens e cantos das aves. São 90 cantos e 205 fotos de aves da Mata Atlântica disponíveis. O descritivo dos hábitos de vida e o nome científico da ave também podem ser consultados.
O aplicativo permite interagir por meio da colaboração com o banco de dados de ocorrências. Contando com o dispositivo de geolocalização é possível registrar com precisão o avistamento da ave.
Outra possibilidade é compartilhar a foto da ave observada nas redes sociais, acompanhada das informações de sua localização, nome científico e descritivo de hábito de vida. No Twitter já está no ar o perfil @avesbrasil e no Facebook a comunidade facebook.com/avesbrasil.

Rede social da beleza

No Comments »


Você sabia que o mercado brasileiro é o terceiro no mundo em consumo de cosméticos e, por isso, a oferta de produtos nacionais e importados é imensa?

Que as opiniões de amigos, resenhas em blogs e sites especializados são motivadores de compra da maioria dos internautas atualmente?

Baseado neste novo perfil de consumidor foi criado o Social Beauty (www.socialbeauty.com.br), uma rede onde usuários cadastrados onde a intenção é que eles compartilhem opiniões sobre cosméticos, maquiagem, perfumes e colaborem para a decisão de compra de outros consumidores.

No Social Beauty, é possível buscar um produto por nome, categorias ou páginas especiais das marcas. Após encontrar o item desejado, o internauta pode ler e escrever sua opinião, votar nas opiniões de outros usuários da rede e visualizar os produtos mais usados e avaliados. O site ainda conta com um blog sobre beleza e as novidades do setor.

Para acessar, é possível usar sua conta do Facebook ou se cadastrar gratuitamente, em um processo que dura menos de um minuto.




Siga o @BlogSerRP

Depois dos carros, vem aí a Ducha Flex

No Comments »

A fabricante de duchas Corona está trazendo o conceito de sustentabilidade para os seus produtos: a Ducha Flex.Funciona como ducha elétrica e como aparelho complementar para qualquer tipo de aquecedor: solar, a gás ou elétrico. O uso combinado do aquecimento solar e ducha elétrica proporcionam aquecimento imediato da água, o que favorece a redução no consumo.

Segundo o fabricante, o sistema FLEX elimina o desperdício de água durante o banho proporcionando uma economia energética de 95%, pois liga automaticamente na entrada de água fria, proporcionando um banho sempre aquecido e agradável, e desliga na entrada de água quente.
Siga o @BlogSerRP

No Comments »



O site Technoratti divulgou a pesquisa State of The Blogosphere 2010. O estudo está em inglês.
Abaixo separei os links para facilitar o acesso:


Curso sobState of the Blogosphere 2010 Introduction


Siga o @BlogSerRP


PZGTG8UBPA3Q

Curso sobre assessoria digital tem edição online e presencial

No Comments »


O curso “Assessoria Digital - Evoluindo do Release para a Web 2.0”, ministrado por Rodrigo Capella, terá sua terceira edição virtual no dia 08 de dezembro, das 20h às 23h. O curso abordará questões relacionadas à consolidação da web 2.0, escrita em ambiente online (blogs, sites e portais), roteiro de podcast e uso de MSN e SMS, entre vários outros temas. O curso terá também a sua primeira edição presencial, que ocorre no dia 04 de dezembro, das 9h a 18h, em São Paulo, e também conta com a realização de exercícios antes e depois das aulas. Mais informações: www.escoladecomunicacao.com.br

Rodrigo Capella é assessor de imprensa e edita do blog PR Interview (http://printerview.wordpress.com). É autor de mais de 20 livros e editor do podcast Virando a Página. Escreve para os principais sites, blogs e revistas de Comunicação e Relações Públicas. Formado em jornalismo pela Umesp, é pós-graduado em Jornalismo Institucional pela PUC-SP. Foi jurado do Expocom 2009, na Categoria Relações Públicas. Atua, ainda, como roteirista e escritor. Foi co-roteirista do curta-metragem "Primeira Vez", que venceu a Mostra Internacional de São Paulo 2006 na categoria voto popular; e ganhou uma menção honrosa no Festival de Gramado 2007.