Empresas utilizam o Twitter para promover marcas


Nos EUA, entre setembro de 2007 e o mesmo mês de 2008, o crescimento da rede foi de 343%; em março de 2008 o Brasil já era o quinto em visitação no site.



O Twitter, rede social que propõe aos seus usuários que respondam à pergunta 'o que você está fazendo?' em até 140 caracteres, alcança cada vez mais popularidade. Nos EUA, entre setembro de 2007 e o mesmo mês de 2008, o crescimento da rede foi de 343%. No Brasil, ainda não há números precisos, mas em março de 2008 o país já era o quinto em visitação no site.



Antenadas a esse cenário, marcas e empreendedores aderem cada vez mais à rede de microblogging para turbinar seu relacionamento com os consumidores, gerar receitas, divulgar promoções, gerar acessos para um site ou conversões para uma campanha, entre outras possibilidades.



“O Twitter promove a interação constante entre o perfil e seus seguidores. Os usuários prezam pelo compartilhamento de informações e pela leitura (em geral possuem ou lêem blogs). Sendo assim, a troca de links e notícias interessantes é comum para essa comunidade”, explica Patrícia Moura, analista de mídias sociais da Agência Frog, especializada em mídias sociais. Além disso, de acordo com a analista, investir no Twitter é uma oportunidade real de se comunicar com o consumidor diretamente, one to one.



Patrícia acredita que a rede pode ser até mais eficaz que o email marketing, já que o usuário tem a opção de seguir apenas aquilo que lhe interessa. “Assim, perfis corporativos ou promocionais têm um caráter muito mais permissivo do que intrusivo”, afirma a analista.



Já Roberto Loureiro, responsável pelas redes sociais da construtora Tecnisa, que utiliza a ferramenta, acredita que o Twitter tem uma função diferente do email marketing. “O Twitter é rápido e eficaz em transmitir uma manchete, um highlight sobre qualquer tema, levando muitas vezes o usuário a informações mais detalhadas através de um link. É isso que faz do Twitter, ou qualquer outro microblog, uma ferramenta perfeita para o mundo moderno, para o consumidor sem tempo, objetivo e bem informado”, argumenta.



Mas, mesmo com todas as vantagens, as empresas que desejam se aventurar nesse universo virtual devem ter alguns cuidados. Primeiramente, é imprescindível conhecer bem as características da rede. “Algumas marcas – grandes, inclusive – já deram verdadeiros tiros no pé por entrar neste território sem conhecê-lo”, destaca Patrícia.



Em segundo lugar, é preciso ter conteúdo. A analista explica que uma das primeiras coisas que a empresa ou marca deve se perguntar durante o processo de criação de perfil é: por que alguém leria isso? Por que alguém acharia essa informação interessante:? É preciso lembrar que a marca deve falar sempre a linguagem do consumidor.



Interagir com os seguidores também é fundamental para se destacar na rede. Perfis baseados em mensagens automáticas (bots) são os primeiros a serem execrados pelos consumidores. Afinal, uma conta no Twitter parte da premissa de que há uma pessoa por trás dela, respondendo em nome da empresa ou marca.



Finalmente, vale ressaltar que uma ação no Twitter deve estar baseada em todo um contexto de mídias sociais, ao lado de outras ferramentas de colaboração como flickr, youtube, delicious e aplicativos de suporte à rede. Se a marca ou empresa não têm um plano estruturado ou não está atualizada sobre os usos da ferramenta, o ideal é que se contrate uma agência especializada ou a utilize para monitorar o que os usuários estão falando sobre ela.



Empresas 2.0
Desde setembro a construtora Tecnisa utiliza o sistema de microblog para enviar notícias para seus seguidores sempre que lança um empreendimento. Loureiro acredita que dentro do Twitter existem muitas pessoas que podem e querem comprar apartamentos, e a Tecnisa deseja ser a marca forte para esses usuários.



“A venda de um apartamento é uma questão delicada. O consumidor, ao realizar essa compra, pesquisa muito, pergunta, compara, e é aí que o Twitter entra, disseminando a informação, facilitando a pesquisa e a comparação. O resultado disso é complicado de se mensurar a curto prazo, mas o que sabemos é que nossos seguidores aumentam diariamente, o que tem sido uma agradável surpresa, e isso nos ajuda a cumprir o objetivo de viralizar a informação”, afirma Loureiro.



Já a Agência Frog, em junho passado, criou o perfil do Leitor Voraz, personagem que representa o Grupo Ediouro nas mídias sociais. De lá para cá, foram cerca de 30 promoções, mais de 1.200 atualizações e mais de 400 seguidores na rede.



Um dos exemplos de sucesso da iniciativa é a promoção 'Botequim de bêbado tem dono', sobre o livro de autoria de Moacir Luz. O volume ganhou um site próprio e a promoção no Twitter instigou os seguidores da rede a confessarem suas bebedeiras na página para concorrer a um exemplar. “Se fizermos uma conta rápida, contando apenas os dias úteis, chegamos a uma média de seis novos followers por dia. Ou seja, a cada promoção o Leitor Voraz recebe mais seguidores”, comemora Roberto Cassano, diretor de Estratégias e Mídias Sociais da Frog.



Matéria publicada no site Metaanalise.

This entry was posted on quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.