Volkswagen do Brasil: 60 anos de história


Volkswagen: 60 anos de história e inovação


"Modelos inovadores marcam os 60 anos de 
história da Volkswagen do Brasil"




  • O Volkswagen Sedan teve o nome oficialmente substituído por Fusca em 1983
  • SP2 é reconhecido como um dos modelos mais belos da história da indústria automotiva
  • Brasília, o primeiro hatchback do mercado, foi desenvolvido por engenheiros brasileiros
  • Passat foi o primeiro Volkswagen feito no Brasil com motor refrigerado a água
  • Santana foi o primeiro carro nacional equipado com catalisador e freios ABS
  • Gol, que inaugurou a injeção eletrônica no Brasil em 1988 e o Total Flex em 2003, é líder de vendas há 26 anos
  • Voyage já soma mais de um milhão de unidades vendidas desde 1981
  • Fox revoluciona o segmento de compactos, com motor 1.0 Total Flex e excelente espaço interno
A Volkswagen está completando em março 60 anos de atividades no Brasil. São seis décadas marcadas pelo pioneirismo, pela inovação e pela constante contribuição ao desenvolvimento da indústria automobilística e ao crescimento da economia brasileira. Ao longo desse período, a Volkswagen produziu modelos que introduziram inovações tecnológicas entre veículos nacionais, aumentando os níveis de qualidade, segurança, conforto e eficiência em consumo de combustível.
Desde 1953, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos no Brasil, país que recebeu a primeira operação da Volkswagen fora da Alemanha e deu início à expansão global da marca. Outra conquista expressiva da Volkswagen são os 50 anos de liderança em vendas de um modelo da empresa no mercado nacional.
Em 2012, o Gol alcançou 26 anos consecutivos de liderança nas vendas no Brasil. Lançado em 1980, o carro preferido dos brasileiros superou em agosto do ano passado a marca de 7 milhões de unidades produzidas. Com os 24 anos de liderança do Fusca, a Volkswagen responde por meio século no topo do ranking de carros mais vendidos do Brasil.
Conheça os modelos que fizeram a história de sucesso da Volkswagen do Brasil.
Fusca
  • Carro que iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. A partir de 1959 começou a ser fabricado no País, já na unidade Anchieta, até 1986.
  • Durante esse período o Volkswagen Sedan teve versões com motor de 1.300 cm³ (a partir de 1967, com 45 cv brutos), 1.500 cm³ (introduzido em 1970, com 52 cv brutos, o que lhe rendeu o apelido de Fuscão) e 1.600 cm³ (em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv brutos). O câmbio foi sempre manual de quatro marchas. O modelo teve também várias reestilizações e séries especiais, como a Prata, de 1979.
  • Do original Volkswagen Sedan, o nome foi oficialmente substituído por Fusca em 1983. Em 1984, o modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1.600 – no ano seguinte receberia versão 1.600 movida a etanol.
  • Sua produção foi retomada em 1993 e durou até 1996. Ao longo de toda a sua história, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil.
Kombi
  • Início da produção em setembro de 1957, com 50% de componentes nacionais – índice que passaria a 95% em 1961. Teve versões Standard, Luxo e Furgão, além da Pick-Up (feita de 1967 a 2000) e Pick-Up de cabine dupla (1981 a 1986); motores a gasolina e a diesel (1981 a 1986).
  • Em 1998 seu motor de 1.600 cm³ a ar recebeu injeção eletrônica de combustível. O motor 1.4 Total Flex foi introduzido em dezembro de 2005.
Karmann-Ghia
  • Lançado em maio de 1962, o Karmann-Ghia era um cupê de 2+2 lugares e interior requintado. Trazia o motor de 1.200 cm³ e 30 cv – utilizado até 1967, quando chegou o 1.500 de 44 cv.
  • Em janeiro de 1968 ganhou versão conversível – a capota era de lona e a operação de fechar ou abri-la era feita em 3 minutos, aproximadamente.
  • O motor de 1.600 cm³ e 60 cv brutos veio na linha 1970. Vieram também freios a disco na dianteira e modificações na suspensão traseira, para melhorar sua estabilidade. Em 1971 foi lançado o Karmann-Ghia TC, com a potência do motor elevada para 65 cv brutos. Nessa configuração o Karmann-Ghia foi mantido até o fim de sua produção, em 1975.
