IGS – INSTITUTO DE GOVERNANÇA SOCIAL – REALIZA SEGUNDA ETAPA DO FÓRUM DE ESTUDOS DE GOVERNANÇA SOCIAL E AMPLIA NOVOS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO


O Instituto de Governança Social realiza no próximo dia 14 de Abril, segunda-feira, mais uma rodada do Fórum de Estudos de Governança Social de Minas Gerais, onde recebe a Dra. Ruth Cardoso, a Secretária Estadual Sra. Elbe Brandão, especialistas em gestão do setor público e privado, do terceiro setor, além de grandes empresários.



O Fórum de Estudos de Governança Social é um conjunto de seminários, constituídos por palestras, seguida de amplo debate sobre Governança Social e suas diversas frentes de atuação.
Por meio dessa ação pioneira o IGS, Instituto de Governança Social, pretende estender democraticamente discussões e debates entre acadêmicos, representantes da sociedade civil, organizações do terceiro setor, conselhos estaduais e setor público, e tem como principal objetivo contribuir para a formação de um consenso sobre a governança social, aprimorando os conhecimentos de gestão e de controle social existente na sociedade.



A realização do Fórum de Estudos de Governança Social acontece durante o ano de 2008 e conta com a participação de personalidades que buscam desenvolver ações na área social e terceiro setor, como: Professor Antonio Augusto Anastasia, vice-governador de Minas Gerais; Dagmar Garroux, Fundadora da Casa do Zezinho; Raí, ex-jogador de futebol e Instituidor da Fundação Gol de Letra; Wellington Nogueira do Doutores da Alegria, Organização que visa levar alegria a crianças, pais e profissionais de saúde; entre outros.



No próximo dia 14 de abril, segunda-feira, o IGS, Instituto de Governança Social, promove durante o Fórum de Estudos de Governança Social, uma discussão que conta com a participação de Dra. Ruth Cardoso, Doutora em Antropologia e Diretora da Comunitas - Organização não governamental; e Elbe Brandão, Secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales de Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, que poderá ser conferido, por meio de videoconferência, transmitida para várias regiões do Estado de Minas Gerais.



Durante o Fórum de Estudos de Governança Social, Dra. Ruth Cardoso discute o tema “Capacitação Solidária” e os diversos instrumentos desse segmento.



O Fórum de Estudos de Governança Social soma mais uma etapa de todos os programas que o IGS tem realizado e que permite fortalecer e valorizar a Governança Social, que é a participação da sociedade civil na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas, através dos canais de participação social instituídos nos Estados, como os Conselhos de Políticas Públicas, que são os canais institucionalmente estabelecidos pela Constituição Brasileira e outras Leis.
A execução de políticas públicas pela sociedade civil organizada também faz parte da Governança Social, pois, através dos convênios e termos de parceria para a realização das atividades e prestação de serviços às comunidades, Estado e Entidade do 3o setor entram em acordo sobre resultados, metas e recursos a serem aplicados nas atividades.


Nesse contexto que está inserido o objetivo e a finalidade das ações do IGS, a expectativa sobre a realização do Fórum de Estudos de Governança Social visa ampliar os conhecimentos e o poder de discussão dos conselhos e multiplicá-los.


“A realização do Fórum de Estudos de Governança Social é mais uma ação que visa ampliar e otimizar o trabalho realizado em parceria com o Governo de Minas Gerais. Nessa segunda etapa temos como desafio conseguirmos uma maior participação dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas e sermos demandados por eles, de modo a que realmente possamos oferecer-lhes o suporte para a sua ação e assim fomentar o controle social”, explica o Diretor Executivo do IGS, Flávio Alcoforado.


O Fórum de Governança Social, acontece no dia 14 de abril, segunda-feira, a partir das 14h00, no Auditório da Fundação João Pinheiro e tem como público alvo gestores das organizações do terceiro setor, membros de conselhos de políticas públicas, gestores do setor público, administradores e corpo docente das instituições de ensino superior.


Com o objetivo de facilitar o acesso à informação o Fórum será transmitido, através de videoconferência realizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo de Minas Gerais, para os municípios: Alfenas, Andradas, Brumadinho, Buenópolis, Campina Verde, Capelinha, Cláudio, Curvelo, Diamantina, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Itabira, Itajubá, Itamonte, Itanhandú, Ituiutaba, Jaíba, Janaúba, Jequitinhonha, Lavras, Machado, Manhumirim, Mariana, Minas Novas, Montalvânia, Monte Azul, Monte Carmelo, Monte Santo de Minas, Nanuque, Nova Lima, Ouro Fino, Papagaio, Pedra Azul, Pirapora, Ponte Nova, Porteirinha, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Rita do Sapucaí, Santana do Paraíso, São João Del Rei, Sete Lagoas, Taiobeiras, Três Corações, Três Pontas, Ubá, Uberaba, Vespasiano e Viçosa.


