Crowdsourcing de conselhos amorosos

"Site auxilia mulheres a desvendar o que "eles” 
querem dizer em conversas on-line" 


Site de conselhos amorosos


Pesquisas recentes têm revelado que os canais virtuais – principalmente o SMS e as redes sociais – são a principal forma de comunicação entre os jovens. Em um mundo onde as pessoas se “falam” cada vez mais através destes canais – que frequentemente geram mal-entendidos – e a web possibilita práticas de colaboração e crowdsourcing em várias frentes, surge o Chat SOS. O site, que em poucas semanas já teve mais de 18 mil pageviews, tem o intuito de ajudar meninas a desvendarem o que o cara quis dizer com "aquela mensagem" e acabar com a angústia de quem não sabe como agir depois de uma conversa num bate-papo on-line ou por mensagem no celular.

Sendo uma ferramenta colaborativa, no Chat SOS as “conselheiras” são as próprias usuárias, que formam uma rede de conselhos para ajudar umas às outras a responder aquelas perguntinhas: “Será que ele está realmente afim?” ou “O que eu respondo agora?”.

O site funciona de uma forma bem simples: fazendo o cadastro na ferramenta, quem está precisando de ajuda envia um print screen ou cola a conversa com o ficante, namorado ou pretendente (de chat nas redes sociais ou de SMS), e escreve sobre o contexto da mensagem e sobre as dúvidas que lhe afligem. As “conselheiras” podem votar com os botões “Se joga” ou “Cai fora” e ainda postar o seu comentário para auxiliar a outra usuária.

Pesquisas revelam que canais virtuais são a principal forma de comunicação entre os jovens
Pesquisas recentes revelam que o SMS e as redes sociais são as principais ferramentas usadas atualmente pelos adolescentes para se comunicar. O estudo The Secret Lives of Teenagers Online, realizado pela Business Insider no ano passado nos Estados Unidos, revelou que 68% dos norte-americanos entre 13 e 17 anos enviam mensagens de texto do celular diariamente e 51% entram nas redes sociais todos os dias.
Já no Brasil, uma pesquisa recente feita pela TNS com 400 adolescentes também nesta faixa etária mostrou que quase a metade dos entrevistados (48%) considera o telefone celular a principal ferramenta de comunicação com o parceiro, com destaque para o SMS e que 17% se comunicam por meio das redes sociais. Apesar de muito difundidas, por serem virtuais, é muito comum que estas ferramentas resultem em ruídos de comunicação e gerem mal-entendidos, como acreditam 16% dos pesquisados pela TNS em relação às redes sociais.

Site: http://www.chatsos.com.br
Sobre o http://www.chatsos.com.br/sobre-o-projeto
Facebook: http://www.facebook.com/chatsos

This entry was posted on quarta-feira, 24 de abril de 2013 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.