VW 1.600
  • Apresentado em novembro de 1968, o 1.600 foi desenvolvido em conjunto por engenheiros e técnicos brasileiros e alemães. O desenho da carroceria era inédito até mesmo na Volkswagen alemã.
  • Era um sedã de quatro portas equipado com motor traseiro de quatro cilindros, 1,6 litro, refrigerado a ar, com potência bruta de 60 cv. Com ele, o 1.600 era capaz de atingir 135 km/h de velocidade máxima. Foi produzido até 1971.
Variant
  • Apresentada em novembro de 1969 na versão 1600, trazia o nome utilizado pela Volkswagen na Alemanha para designar station-wagons. Após algumas reestilizações ao longo dos anos 1970, passou à nova geração em 1977, denominada Variant II.
  • Seu motor era o de 1.600 cm³, montado na traseira. Tinha como diferenciais a suspensão independente tipo McPherson na dianteira.
  • Foi produzida até 1981 e teve mais de 293 mil unidades vendidas.
VW 1.600 TL
  • Com linhas arrojadas e carroceria no estilo “fast-back”, o Volkswagen 1600 TL foi apresentado em agosto de 1970, como parte da linha 1971. Inicialmente com carroceria duas-portas e com motor 1.6 de 65 cv (brutos), destacava-se pelo interior luxuoso. Seus faróis eram duplos. Os freios eram a disco na dianteira. O TL, como ficou conhecido, tinha dois porta-malas, um na dianteira e o outro na traseira. Seu motor seguia o mesmo tipo de construção plana já introduzido na Variant.
  • No fim de 1971 recebeu opção de carroceria quatro-portas. O modelo foi produzido até 1976.
SP1 e SP2
  • Apresentados em junho de 1972, modelos traziam design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade. Eram esportivos com detalhes exclusivos para a época, como instrumentos integrados ao painel e bancos esportivos forrados de couro. Por fora, o SP1 trazia o inovador limpador de para-brisas com braço pantográfico, além de apliques na lateral que realçavam as linhas da carroceria. Até hoje, o SP1 (motor 1.6l) e o SP2 (motor 1.7l) são reconhecidos por antigomobilistas como dois dos modelos mais belos da história da Volkswagen.
  • No fim de 1971 recebeu opção de carroceria quatro-portas. O SP2 foi produzido até 1976.
Brasília
  • Apresentado em 1973, o Brasília foi criado e desenvolvido por engenheiros e técnicos brasileiros. Seu nome homenageava a capital do País. O projeto foi desenvolvido em torno da plataforma do Sedan (Fusca). O motor era o 1.600 cm³ de 60 cv – em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cv.
  • Para a linha 1979 ganhou a versão luxuosa LS, que trazia de série rádio AM/FM, desembaçador traseiro e bancos dianteiros com apoio de cabeça. Ao longo de nove anos de fabricação, vendeu mais de 930 mil unidades.
Passat
  • Primeiro veículo Volkswagen com motor refrigerado a água – seu quatro-cilindros de 1.500 cm³ gerava 78 cv. Lançado em 1974 apenas com carroceria 2-portas, teve no mesmo ano a versão com 4 portas exibida no IX Salão do Automóvel. Em 1976, viria o motor de 1.600 cm³ e 96 cv. Em 1979 recebeu versão abastecida com etanol.
  • Versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga-leve e bancos dianteiros Recaro, entre outros itens. A partir de 1984 passou a trazer o mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv na versão a gasolina e 92 cv na a etanol.
  • O Passat foi fabricado até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.
Gol
  • O modelo líder em vendas no mercado nacional há 26 anos consecutivos foi apresentado em maio de 1980. Tinha duas versões, S e L, e trazia o motor 1.300 cm³ refrigerado a ar. Em setembro do mesmo ano recebeu o 1.6l também refrigerado a ar.
  • Em agosto do ano seguinte ganhou sua primeira série especial, a Copa – em alusão à Copa do Mundo da Espanha, a ser realizada em 1982.
  • A partir de agosto de 1983, após reestilização visual, o Gol passou a contar com o motor 1.6l refrigerado a água – o 1.6l a ar foi mantido apenas na versão de entrada, BX. Em maio de 1984 ele ganharia a versão esportiva GT, que trazia o motor 1.8S. A partir de 1987, após novas mudanças estéticas em toda a linha, mudaram também as nomenclaturas: as versões agora eram C, CL, GL e GTS. Nesse ano o Gol assumiu a liderança do mercado nacional.
