Orkut é a rede mais utilizada na comparação de marcas


Em 2009, o Twitter subiu da sexta para a segunda posição como o serviço mais utilizado nas postagens de depoimentos sobre produtos, mas ainda está bem atrás do líder no ranking.

O Twitter cresce entre as redes sociais, mas não desbanca o Orkut na blogosfera brasileira quando utilizado para publicação de depoimentos sobre a experiência de compra com produtos e serviços. Em 2008, a rede do Google possuía 61,1% do share of buzz dos internautas, enquanto o Twitter respondia por 3,8% do buzz envolvendo experiências de compra.

Em 2009, houve uma mudança: o Twitter subiu da sexta para o segunda posição como o serviço mais utilizado nas postagens de depoimentos sobre marcas e produtos, com 23%. Mesmo conquistando espaço, o microblog Twitter não ultrapassou a marca de 45,9% do Orkut, que continua líder no ranking.

Os dados acabam de ser divulgados pela E.Life, empresa que atua na monitoração e análise da comunicação boca a boca on-line, que comparou o comportamento da blogosfera no Brasil entre janeiro e abril de 2008 em relação ao mesmo período desse ano.

A faixa etária do usuário das redes sociais no Brasil é outro dado interessante levantado pelo estudo da E-Life: são os jovens entre 19 e 25 anos, seguidos pela faixa etária de 30 anos, que publicam depoimentos nos serviços MGC (Mídia Gerada pelo Consumidor). “Isso nos permite prever que o hábito de leitura e utilização das mídias sociais para decisão de compra de produtos e serviços irá se consolidar nos próximos anos, juntamente com o envelhecimento da população jovem, pioneira no uso das redes sociais”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E-Life.

O perfil da blogosfera desenhado pela E-Life revela ainda que é a região Sudeste que concentra o maior número de usuários: em 2008 contava com 63,6% e em 2009 cresceu para 64,8%. A região Sul, em 2008, respondeu por 13,7%, e em 2009, 15,6%. A região com menor participação dos internautas nos serviços de publicação de depoimentos na web é a região Norte: de 2,4% em 2008, caiu para 2% em 2009.

Ranking
Orkut - 45,9%
Twitter - 23%
Blogspot - 12,5%
ReclameAqui - 8,9%
Yahoo! Respostas - 4,2%
Wordpress - 3,0%
Youtube - 1,9%
Flickr - 0,4%
Spaces.live - 0,1%
Fotolog - 0,1%Total: 100%


This entry was posted on sexta-feira, 3 de julho de 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.