Cerca de 1/3 dos que consumidores que costumam
participar de concursos ou sorteios participam por meio do site da empresa na
Internet. Entre os entrevistados de faixas etárias mais jovens e das classes
A/B, a adesão pela Internet é ainda maior
Dados de uma pesquisa realizada pela GfK, 4ª maior empresa
de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, apontam
que 25% dos consumidores (ou 1 a cada 4)
costumam participar de promoções tipo sorteio ou concurso.
Os mais jovens apresentam o índice mais alto de
participação: 28% na faixa etária de 18 a 24 anos e 30% na faixa etária de 25 a
34 anos. Entre os mais velhos, acima dos
56 anos, o índice cai para 18%.
Dos 25% que afirmam participar de promoções, 34% fazem isso
pela internet (se cadastrando no site da empresa/marca promotora).
Os entrevistados apontam ainda a participação via Correio
(juntando embalagem ou recortando código de barras, por exemplo), 29%; via
SMS/torpedo, 26%; e via mídias sociais (Orkut, Facebook, Twitter, Youtube
etc.), 16%.
Veja no gráfico abaixo os meios de participação por faixa
etária. À medida que a faixa etária vai aumentando, a participação via site na
Internet vai deixando de ser a forma mais usada, sendo substituída pela
participação por correio. Já a participação por meio das mídias sociais se
destaca fortemente na faixa etária dos 18 aos 24 anos.
Na comparação por classe social, a participação via site na
Internet na classe A/B (43%) se destaca muito mais que na classe C/D (25%).
Veja no gráfico abaixo.
O estudo consultou, em maio deste ano, 1.000 pessoas, a
partir dos 18 anos, de nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São
Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e
três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).
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