Um anúncio produzido pela agência de publicidade brasileira DM9 causou repúdio nos EUA e no Brasil. A campanha para a ONG ambiental WWF mostra vários aviões caindo no sul da ilha de Manhattan (NY), onde ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001.
A ideia transmitida é de que o tsunami que atingiu a Ásia matou cem vezes mais pessoas que o ataque terrorista --o que, de acordo com o anúncio, revela como nosso planeta é "brutalmente" poderoso e por que devemos respeitá-lo.
A revolta com a montagem fotográfica, que compara tragédias distintas, cresceu na internet após a publicação do vídeo acima. Jornais e programas de TV norte-americano exploraram o caso. A "bíblia" da publicidade Ad Age sublinhou que o autores do trabalho são "cientificamente idiotas", já que "não há relação entre tsunamis e preservação [ambiental]".
Outro lado
A página internacional da WWF, cujo logo aparece na campanha, condenou veemente o material "ofensivo e de mau gosto".
"É do nosso entendimento que este era um conceito oferecido por uma agência de publicidade estrangeira, no Brasil. O conceito foi sumariamente rejeitado pela WWF e nunca deveria ter sido visto à luz do dia", declarou, em nota oficial.
Já o site da agência DM9DDB informava nesta quarta-feira (2), desta vez com um comunicado conjunto com a WWF Brasil, que "assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação".
Segundo informação publicada no site BlueBus nesta quinta-feira, a DM9 chegou a inscrever o filme no Festival de Cannes, embora negue sua autoria.
Leia abaixo a nota de desculpas da agência brasileira na íntegra:
Reprodução
"Assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata", informa nota da DDB
"WWF Brasil e DDB Brasil manifestam conjuntamente seu pesar pelo lamentável incidente envolvendo o anúncio Tsunami veiculado localmente no Brasil.
Este anúncio não expressa o pensamento nem do cliente nem da sua agência de propaganda. Ele foi criado e aprovado no final de 2008, equivocadamente. Fruto somente da inexperiência de alguns profissionais envolvidos em ambas as partes. E não de má fé ou desrespeito ao sofrimento americano.
Assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação deste anúncio, tendo ele sido veiculado apenas uma única vez em um jornal local.
No entanto, inadvertidamente este anúncio foi submetido a uma competição de propaganda internacional. Passando a fazer parte da memória deste festival na internet. De onde foi resgatado nas últimas horas causando todo este mal estar.
WWF Brasil e DDB Brasil reafirmam que tal anúncio jamais deveria ter sido criado, aprovado ou veiculado. Informam que já solicitaram formalmente a eliminação deste anúncio da competição acima. E lamentam o corrido, reiterando pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos.
Nos últimos três anos, temos trabalhado juntos para mobilizar pessoas, esforços e recursos em pro da causa ambiental. Um erro pontual não ofuscará sucessos passados, nem impedirá os futuros.
Nos últimos três anos, temos trabalhado juntos para mobilizar pessoas, esforços e recursos em pro da causa ambiental. Um erro pontual não ofuscará sucessos passados, nem impedirá os futuros.
DDB BrasilWWF Brasil"
Clique aqui para ver o vídeo.
Postar um comentário