Dia Nacional das Relações Públicas

Hoje, 2 de dezembro, comemora-se a data anual das Relações Públicas no Brasil - uma homenagem a todos os profissionais da área - estabelecida na data de nascimento de seu pioneiro Eduardo Pinheiro Lobo (em 1876), titular do primeiro departamento de RP instalado no Brasil - o da Light, em 1914.

Para o Conselho Regional de Profissionais de Relações Pùblicas, o profissional de RP tem como objeto essencial de trabalho a gestão da comunicação organizacional. Ele é capacitado para orientar a alta direção da empresa na formulação das políticas e estratégias de comunicação organizacional com o objetivo de criar e manter o conceito positivo da marca da organização, formando uma opinião pública favorável e alcançando a boa vontade de seus públicos em relação aos seus negócios. Para tanto, planeja, implanta, coordena e avalia programas de comunicação e de integração institucional, pesquisas de opinião, organiza eventos dentro de um plano global de comunicação, sempre atento ao equilíbrio entre a cultura organizacional e as novas tecnologias. O planejamento de relações públicas de uma organização – seja ela pública ou privada – deve ter como objetivo básico a identificação dos seus públicos estratégicos e a adequação da mensagem e do discurso organizacionais. A partir disto, são definidas as estratégias de comunicação específicas com cada um desses públicos, estabelecendo um relacionamento harmonioso entre eles e a organização - sempre voltado ao fortalecimento de sua imagem organizacional como diferencial competitivo.

Para o pessoal da TODO MUNDO RP



Para nós do Ser.RP, Relações Públicas é pensar e expressar a comunicação estrategicamente, é utilizar a comunicação de forma planejada em prol do desenvolvimento organizacional e coerente aos objetivos e ao bem estar dos seus públicos. Ser RP é disponibilizar meios, constituir redes e efetivar fluxos comunicacionais. É mudar comportamentos. Nós acreditamos no empoderamento por meio da comunicação, acreditamos na educação por meio da comunicação, acreditamos na mobilização por meio da comunicação e acreditamos na transformação por meio da comunicação. Mas também, acreditamos que a comunicação só será como acreditamos ser, se houver "atrito", afinal "[...] ninguém muda ninguém, ninguém muda sozinho, nos mudamos nos encontros. [...] Somos transformados a partir dos encontros [...]" (Roberto Crema), a partir das relações.

E você em que acredita? O que são Relações Públicas para você?

This entry was posted on domingo, 2 de dezembro de 2012 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.