post em resposta à Coxinha Ilustrada: persona non grata
Persona grata. Sim o Coxinha Ilustrada é bem vindo na reconhecida Panificadora e Confeitaria, aqui em Foz do Iguaçu, que antes chamávamos de X, mas a repercussão nas mídias sociais foi tamanha que o nome veio a tona: Famiglia Maran Confeitaria e Panificadora.
Há pouco (10/12 às 11h39min) falei ao celular com o proprietário da Famiglia Maran Confeitaria e Panificadora, o Sr. Jefferson Rafain Maran. Extremamente solícito e gentil, desculpou-se por todo e qualquer constrangimento que o fato ocorrido (Coxinha Ilustrada: persona non grata) tenha causado aos integrantes do grupo.
Mesmo fora do país, soube dos compartilhamentos via redes sociais e do quão frágil a imagem de sua empresa tornou-se. Segundo ele, há 20 anos emprega o nome de sua família em seus negócios e não pode permitir que a postura incorreta de membros de sua equipe deturpem a imagem da Famiglia Maran Confeitaria e Panificadora, tampouco, a identidade que vem sendo construída ao longo de anos.
O bacana da postura desse empresário foi reconhecer o erro de sua equipe, desculpar-se em nome dela e se dispor a reconstruir uma relação mais sólida e confortável, colocando-se acessível aos membros do Coxinha Ilustrada para planejar melhor os próximos encontros.
Não bastasse isso, há também o reconhecimento da necessidade de melhor treinar sua equipe para atender públicos diversos, além de abrir canais de avaliação e monitoramento da qualidade no atendimento.
"Bom dia , sou o proprietario da Famiglia Maran. Com surpresa e tristeza recebi este Feedback. Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer ao autor deste relato. Atitudes como essa nos ajudam a monitorar nossas atitudes e nos ajuda a encontrar nossas falhas e fazer o possível para corrigi-las. Nós sempre tentamos fazer o nosso melhor mas, infelizmente perdemos o controle de uma situação. Assim que recebi este feedback muito importante, já tomei providências corretivas. estamos dando ainda mais ênfase ao treinamento de nossos colaboradores para que eles possam dar o atendimento carinhoso que leva o nome da nossa Famiglia.Gostaria também de convidar o autor do Feedback e seus amigos para fazer uma nova visita à Famiglia Maran daqui uns dias e avaliar se tivemos sucesso na reciclagem do treinamento de nossa equipe.Atender com carinho, oferecer produtos de alta qualidade e muito saborosos são nossos objetivos. Trabalhamos incansavelmente, 24 horas por dia, buscando satisfazer cada um de nossos clientes. Agora, estamos todos empenhados em resolver essa situação desagradável que nunca teria minha aprovação.Agradecido pela atenção,"Jefferson R. Maran (publicado no grupo Social Media Foz do Iguaçu).
Cabe aqui, nós membros do Coxinha Ilustrada, reconhecermos a atitude do empresário - são raríssimos aqueles que vem a público pedir desculpas em nome de sua empresa, normalmente sequer reconhecem os erros. Ocorreu sim um fato lamentável, conseguimos a visibilidade que buscávamos e obviamente as relações foram estremecidas.
Contudo, as partes estão abertas a refazer seus laços. Afinal é por isso que provocamos a controvérsia, as discussões. Acredito no empoderamento por meio da comunicação, acredito na educação por meio da comunicação, acredito na mobilização social por meio da comunicação e acredito na transformação por meio da comunicação. Mas também penso que a comunicação só será como eu acredito se houver controvérsia, afinal, segundo Roberto Crema, "Ninguém muda ninguém, ninguém muda sozinho, nos mudamos nos encontros. [...] Somos transformados a partir dos encontros...".
O alerta ainda é válido àqueles empresários que se debruçam em planos de mídia e altos orçamentos para firmar seu posicionamento no mercado: a consolidação da imagem e da identidade corporativa, os problemas de relacionamento com o público-alvo ou as soluções para eles podem estar dentro de sua empresa ou em sua equipe, basta que seja vista.