Monitoramento em redes sociais |
A atuação em redes sociais pode ser fundamental na construção ou aperfeiçoamento da imagem e reputação de uma marca, porque traz, de maneira efetiva e transparente, informações relevantes sobre seus consumidores e qual a percepção sobre uma determinada empresa.
Profissionais da área dizem que, para as companhias, o importante é saber encarar o desafio de fazer parte desse universo digital, porém alertam que é necessário ter cautela para que as estratégias não se percam na tentativa de “pertencerem a este mundo”. Uma das ferramentas para conhecer todo o conteúdo que está sendo veiculado em diversas tipos de mídia é o gerenciamento de marcas. Este tipo de acompanhamento pode trazer respostas para o dia a dia da companhia e transformar estas plataformas online em fortes aliadas.
Todos os dados levantados possuem algum valor para sua organização e a partir deles traçar rotas para conquistar novos nichos de mercado ou fidelizar aqueles em que já se atua.
Trabalhar a gestão das redes sociais é monitorar o comportamento dos usuários. Esse monitoramento pode ser passivo ou ativo, e isso depende da maturidade da empresa em lidar com esse tipo de iniciativa. A empresa precisa passar por um processo de autoconhecimento e se questionar se está preparada para o que vai encontrar. Só após esta avaliação, é a hora de traçar estratégias. O monitoramento de marcas nas redes sociais agrega diversos valores para as empresas e pode, contribuir de maneira efetiva para os novos rumos das organizações.
São eles:
• Encurtar a distância entre as empresas e seus públicos de interesse;
• Gestão da reputação da marca em "real time";
• Analisar e comparar a reputação de sua empresa x concorrentes;
• Obter insights para gerar oportunidades de negócio;
• Conhecer a opinião do público sobre seus produtos ou serviços,
• Antever e se preparar para crises;
• Crowdsourcing e inteligência coletiva/espontânea para aperfeiçoar seus produtos/serviços.
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