Estudo identifica marcas mais associadas ao esporte no Brasil



Um estudo realizado em maio pela GfK analisou que marcas os brasileiros associam ao esporte. As marcas reconhecidas como as que mais apoiam o esporte no Brasil são: Nike (32%), Adidas (20%), Olympikus (10%), Banco do Brasil (8%) e Topper (5%).

Os entrevistados também apontaram quais marcas mais associam à Copa do Mundo de 2014. Quase metade dos brasileiros entrevistados (48%) ainda não consegue associar nenhuma marca à Copa de 2014, mostrando que há oportunidade para marcas que desejam se relacionar a um dos maiores eventos esportivos do planeta.

Entre as marcas citadas, mais uma vez a Nike se destaca, recebendo 29% de citações, seguida por Adidas, com 14%. Com índices mais baixos, aparecem ainda: Olympikus (7%) e Coca-Cola (6%). Vale ressaltar que Nike e Olympikus não são patrocinadoras oficiais do evento organizado pela FIFA.

O estudo procurou identificar, também, marcas ligadas às Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. A associação de marcas a esse evento é ainda mais baixa, uma vez que 59% da população brasileira ainda não consegue relacionar nenhuma marca às Olimpíadas. Nike (19%), Adidas (13%) e Olympikus (11%) são as que mais se destacam.

Dos entrevistados, 50% declaram que têm o hábito de acompanhar jogos de futebol pela TV, destes, como era de se esperar, os homens se sobressaem em relação às mulheres, 69% contra 34%.

A Rede Globo é a emissora escolhida de 69% dos consultados para assistir aos jogos. Band aparece em segundo lugar (13%), seguida pelo canal pago SporTv (10%).

Enquanto a Globo é a emissora preferida das mulheres (79% contra 64% dos homens), a Band é destaque os homens (15% contra 10% das mulheres). A Band, aliás, é a segunda opção dos entrevistados para assistir aos jogos, mencionada por 41% deles.

A pesquisa da GfK revela ainda que os telespectadores não se mostram muito fieis: 86% dos entrevistados afirmam que não se importariam em assistir aos jogos de futebol em outro canal se não tivessem disponível sua primeira opção.

O estudo consultou, em maio deste ano, 1.000 pessoas, a partir dos 18 anos, de nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).

Meu Twitter: @julianoamelo



This entry was posted on quinta-feira, 28 de julho de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.