  • Em novembro de 1988 (já como linha 1989) o Gol se tornaria o primeiro veículo do País equipado com injeção eletrônica de combustível de série, na versão GTI.
  • Mais uma alteração de estilo seria feita no Gol em 1991. Em 1993 ele ganharia a versão 1000, em alusão ao motor de 1 litro.
  • Sua Segunda Geração, apelidada de “Bolinha”, foi apresentada em setembro de 1994. O modelo ficava mais espaçoso, com maior porta-malas e materiais reciclados em sua construção. Em 1995, surgia também a versão GTI 16V.
  • Em setembro de 1997 o Gol seria mais uma vez pioneiro, ao receber a versão 1.0 16V – foi o primeiro modelo nacional a ter esse tipo de motor.
  • Na Terceira Geração, apresentada em maio de 1999, o Gol teve novo pioneirismo, com a versão 1.0 16V Turbo. Lançada em maio de 2000, foi o primeiro 1.0 16V sobrealimentado por turbocompressor no Brasil.
  • Em fevereiro de 2001 o Gol superava o Fusca em produção, com 3,3 milhões de unidades contra 3,1 milhões de seu antecessor.
  • O novo motor 1.0 16V da Família EA111 era o destaque para o modelo na linha 2002.
  • Outra grande mudança viria em março de 2003. Naquele ano o Gol Total Flex 1.6 se tornaria o primeiro modelo nacional a oferecer tecnologia flexível, capaz de utilizar gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
  • Em agosto de 2005 a Volkswagen apresentou o Gol de Quarta Geração, que ganhava visual mais limpo, em que se destacava o desenho em “V” na frente. Todas as versões eram Total Flex.
  • Em 2008, a Volkswagen dava um passo fundamental na consolidação do modelo na liderança do mercado, ao lançar a Quinta Geração do Gol. O hatchback trazia uma nova plataforma, com o motor em posição transversal e mais espaço a bordo.
  • Já no ano seguinte, o Gol foi eleito o Carro do Ano, conquistando o mais tradicional e disputado prêmio da indústria automobilística brasileira, organizado pela revista AutoEsporte, da Editora Globo.
  • Em outubro de 2009 o Gol passaria a oferecer como opcional a transmissão automatizada ASG.
  • Em 2012, vieram o novo design global, acompanhado pela introdução do motor 1.0l TEC (Tecnologia para Economia de Combustível) e do pacote de equipamentos BlueMotion Technology.
  • Vieram também a nova arquitetura eletrônica – uma das mais avançadas e modernas na categoria –, que permitiu a instalação de equipamentos inéditos; a versão duas-portas e oferta de freios ABS e airbags frontais de série para todas as versões equipadas com o motor 1.6l EA111 VHT.
  • Em 24 de agosto de 2012 a Volkswagen atingiu o marco histórico de 7 milhões de unidades fabricadas do Gol, o modelo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automobilística brasileira.
Voyage
  • Lançado em 1981, o carro foi oferecido inicialmente unicamente com duas portas nas versões S e LS, com opção de motores movidos a etanol ou a gasolina, ambos de 1,5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro marchas. Em agosto do ano seguinte passaria a oferecer o 1.6l também com refrigeração a água. Nesse mesmo ano ganharia outras duas versões, GLS e Plus.
  • Em agosto de 1983 o Voyage ganharia a carroceria de quatro portas e a famosa série especial Los Angeles. No ano seguinte viria o motor 1.8l, seguido, em 1985, pelo motor biela longa.
  • A mudança de visual em agosto de 1986 seria acompanhada pela alteração também na nomenclatura – as versões passaram a se chamar C, CL, GL e GLS.
  • O Voyage passaria por nova mudança estética em 1991, quando oferecia os motores AE 1600 (versão CL), AP 1.8 (versão GL) e AP 1.8S (GLS).
  • Nos anos seguintes, o sedã ganhou novos equipamentos e chegou a oferecer ar-condicionado e direção hidráulica como opcionais para a versão GL. Produzido até 1996 nessa primeira fase, teve mais de 465 mil unidades vendidas.
  • Completamente novo, o Voyage foi relançado em setembro de 2008, marcando a entrada da Volkswagen em um dos mais importantes segmentos do mercado: o dos três-volumes com motor de 1 litro. Concebido, planejado e desenvolvido simultaneamente ao Novo Gol, o Novo Voyage oferece as mesmas inovações tecnológicas, soluções de engenharia e excelente dirigibilidade do hatch.
