Você sabe o que são sites de phishing?


Caso tenha respondido não, fique sabendo que não está sozinho. Uma pesquisa da Opiniões de Valor desenvolvida para VeriSign, Inc. revelou que 73% dos usuários da Web no Brasil correm o risco de sofrer fraudes on-line por não serem capazes de identificar as diferentes formas de phishing que acontecem atualmente on-line.

A pesquisa pediu aos entrevistados para que identificassem qual das duas imagens de um Web site, apresentadas lado a lado, pertencia a um site fraudulento de phishing. O sinal indicador mais ignorado foi a ortografia do site, com 73% das pessoas não conseguindo identificar os erros ortográficos que denunciariam o site de phishing. Os outros sinais indicadores incluem:

Inexistência do símbolo do cadeado na barra de endereço do navegador – 54% enganados

Solicitação de informações adicionais sobre conta – 36% enganados

URL contendo um nome de domínio numérico e não específico – 33% enganados

A pesquisa também fornece informações a respeito da vulnerabilidade de diferentes parcelas da população. As mulheres são 10% mais suscetíveis a serem vítimas de phishing que os homens, enquanto pessoas na região Centro-Oeste do Brasil são as menos suscetíveis a cair nas armadilhas dos fraudadores da Internet. O grupo etário mais vulnerável é o entre 35 e 44 anos, que tem 21% mais chances de ser vítima de phishing que o grupo entre 18 a 24 anos.

Veja algumas dicas da VeriSign para distinguir um site real de um site de phishing:

https:// o “s” no https:// significa que o site é criptografado, portanto as informações inseridas no site estão seguras.



O ícone do cadeado: para ser significativo, este ícone deve aparecer na interface real do navegador e não dentro do conteúdo da própria página.

Marcas de confiança: pistas visuais simples sob a forma de logotipos populares podem mostrar que um Web site é autenticado e seguro e que a empresa é respeitável.

Verifique o endereço Web: suspeite de qualquer site com um domínio desconhecido e que contenha o nome de um site conhecido na última parte do seu endereço Web.

Barra de endereços verde: isso significa que este site sofreu uma autenticação de identidade ampla, de modo que você pode ter certeza que é o site que afirma ser.

Para participar do teste de tentar identificar os sites de phishing, visite http://www.verdadeirooufraude.com/

This entry was posted on terça-feira, 13 de julho de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

2 Responses to “Você sabe o que são sites de phishing?”

MakeCom disse...

É como dizem: Vivendo e aprendendo. rs

Abs.
Maira - MakeCom

MakeCom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.