Para quem não conhece, o Google Analytics é um software da empresa Google que faz levantamento de dados sobre o tráfego de seu site ou blog, por exemplo. Com essas informações é possível analisar qual o melhor dia para postar, qual assunto teve mais acesso em um período de tempo, entre outros. É uma ferramenta importante para otimizar o uso de seu ponto digital na web.
Como vocês perceberam, a Google realizou uma série de modificações em várias ferramentas e o Google Analytics não ficou para trás. Recebeu uma roupagem nova e ficou muito mais agradável do que o layout anterior, além de novas funcionalidades.
Um dos recursos encontrados no Google Analytics permite que você faça comparação do desempenho de seu site ou blog com o mercado, não sendo somente o de seu nicho de atuação, como no caso do Blog SerRP, que é o de comunicação. Esse processo também é chamado de benchmark, que segundo a enciclopédia virtual Wikipedia, “é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark”.
No começo do mês de julho, a empresa Google liberou, para aqueles que ativaram o compartilhamento anônimo de dados com o Google Analytics, “um boletim informativo como uma experiência para oferecer dados mais úteis ou interessantes aos usuários”. O período de comparação é de 1º de novembro de 2010 a 1º de fevereiro de 2011, sendo que a comparação é realizada com base nos dados de 1º de novembro de 2009 a 1º de fevereiro de 2010. Não são informadas as métricas absolutas, como o número total de visitantes, as visualizações de páginas ou as conversões de todos os websites que ativaram o compartilhamento.
Para simplificar, a palavra "websites" representará "os websites que ativaram o compartilhamento anônimo de dados com o Google Analytics" no restante deste boletim informativo.
2. Métricas do site
Em comparação com um ano atrás, os websites apresentaram uma redução de páginas por visita, tempo médio no site e taxa de rejeição.
| 1/11/09 - 1/2/10 | 1/11/10 - 1/2/11 | Diferença |
Páginas por visita | 4,9 | 4,5 | -0,4 |
Taxa de rejeição | 48,2% | 47,0% | -1,2% |
Tempo médio no site | 5:49 | 5:23 | -0:26 |
2.1 Detalhamento por região geográfica
Nosso banco de dados anônimos agregou detalhamentos geográficos no nível do país. Veja alguns países representativos e suas respectivas métricas agregadas. O primeiro número em cada célula representa a métrica para o período de 01/11/10 a 01/02/11. O número entre parênteses é o delta anual comparado com um ano atrás.
País | Páginas por visita | Taxa de rejeição | Tempo médio no site |
Estados Unidos | 4,7 (-0,1) | 42,5% (-6,1%) | 6:06 (-0:10) |
Reino Unido | 4,9 (-0,3) | 41,5% (+0,2%) | 5:38 (-0,27) |
França | 4,4 (-0,4) | 49,7% (+1,4%) | 4:40 (-0:08) |
Brasil | 4,1 (-0,1) | 47,8% (-2,9%) | 5:20 (+0:03) |
China | 4,1 (-0,1) | 58,2% (+1,0%) | 3:46 (+0:37) |
Japão | 3,9 (-0,1) | 48,6% (-9,0%) | 3:47 (-2:59) |
A distribuição acima é anotada com alguns países, que parecem indicar um histórico de lazer e um estágio de desenvolvimento econômico. Para uma métrica relacionada: tempo médio no site, a distribuição por país está descrita no gráfico abaixo:
Os tipos de países que constam no gráfico de tempo no site acima parecem estar em ordem inversa em relação aos que constam na distribuição da taxa de rejeição.
2.2 Detalhamento por origens de tráfego
As origens de tráfego abaixo são identificadas pela forma como os servidores de coleta do Google Analytics recebem os parâmetros "origem" e "mídia".
Origens de tráfego | Páginas por visita | Taxa de rejeição | Tempo médio no site |
Direta | 4,0 (-0,5) | 47,2% (-4,0%) | 5:21 (-0:07) |
| | | |
Referência | 5,0 (+0,1) | 43,1% (-1,1%) | 6:36 (-1:48) |
Pesquisa orgânica | 4,9 (-0,1) | 47,9% (-1,1%) | 4:43 (+0:06) |
Pesquisa de CPC (custo por clique) | 5,6 (+0,0) | 41,4 (-1,7%) | 3:57(+0:07) |
2.4 Distribuição da taxa de conversão
A métrica favorita de vários profissionais do marketing é a taxa de conversão. Veja a distribuição global da taxa de conversões de meta do Google Analytics por país.
Alguém teria imaginado que os países conhecidos pelas conversões também possuem uma taxa de conversões de meta alta por parte de sua população? Para alguns países com baixa população, a relevância estatística da métrica de conversão é duvidosa.
3. Origens de tráfego
As origens de tráfego abaixo são identificadas pela forma como os servidores de coleta do Google Analytics recebem os parâmetros "origem" e "mídia". Leia este artigo que descreve a que se referem esses termos.
Porcentagem de visitas das origens | 1/11/09 - 1/2/10 | 1/11/10 - 1/2/11 | Diferença |
Direta | 36,5% | 36,8% | +0,3% |
Referência | 21,0% | 19,4% | -1,6% |
Mecanismos de pesquisa | 27,0% | 28,0% | +1,0% |
Outros | 15,5% | 15,8% | +0,3% |
4. Sistemas operacionais
Os navegadores e SOs (sistemas operacionais) estão identificados pela string "referenciador" enviada pelos navegadores dos usuários.
Porcentagem de visitas dos sistemas operacionais | 1/11/09 - 1/2/10 | 1/11/10 - 1/2/11 | Diferença |
Windows | 89,9% | 84,8% | -5,1% |
Macintosh | 4,5% | 5,2% | +0,7% |
Linux | 0,6% | 0,7% | +0,1% |
Outros | 5% | 9,3% | +4,3% |
Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o Google Analytics:
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