Comunicação ‘tá’ na moda



Este ano pude conferir o maior evento de moda da América Latina, a 28º edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), realizado na capital paulista, entre os dias 17 e 22 de janeiro. Case de sucesso, o pequeno evento que teve início ainda na década de 90, precisamente em 1996, se tornou o mais importante acontecimento de moda da América Latina, com grande destaque no mundo da moda. São duas edições por ano, uma apresentando as tendências da moda inverno, que acontece em janeiro, e a outra a verão, em julho.

Só de impostos são gerados R$ 100 milhões, os investimentos giram em torno de R$ 16 milhões, sendo que o custo do evento chega a R$ 36 milhões. Para se ter uma ideia, em 2009 o evento recebeu mais de 100 mil visitantes, o que representa grandes oportunidades de contato com os vários públicos que de alguma forma ou de outra, estão relacionados à semana de desfiles. Prato cheio para as assessorias de imprensa, pois o evento foi coberto por 2100 jornalistas nacionais e internacionais.

Moda não é a minha praia, mas me chamou a atenção a quantidade de empresas que patrocinam o empreendimento e como elas se comunicam nesse universo, muito caracterizado pelo glamour, pela extravagância, pelo luxo.

Uma ação muito interessante foi realizada pela marca BVW, que apresentou a versão Cabrio do Mini Cooper no evento. O carro foi totalmente adesivado com a principal estampa da coleção outono/inverno 2010 e foi colocado na boca de cena do desfile da grife da Carlota Joakina que leva a assinatura da estilista Camila Bertolote. Complementando a ação, foram distribuídos máquinas fotográficas descartáveis aos convidados para que fotografem os looks durante o desfile. As melhores fotos foram colocadas em galeria virtual no site oficial do carro.

A Coca-Cola contratou Luana Piovani para divulgar a Coca-Cola light plus, produto recém lançado no mercado. A marca estava com um bar montado dentro do São Paulo Fashion Week e a artista trabalhou como vendedora. Todo a renda conseguida com a venda do refrigerante por ela, mais o cachê,foram revertidos ao Haiti.

Vejam algumas fotos do evento.






This entry was posted on quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.