  • Como o Gol, o Voyage foi totalmente projetado e desenvolvido no País e, ao longo de seus mais de 30 anos de história, já teve mais de 305 mil unidades exportadas para 58 países.
  • A produção do Voyage começou na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, que desde 2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o Gol G5.
  • O Voyage soma mais de um milhão de unidades vendidas ao longo de sua história.
Parati
  • Nova integrante da Família BX, a station wagon compacta, que logo faria grande sucesso junto às famílias de classe média, foi apresentada em junho de 1982, já como modelo 1983, com motor de 1,6 litro refrigerado a água e três versões: S, LS e GLS. Sua primeira série especial, Parati Plus, foi adicionada à linha um ano depois. Em 1988 a versão GLS passou a oferecer motor 1.8.
  • A primeira grande mudança na Parati ocorreu em outubro de 1995, com o lançamento da linha 1996. Modelo ficou sete centímetros mais longo e já com motores com injeção eletrônica (monoponto no 1.6 e 1.8 e multiponto no AP-2000). As versões passaram a ser chamadas CLi, GLi e GLSi, esta a mais luxuosa, que podia vir equipada, opcionalmente, com freios ABS.
  • A Parati Geração III chega em maio de 1999, com design renovado e uma ampla lista de acessórios de série e opcionais. As três versões, 1.8, 2.0 e GTI 16V passam a ser oferecidas com pacotes modulares opcionais de luxo e estilo. Em maio de 2000, surge a 1.0 turbo 16V, com 112 cv.
  • A quarta geração da Parati chega com novos para-choques e com novo desenho na traseira, com lanternas e vidros maiores. Em 2006, todas as versões passam a ser equipadas com motor Total Flex e direção hidráulica de série.
  • Na linha 2013, ganhou rodas pintadas de cinza e faróis com detalhes cromados.
Saveiro
  • A pick-up compacta da Família BX foi apresentada em agosto de 1982, nas versões S e LS, ambas com o motor de 1.600 cm³ refrigerado a ar – substituído, no fim de 1984, pelo 1.6l refrigerado a água. Em julho do ano seguinte ganhou, assim como a Parati, o motor biela longa. Em 1990 recebeu os motores AE 1.6 e AP 1.8. Em 1997, toda a linha recebeu injeção eletrônica.
  • Apresentada em outubro de 1997 como linha 1998, a Nova Saveiro (Segunda Geração) trazia maior entre-eixos e capacidade ampliada de carga (passando de 580 kg para 700 kg). A partir de 1999 passou a contar com o opcional airbag duplo.
  • Março de 2000 marcou a introdução da Saveiro Geração III, com mudanças no design e três opções de motores: 1.6, 1.8 e 2.0. Entre as várias séries especiais e versões que o modelo teve, destaca-se a Crossover, de 2004, com quebra-mato, estribos laterais e santantônio.
  • A Saveiro de quarta geração surgiu em 2006.
  • Totalmente renovada, baseada no Novo Gol, a quinta geração da Saveiro chegou em 2009, com o motor EA111 1.6 VHT montado transversalmente e a transmissão MQ200.
  • Nessa nova geração o modelo passou a oferecer também carroceria com cabine estendida.
Santana
  • Lançado em junho 1984, marcava a entrada da Volkswagen no segmento de veículos de luxo. Em versões CS, CG e CD e opções de carroceria com 2 e 4 portas, tinha câmbio manual de 5 marchas (havia câmbio automático como opcional) e motor 1.8 que gerava  85 cv na versão a gasolina e 92 cv na a etanol. Entre seus recursos estavam vidros e travas elétricos e rádio toca-fitas.
  • Em 1989 o sedã ganhou versão com o motor AP-2000 e, em 1990, a série especial Executive, com injeção eletrônica de combustível.
  • No ano seguinte, na chegada da nova geração, o Santana se tornaria o primeiro carro nacional equipado com catalisador e a oferecer sistema de freios ABS como opcional. Também em 1991 foi introduzida injeção eletrônica para os motores 1.8l e 2.0l em toda a linha.
  • Em 1996 foi encerrada a oferta da versão com câmbio automático. O Santana passaria por nova reestilização em 1999 – à época, suas versões eram 1.8, 2.000 Mi, Evidence e Exclusiv.
  • O Santana teve sua produção encerrada em 2006.
