Trocando tweets com o blog O’Cappuccino sobre o possível motivo de não ter sido disponibilizado o link do Orkut no botão de compartilhamento oferecido pelo Blogger, levantei a hipótese do Google já estar trocando o Orkut pela nova rede social que estão especulando se chamar Google Me.
Quando ouvi pela primeira vez tal fato, tive a mesma reação expressa em um tweet do O’Cappuccino mencionando que o Orkut é o segundo site mais acessado e às vezes fica em primeiro, sempre alternando com o Google, sistema de busca mais utilizado no mundo. Essas posições são válidas quando analisamos o ranking específico do Brasil (data de referência 26 de julho de 2010), conforme publicado no site Alexa:
Quando ouvi pela primeira vez tal fato, tive a mesma reação expressa em um tweet do O’Cappuccino mencionando que o Orkut é o segundo site mais acessado e às vezes fica em primeiro, sempre alternando com o Google, sistema de busca mais utilizado no mundo. Essas posições são válidas quando analisamos o ranking específico do Brasil (data de referência 26 de julho de 2010), conforme publicado no site Alexa:
Quando analisamos o ranking global, também fornecido pelo site Alexa, temos que os cinco mais acessados, com data de referência de 26 de julho de 2010, são: Google, Facebook, Youtube, Yahoo e Windows Live. O Orkut aparece somente na 61º posição.
Posição do Orkut:
Apesar do Orkut ter muita força no Brasil, o desempenho em outros países ficou muito longe do esperado pela empresa Google, quando esta decidiu adquirir a rede social. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos da América, o Orkut não está entre os 100 mais acessados, perdendo para o LinkedIn, que estava na 17º posição.
Um comparativo do tráfego entre os domínios http://www.orkut.com/ (linha azul do gráfico) e http://www.orkut.com.br/ (linha vermelha), nos meses de fevereiro a julho de 2010, nos dá uma excelente noção da diferença da popularidade desta rede social no Brasil e no mundo:
A diferença fica gritante quando peço a comparação ‘Time on site’, ou seja, tempo gasto em cada domínio. Veja que a terminação br tem uma média de permanência absurdamente:
Para ilustrar ainda mais meu raciocínio, fiz um outro comparativo que mostra a diferença da preferência dos usuários entre as principais redes sociais, mantendo os dois domínios anteriores e acrescentando o Facebook (cor amarela) e o Twitter (verde).
O mais interessante nas comparações foi descobrir que no quesito ‘tempo gastos’ nas redes sociais que peguei como exemplo, o domínio http://www.orkut.com.br/ só está abaixo do http://www.facebook.com/. Isso comprova as últimas pesquisas que indicam que o brasileiro está entre os povos que mais acessam e gastam tempo nas redes sociais. E, como o Orkut ainda é a nossa preferida, fica fácil entender o resultado apresentado abaixo:
Disponibilizar todos esses gráficos e informações foi para tentar embasar meu argumento de que a Google realmente esteja parando de investir no Orkut e que possa vir com alguma novidade, podendo ser a citada nova rede social Google Me. Não creio que o Orkut desaparecerá de uma hora para outra, também não acredito que a empresa deixará os usuários na ‘mão’. Provavelmente, se criarem mesmo um novo produto para concorrer com outras redes sociais, como o Facebook que está prestes a alcançar os 500 milhões de participantes, haverá uma integração do novo com o antigo, ou seja, creio que haverá a oportunidade de migrar a sua conta do Orkut para o Google Me.
Aliás, tenho uma ligeira desconfiança que se lançarem essa nova rede social, ela pode ser a evolução do Google Wave, lançado recentemente em versão beta.
5 Responses to “O futuro do Orkut”
Muito bom texto Juliano. Que bom que a troca de msg no twitter te motivou a escrever este post.
Se tu estiveres certo eu acho uma tremenda mancada parar de investir no Orkut. Pois olhando pelos usuários brasileiros, muito bem comprovado nos gráficos, o tempo de permanência no site é muito grande. Qual seria a lógica então? A sugestão é focar orkut no Brasil e talvez lançar outra rede social fora, não aqui. Claro que o alcance da internet é global, mas poderiam fazer uma grande promoção, como a distribuição de convites para a versão novo orkut e google wave fora daqui e aqui continuar explorando este sucesso que é o orkut. Bom, só nos resta esperar.
Abraços
Mateus
@ocappuccino
Acabei de ler > http://www.blogmidia8.com/2010/07/orkut-segue-soberano-so-no-brasil-mas.html
Indico, é complementar ao teu ponto de vista.
Abraço
Mateus
@ocappuccino
Olá, curiosamente aqui no Brasil essa força que todos estão comentando vai acabar, Pois o Orkut não oferece vantagens para quem perde tempo nas Redes Sociais, nem sorteio de camisa personalizada ele faz, e a força do Facebook está avançando para o hemisfério sul. Eu atualmente estou tentando rentabilizar na internet para manter os blogs, recentemente migrei para People String. NO mais nem muitos visitantes o Orkut me traz então quase não acesso. Parabens pelo artigo muito bom, e bem explicado.
Eu acesso o Orkut por orkut.com só,e aposto que muitos brasileiros também.
REALMENTE O ORKUT SE LIMITOU AO BRASIL E A INDIA. MAS NEM TUDO TÁ PERDIDO PRA O GOOGLE. DAS GRANDES NAÇÕES EMERGENTES BRIC, O FACEBOOK SÓ REINA NA INDIA.
Colocações do FACEBOOK NO BRIC:
http://www.alexa.com/topsites/countries/BR BRASIL - 15º
http://www.alexa.com/topsites/countries/IN INDIA - 4º
http://www.alexa.com/topsites/countries/RU RUSSIA - 14º
http://www.alexa.com/topsites/countries/CN CHINA - NÃO APARECE NEM ENTRE OS 100 PRIMEIROS
Postar um comentário