Como cheguei aqui!! Por Alexandre Costa

Ao ler os textos do Robson e do Ramon, comecei a pensar em minha história profissional e pessoal com as Relações Públicas. Comentando os posts no Facebook, o Ramon perguntou se eu não queria escrever sobre minha trajetória. Topei. Só pedi um tempo. E, agora, ao ler o texto do Aislan, percebi como Relações Públicas é um caso de amor.

Bem, vamos ao que interessa...

Eu sou um RP oriundo do século XX...
Lá pelos idos de 1987, tive que escolher que faculdade iria fazer... Morava em Aracaju (SE) e a única certeza que tinha era: vou fazer faculdade fora; escolhi o Rio de Janeiro (por razões familiares e econômicas), mesmo sem saber qual curso frequentar. Para a maioria dos colegas e professores do colégio (diga-se um colégio importante em Aracaju), a opção deveria recair entre Medicina, Direito, Engenharia ou outro curso dito tradicional, mas esses eu sabia que não iria fazer. Então, nas inscrições dos vestibulares (sim, no plural), decidi por fazer Comunicação Social.
Em 1988, após os vestibulares, optei por fazer duas faculdades: Turismo e Comunicação Social. E, decidi que Turismo seria minha primeira opção profissional e que Comunicação seria o complemento para um melhor desempenho profissional.

Naquela época, ao entrar na faculdade de Comunicação Social não se escolhia a habilitação (isso só seria feito depois de alguns semestres), ou seja, entrava todo mundo junto e misturado... E, tenho certeza, isso foi fundamental para minha formação acadêmica. Fui estudar Comunicação na FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso, uma histórica escola da área no Rio de Janeiro. Ao longo dos primeiros períodos do curso, percebi que o jornalismo não me agradava e que não era “criativo” suficiente para optar por publicidade. Então, no 5º semestre, ESCOLHI Relações Públicas. Era a minha cara: ali eu podia trabalhar com várias coisas que gostava e era o encaixe perfeito para minha 1ª opção profissional – a hotelaria.

Turismo foi encantamento à primeira vista. E, por hotelaria me apaixonei. Dessa forma, cursei as duas faculdades ao mesmo tempo. Sim, naqueles tempos eu podia me dar ao luxo de não trabalhar. Estudava de manhã, à tarde e à noite...
Depois de quatro anos, em 1991, me formei nas duas faculdades. Até hoje, me lembro as datas das colações... Depois de formado, comecei a procurar emprego e nada... Fui fazer alguns cursos na área de Hotelaria e, em um deles, surgiu uma oportunidade: prestar consultoria para um hotel de trânsito da Marinha em uma cidade do litoral fluminense. Foi uma experiência incrível; ali, vi e vivi muitas coisas diferentes de minha realidade e de que havia aprendido nos bancos da faculdade. Depois desse trabalho, mais nada.

Em 1993, fui fazer Pós-Graduação em Administração Hoteleira (lembram-se: minha 1ª opção). Peguei meus trapos e me mudei para Salvador (BA). Foram nove meses de curso intensivo. Encerrada a parte acadêmica do curso, voltei para o Rio a fim de fazer estágio. Local escolhido: Caesar Park Rio. Um dos melhores hotéis da época. Finalizado o estágio e entregue a monografia, eu era um Pós-Graduado.
Em 1995, depois de uma fase me sentindo um inútil por não conseguir emprego, voltei para Aracaju, pois havia uma chance para trabalhar em uma pousada. Nada feito. Ali aprendi uma nova desculpa: seu currículo é bom e não temos dinheiro para lhe pagar.

E, eu só queria trabalhar...

Certo dia (ainda em 1995), uma vizinha que fazia Jornalismo, me pediu um currículo para entregar na faculdade, pois precisavam de professor. Não me via professor. Mas, muito reticente, entreguei. Para resumir: em um mês, eu já estava contratado. Então, em agosto daquele ano, eu iniciava minha carreira acadêmica na Universidade Tiradentes – UNIT como professor no curso de RP. E, logo depois descobri que era minha vocação.

As Relações Públicas me tiraram do limbo...

Durante sete anos, fui professor dos cursos de Relações Públicas e Turismo da Unit. Em RP, dei aulas em várias disciplinas, do 3º ao 8º períodos, das diversas grades curriculares que participei. Em Turismo, sempre na disciplina de Hotelaria, Eventos e Estágio. Ainda na universidade, em 2000, recebi um convite para trabalhar na Pró-Reitoria de Extensão e implantar um programa de visitas às instalações da instituição. Durante dois anos, fui o elo entre a universidade e os colégios e cursinhos pré-vestibular. Era divertido e gratificante, mas exaustivo.

Em 2002, cansado da incerteza do semestre seguinte, resolvei fazer concurso público. Não sabia onde, mas uma definição eu tinha: só faria concurso em que fossem ofertadas vagas para Relações Públicas. Após alguns, fui aprovado para a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF. Maior empresa de geração e transmissão de energia elétrica do país, com abrangência da Bahia ao Piauí.

Mais uma vez, arrumei meus trapos e me mudei.

Desde então, moro no Recife (PE) e trabalho na área de Comunicação da CHESF, como Relações Públicas, desenvolvendo várias atividades. E, desde 2004, sou professor no curso de Turismo da Faculdade Frassinetti do Recife – Fafire. Hoje, além desses dois lugares, também sou professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Públicas da Escola Superior de Relações Públicas – Esurp e sou mestrando em Gestão Empresarial na Faculdade Boa Viagem – FBV.

Como vocês podem perceber, sou um quase dinossauro... Em 2011, completo 20 anos de formado.
Posso dizer que tenho prazer, satisfação, etc. em fazer o que faço e que sou um entusiasta das Relações Públicas.

Alexandre Azevedo M. Costa
Relações Públicas

This entry was posted on quinta-feira, 11 de agosto de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

6 Responses to “Como cheguei aqui!! Por Alexandre Costa”

Priscila Borges disse...

Bacana sua história Alexandre! Sou sua fã e me identifico muito com você, pois também escolhi RP e Hotelaria. Obrigada por compartilhar conosco sua trajetória.
Sucesso sempre!

Silvia Amélia disse...

Fiquei muito feliz e saudosa ao ler seu texto, tempo bom aquele em que eu era apenas uma aluna do curso de RP da Unit e vc meu querido professor. Sucesso Alexandre, saudades dos tempos que não voltam, hoje sou profissional, mãe, esposa, filha, amiga e tudo mais que toma nosso tempo e torna nossa vida doce. milhões de beijos.

Paulo Trindade disse...

Parabéns pela árdua e incentivadora trajetória profissional.Muito Sucesso!

Rodrigo Cogo disse...

Puxa, incrível isto tudo Alexandre. Apesar dos tantos anos que nos conhecemos, não sabia de muitos destes detalhes. Em outubro, vou à UNIT pra fazer uma palestra, embora nem tenha mais habilitação em RP em Aracaju. Falarei sobre vc na atividade. Obrigado por compartilhar.

Alexandre disse...

Priscila,

Obrigado pelas palavras.
Beijos,
Alexandre

Alexandre disse...

Silvia,
Obrigado pelo comentário. Com certeza, bons tempos aqueles.

Paulo,
Grato pelo comentário. Sucesso a todos nós.

Rodrigo,
Pois é... Já nos conhecemos há um bom tempo no mundo virtual e hj também no presencial... Com certeza, vc também tem uma história muito bacana para compartilhar.

Abraços a todos.