Quantum
  • Versão station wagon do Santana surgiu em 1985 nas versões CG e CS, ambas com o motor 1.8 do sedã. A partir de 1989 passou a oferecer o motor AP 2000 e direção hidráulica de série em todas as versões. Em 1992 veio sua segunda geração e a oferta de motor com injeção eletrônica (AP-2000i na versão GLSi).
  • Modelo passou por nova reestilização em 1999. Foi fabricado até dezembro de 2001, somando quase 160 mil unidades vendidas desde seu lançamento.
Apollo
  • Com nome inspirado no do deus grego e no da nave espacial norte-americana que aterrissou na lua, o três-volumes foi apresentado em maio de 1990. Trazia o motor 1.8 e tinha versões GL e GLS. No ano seguinte ganhou série especial VIP. Foi fabricado até 1992 e teve mais de 50 mil unidades vendidas.
Logus
  • O sedã foi apresentado no início de 1993. Era oferecido em três versões de acabamento: CL, GL e GLS. Seus motores eram o AE-1600 (CL) ou o AP-1800 (opcional para a CL e de série nas outras versões), a etanol ou a gasolina. A versão GLS foi equipada com o motor 2.0l, que também equipou a série especial Wolfsburg. O Logus foi produzido até 1996.
Pointer
  • Hatchback de apelo esportivo foi apresentado em dezembro de 1993, como parte da linha 1994. Trazia motor AP-1800 nas versões CL e GL (esta oferecia como opcional o AP-2000) – em ambos os casos, movidos a gasolina ou a etanol. A versão GTI trazia o AP-2000i com injeção eletrônica de gasolina.
  • O modelo foi produzido até dezembro de 1996 e teve aproximadamente 37 mil unidades vendidas.
Golf
  • O Volkswagen Golf estreou no Brasil em fevereiro de 1994, importado do México. A princípio era oferecido na versão esportiva GTI, com carroceria duas-portas, motor 2.0 e equipamentos como ar-condicionado com controle eletrônico e teto solar com acionamento elétrico.
  • Em março do ano seguinte chegaram as versões importadas GL, com motor 1.8, e GLX, que trazia o motor 2.0 – ambas com carroceria de quatro portas.
  • Como parte da linha 1997, estreavam no País as versões Cabriolet (conversível) e VR6, ambas importadas da Alemanha.
  • Em novembro de 1998 estreou no País o Novo Golf, ainda importado da Alemanha. Havia três versões: 1.6, 2.0 e GTI (1.8T).
  • O Golf produzido no Brasil chegaria ao mercado em julho de 1999, feito na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
  • Em 2001 estrearam os novos câmbio e motor (família EA111), além do sistema de acelerador eletrônico.
  • No início de 2002, a versão GTI tornava-se 20% mais potente, passando a 180 cv (antes, 150 cv). O Golf tornava-se, nessa versão, o primeiro Volkswagen brasileiro equipado de série com o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).
  • Em abril de 2003 o Golf teve 99 unidades da versão GTI VR6 vendidas exclusivamente por meio de uma central de atendimento no site da Volkswagen. A versão trazia o motor 2.8 de 200 cv e câmbio manual de seis marchas.
  • Para a linha 2008 o Golf passou por mudanças visuais, ganhando frente mais esportiva, novas lanternas traseiras e vigia traseiro mais largo. Na versão GTI, era o carro mais potente produzido no País, com 193 cv (quando abastecido com gasolina de alta octanagem) gerados pelo motor 1.8 20V Turbo a gasolina.
  • Novas versões especiais foram apresentadas ao longo dos anos, como a Black & Silver, de 2001, Generation (2002), Sport 150 cv (2004), Tech, de 2008, e Limited Edition, de 2010.
  • O modelo também tem recebido constante incremento em sua oferta de equipamentos de série, como rodas de liga-leve de 16 polegadas e pneus 205/55 R16 desde as versões de entrada, retrovisor interno eletrocrômico (Sportline), freios ABS, airbags frontais e I-System, entre outros itens.
Polo e Polo Sedan
  • Lançado no País em abril de 2002 na carroceria hatchback, inaugurou uma nova categoria no mercado nacional: a de compactos premium. A versão sedã seria mostrada no Salão do Automóvel daquele ano, chegando ao mercado em seguida. Tinha versões 1.6, 2.0 e 1.0 16V (esta apenas para o hatch). Em 2004 o motor 1.6 recebeu a tecnologia Total Flex.