A transmissão, por meio da videoconferência, é projetada com o apoio dos CVT – Centros Vocacionais Tecnológicos, que são unidades do Projeto Estruturador da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, coordenado pela Secretaria e sob a gestão da Subsecretaria de Inovação e Inclusão Digital.


Os Centros de treinamento são voltados para a qualificação e profissionalização do cidadão. Seu objetivo principal é a inclusão social, capacitando e preparando, gratuitamente, a comunidade para o mercado de trabalho; considerando o potencial e as demandas da Região.
O evento é gratuito e os participantes podem fazer a inscrição pelo site http://www.projetoigs.org.br/ ou pelo telefone 31 2535-0028 .



PARTICIPANTES
Dra. Ruth Corrêa Leite Cardoso, Doutora em Antropologia e Diretora da Comunitas, Organização não Governamental, promotora de parcerias entre sociedade civil, universidades e empresas, visando otimizar os recursos empregados no combate à pobreza e à exclusão social. É também ex-presidente do Conselho da Comunidade Solidária. Doutora em Antropologia, foi professora de Antropologia e Ciência Política na Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em São Paulo. Lecionou em universidade no Chile, Estados Unidos, França e Reino Unido. É autora de vários livros e artigos sobre cidadania, participação pública, política, movimentos sociais, juventude e comunicação de massa.


Elbe Brandão, Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.


Flávio Alcoforado, Diretor Executivo do CEMAIS, é Mestre em Administração pela FGV/EBAPE, Especialista em Gestão Empresarial pela PUC-Rio, Advogado, atuou como consultor junto aos Governos de Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Espírito Santo para o desenvolvimento de modelos de contratualização de resultados entre Estado e Terceiro Setor. No terceiro setor atuou como consultor em gestão organizacional das seguintes entidades: Paço das Artes/SP, MCB - Museu da Casa Brasileira/SP, Associação Amigos das Oficinas Culturais/SP, Associação Amigos do Projeto Guri/SP, Centro Dragão do Mar/CE.



INSTITUTO DE GOVERNANÇA SOCIAL




O IGS é um projeto realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com a OSCIP CEMAIS – Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, apoiada pelo CAOTS – Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor do Ministério Público de MG. Lançado no dia 04 de Dezembro de 2007 tem como principais objetivos promover a efetiva participação dos representantes do governo, OSCIPs e empresas privadas nos fóruns de discussão relacionados à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas no Estado de Minas, para a realização do controle social, além de possibilitar que as Associações e Fundações que tenham celebrado termos de parceria ou convênios com o Estado pautem-se por uma gestão profissionalizada para que alcancem resultados de forma econômica e eficiente.
Além disso, tem como atribuição o fortalecimento dos Conselhos de Políticas Públicas através do fomento de discussões sobre temas relevantes e oferecimento de palestras e oficinas com temáticas relacionadas à gestão pública e governança social.
Desde o seu lançamento o IGS promove ações que buscam resultados de médio e longo prazo, que envolve o desenvolvimento da governança social e de ações destinadas ao terceiro setor em todos os seus campos de atuação, tais como: Ciclo de Fomento, Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor, Fórum de Estudos de Governança Social, entre outros.



FÓRUM DE ESTUDOS DE GOVERNANÇA SOCIAL
Palestrantes: Dra. Ruth Cardoso, Doutora em Antropologia e Diretora da Comunitas - Organização não governamental; e

Elbe Brandão, Secretária Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales de Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas.
Assunto-tema: Governança Social
DIA 14/04 (Segunda-Feira), 14:00hs às 18:00 hs


LOCAL: Auditório da Fundação João Pinheiro
Rua dos Otoni, 633 - Santa Efigenia – Belo Horizonte - Minas Gerais
Tel.:31 3238-1300
Capacidade: 210 pessoas


As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 2535-0028 ou pelo email forumdeestudos@cemais.org.br Vagas Limitadas.



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Marra Assessoria de Comunicação Ltda

Fone : (11) 3258-4780
Paulo Marra e Antoniella Silva
marra@paulomarra.com.br e silva@paulomarra.com.br
Site: http://www.paulomarra.com.br/



Antoniella Silva
Marra Assessoria
Tel.: + 55 11 3258-4780
Cel.: + 55 11 9364-6180
São Paulo - SP
Brasil




Texto enviado pela Marra Assessoria de Comunicação.




Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on terça-feira, 8 de abril de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.