Pesquisa foca em hábitos de consumo e comportamento dos jovens




A Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), em parceria com o IPPC, entrevistou 456 jovens entre 14 e 25 anos de classes A e B em São Paulo. Para eles, valores como determinação e superação formam a figura de um herói e cerca de 80% dos ouvidos apontam as mães como suas heroínas . Já os pais receberam 60% das menções. Já 34% dos participantes informaram que fazem as refeições com a família diariamente.

A Apple foi a marca que teve maior destaque na pesquisa, já que foi sendo relacionada a design, qualidade, tecnologia, modernidade e inovação. A Havaianas foi eleita como a marca que simboliza o brasileiro, com 179 votos. Na pesquisa, Vale e Petrobras foram citadas com baixa relevância, apesar de serem marcas fortes e reconhecidas no país. No quesito beleza, a Avon foi a mais lembrada e sua concorrente Natura apareceu como marca símbolo de Natureza. Outros destaques foram a C&A ser a marca que cabe no bolso e a Coca-cola ser reconhecida como marca tradicional e líder de mercado.

Além das marcas, o consumo de produtos de alguns segmentos foi analisado pela ABMN:

43% dos entrevistados afirmaram beber cerveja regularmente, mas não têm uma marca preferida (dos 196 entrevistados, 75 declararam consumir qualquer cerveja).

Na parte comportamental do estudo, foi constatado o valor da amizade e do trabalho para o jovem.

27% deles disseram que a felicidade está na realização profissional e está praticamente empatado com os 26% que enxergam a felicidade em conquistar muitos e bons amigos.

O estudo da ABMN teve como objetivo a investigação de componentes ligados ao caráter, virtudes e forças pessoais, delineando características marcantes desse grupo de jovens que compõem uma nova geração de adultos. Além disso, a pesquisa teve como intuito o reconhecimento de marcas relacionadas a determinados atributos. A amostra estudada corresponde a um universo de cerca de 400 mil jovens.

This entry was posted on quarta-feira, 29 de setembro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.