O DESAFIO DA GESTÃO DE MARCAS EM REDES SOCIAIS



Monitoramento em redes sociais



A atuação em redes sociais pode ser fundamental na construção ou aperfeiçoamento da imagem e reputação de uma marca, porque traz, de maneira efetiva e transparente, informações relevantes sobre seus consumidores e qual a percepção sobre uma determinada empresa.

Profissionais da área dizem que, para as companhias, o importante é saber encarar o desafio de fazer parte desse universo digital, porém alertam que é necessário ter cautela para que as estratégias não se percam na tentativa de “pertencerem a este mundo”. Uma das ferramentas para conhecer todo o conteúdo que está sendo veiculado em diversas tipos de mídia é o gerenciamento de marcas. Este tipo de acompanhamento pode trazer respostas para o dia a dia da companhia e transformar estas plataformas online em fortes aliadas.

Todos os dados levantados possuem algum valor para sua organização e a partir deles traçar rotas para conquistar novos nichos de mercado ou fidelizar aqueles em que já se atua.

Trabalhar a gestão das redes sociais é monitorar o comportamento dos usuários. Esse monitoramento pode ser passivo ou ativo, e isso depende da maturidade da empresa em lidar com esse tipo de iniciativa. A empresa precisa passar por um processo de autoconhecimento e se questionar se está preparada para o que vai encontrar. Só após esta avaliação, é a hora de traçar estratégias. O monitoramento de marcas nas redes sociais agrega diversos valores para as empresas e pode, contribuir de maneira efetiva para os novos rumos das organizações.

São eles:

• Encurtar a distância entre as empresas e seus públicos de interesse;
• Gestão da reputação da marca em "real time";
• Analisar e comparar a reputação de sua empresa x concorrentes;
• Obter insights para gerar oportunidades de negócio;
• Conhecer a opinião do público sobre seus produtos ou serviços,
• Antever e se preparar para crises;
• Crowdsourcing e inteligência coletiva/espontânea para aperfeiçoar seus produtos/serviços.


This entry was posted on domingo, 28 de abril de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.