  • Em 2006, o Polo hatch recebeu a versão esportiva GTI, com o motor 1.8 turbo de 150 cv e detalhes exclusivos de acabamento.
  • A primeira reestilização da linha Polo foi feita em 2007, com a introdução de novos faróis e mais conteúdo de série.
  • O Polo foi o escolhido para estrear no País, em março de 2009, o sistema E-Flex. Tornou-se o primeiro modelo flexível sem o reservatório de gasolina para a partida a frio. O modelo também trazia a tecnologia da partida assistida, dando maior conforto ao motorista.
  • Também em 2009 o Polo estreou o conceito BlueMotion Technologies, com a versão BlueMotion, garantindo redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões. Para isso foram feitos aprimoramentos em aerodinâmica, transmissão, suspensão (15 mm mais baixa), além da adoção dos pneus “verdes”, com menor resistência ao rolamento.
  • Outra primazia do Polo foi a introdução, ainda em 2009, da transmissão automatizada ASG, na versão I-Motion.
  • Em julho de 2011 o Polo e o Polo Sedan passaram por nova atualização visual, ganhando aparência mais esportiva e moderna.
Fox
  • Apresentado em outubro de 2003, o Fox foi criado totalmente no Brasil. Desenvolvido “de dentro para fora”, com uma técnica criada pelos engenheiros da Volkswagen que recebeu o nome de Designed Around the Passengers, desde seu lançamento já trazia motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. Aliás, o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível. No início havia apenas carroceria duas-portas – a opção de quatro portas surgiria em março de 2004.
  • Para a linha 2007 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoção de faróis com duplo refletor.
  • O Novo Fox viria em 2009, sendo o primeiro modelo brasileiro a incorporar a nova identidade mundial de design da marca Volkswagen. Além das mudanças estéticas, os motores também foram modificados, agora os 1.0 e 1.6 VHT. Ainda nesse ano, o Fox recebeu a transmissão automatizada ASG.
  • Na linha 2011, o Fox tornou-se mais um modelo Volkswagen a integrar a linha BlueMotion, em sua versão 1.6. O modelo passou por modificações na carroceria, na transmissão e no gerenciamento eletrônico do motor para tornar-se até 10% mais econômico.
  • Recentemente, o Fox recebeu o motor 1.0l TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), desenvolvido também com base no conceito Bluemotion Technology para o Novo Gol e o Novo Voyage e até 3% mais econômico que o 1.0l VHT anterior.
  • Além disso, em 2012, todas as versões do Fox passaram a contar com airbags frontais e freios ABS como equipamentos de série.
CrossFox
  • Apresentado originalmente em outubro de 2003 como carro conceito durante o lançamento do Fox duas portas, o CrossFox 1.6 Total Flex foi lançado em 2005. O carro teve a suspensão elevada em 31 mm, somada aos 22 mm conferidos pelos pneus 205/60 R 15, fazendo o novo utilitário esportivo ficar 53 mm mais alto e imponente que o Fox. Também destacam visualmente o CrossFox o estepe externo (com roda de liga-leve), quebra-mato integrado ao para-choque, rack de teto, faróis de longo alcance, estribos e molduras laterais. A motorização que equipa o CrossFox é 1.6l Total Flex, que desenvolve 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol).
  • Para a linha 2008, apresentada em maio de 2007, recebeu alterações visuais – entre os destaques, os faróis com duplo refletor e dupla parábola.
  • Em 2009 ganhou as alterações visuais apresentadas no Novo Fox e, em 2012, passou a oferecer a transmissão automatizada ASG como opcional.
SpaceFox
  • Primeiro sportvan do mercado nacional, o SpaceFox foi apresentado em abril de 2006. Desenvolvido no Brasil a partir da plataforma do Fox, o modelo alia o design esportivo de uma station wagon ao espaço interno e versatilidade de uma minivan. Juntas, essas características formaram o termo Sportvan.
  • O modelo chegou com duas versões de acabamento, Plus e Comfortline, ambas equipadas com motor EA111 1.6l Total Flex.
  • Em 2010 o SpaceFox ganhou sua nova geração, com as linhas de estilo mundial da marca que haviam estreado no Novo Fox e no Novo CrossFox. Nessa nova linha o modelo ganhou a oferta da transmissão ASG, na versão I-Motion.

Veja também: Lançamento Novo Fusca

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