Obra sobre Comunicação Organizacional ganha Troféu Cultura Econômica

As coletâneas sobre Comunicação Organizacional, lançadas recentemente pela Editora Saraiva e organizadas pela pesquisadora e relações públicas Margarida Kunsch, acabam de ganhar o Troféu Cultura Econômica, promovido pelo Jornal do Comércio, de Porto Alegre/RS, com o apoio da CaixaRS. O conteúdo, que no volume um trata de histórico, fundamentos e processos, e no segundo aborda linguagem, gestão e perspectivas, foi apontado como melhor na categoria Administração. Desde 2004, o jornal destaca a área de economia e negócios com a distinção.

A comissão julgadora em 2009 esteve integrada por um grupo de professores, pesquisadores e intelectuais formado por Marisa Bof (Câmara Rio-Grandense do Livro), Rejane Passuelo (Caixa-RS), Marcelo Pereira Aimi (ESPM), Ani Mari Hartz Born (ESPM), Dineia Anziliero (IDC/Fargs/Pucrs), Fátima Ali (Fargs), André Luis Machado Teixeira (FARGS), Saulo Armos (Pucrs), Antonio Ferrari (Senac), Fernando Ferrari (Ufrgs), Eduardo Chaves de Souza (Pucrs), Ângela Kretschmann (Unisinos) e Nikão Duarte (pesquisador em comunicação). Os escolhidos receberam, além do reconhecimento geral do público, um troféu criado pela artista plástica Cláudia Stern em cerimônia no dia 10 de novembro de 2009 durante a Feira do Livro na capital gaúcha. A professora da PUC-RS, Cleusa Andrade Scroferneker, autora de um dos capítulos da coletânea, representou a organizadora na premiação. O Troféu ainda prestigiou outros segmentos da cultura econômica: Livro de Comércio Exterior, Livro de Contabilidade, Livro de Direito, Livro de Economia, Livro de Marketing, Livro de Publicidade e Propaganda, Editoras, Livrarias e ainda o Prêmio Especial.

“Comunicação organizacional Vol. I - Histórico, fundamentos e processos” está dividido em quatro partes e 17 capítulos, num total de 388 páginas, retratando o avanço da produção acadêmico-científica. Os textos partem de um resgate da evolução da área no País, passam por seus fundamentos teóricos e aplicados e vão até os impactos exercidos sobre ela pelas novas tecnologias da informação. A obra representa uma significativa contribuição para o ensino dos fundamentos e processos da comunicação organizacional, além de um valioso subsídio para a fundamentação das práticas de comunicação nas organizações.

Já “Comunicação organizacional Vol. II - Linguagem, gestão e perspectivas” tem duas partes, 14 capítulos e um total de 360 páginas. Ele aborda temas correlacionados com a linguagem, a identidade e a gestão das mudanças culturais das organizações. O número de pesquisas sobre a gestão dos processos comunicacionais no ambiente e na cultura organizacional chama atenção na obra. E, embora ainda possam ser considerados emergentes no contexto dos estudos brasileiros de comunicação organizacional, os temas de linguagem, discurso e retórica mereceram destaque.

Autora - Margarida M. Krohling Kunsch é professora titular da USP, tem livre-docência, doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É presidente da Comissão de Pós-Graduação da ECA-USP, coordena o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP e preside, desde 2006, a Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas/ABRAPCORP. Exerce ainda as funções de diretora de Relações Internacionais da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação/Socicom. Foi por duas vezes presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação/INTERCOM e da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación/ALAIC. É autora ainda de "Planejamento de relações públicas na comunicação integrada" e "Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional" - ambas com diversas edições e reimpressões - e "Universidade e comunicação na edificação da sociedade", além de ser organizadora de 25 coletâneas de Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. É criadora e diretora das revistas científicas "Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas" (ECA-USP e Abrapcorp) e "Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación" (Alaic).

O evento teve a coordenação geral de Beatriz Moraes, gerente de marketing do Jornal do Comércio, e equipe formada por Bruno Laurino, Eduardo Rutkowski, Fabrízio Gorziza, Suelen Gotardo e Tatiana de Oliveira. Detalhes do regulamento podem ser vistos em http://jcrs.uol.com.br/site/inst.php?codn=6065 .

This entry was posted on sábado, 14 de novembro de 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.