Dica de Livro: Eventos – Estratégias de planejamento e execução



Atualmente, o número e as modalidades de eventos proliferam em todas as áreas. Só na cidade de São Paulo, acontece um evento a cada doze minutos, movimentando 436 mil postos de trabalho. Além disso, fornece infinitas possibilidades para promover a imagem de uma organização. Mas como saber se o evento de fato atingiu os seus objetivos? No livro Eventos – Estratégias de planejamento e execução (232 p., R$ 51,90), lançamento da Summus Editorial, os professores Mariângela Benine Ramos Silva e Waldyr Gutierrez Fortes, falecido em 2010, apresentam um roteiro completo que aborda a técnica de planejar e organizar eventos. Baseados em décadas de experiência e utilizando uma linguagem didática, os autores mostram como otimizar os eventos com clareza de objetivos, sem desperdício de recursos e energia e, principalmente, focando no detalhamento dos passos envolvidos e nas decisões a tomar. Check-lists para várias etapas e um roteiro de programa de visitas são os diferenciais da obra.


Na avaliação dos autores, o evento é uma atividade econômica e social que, nascido com a civilização, acompanha a evolução dos povos, adquirindo características representativas de cada período da história. Segundo eles, as fases de desenvolvimento de um evento envolvem um grande número de agentes econômicos. Desse modo, explicam que, ao dinamizar-se e incrementar-se como atividade, passam a representar um grande estímulo para a economia nacional, fazendo emergir uma nova indústria, que se expande e se mostra capaz de gerar lucro e empregos. “É uma decisão estratégica para as empresas, que hoje investem muito em eventos”, afirma a professora Mariângela.


Dividida em três partes, a obra traz um modelo de planejamento de eventos acompanhado de recursos, ferramentas, instrumentos e modos de sistematização. Mostra também que não se trata simplesmente de reservar um local, preparar um receptivo adequado, sentar-se e esperar os participantes. “É necessário muito mais do que isso. É imprescindível estar totalmente preparado, não ignorando nenhum detalhe”, complementa a professora.


Unindo os conhecimentos e as habilidades das áreas de relações públicas e marketing, os autores oferecem vários conteúdos, indicando que promover um evento não é tarefa que se possa realizar sem sistematização. Trata-se, segundo eles, do desenvolvimento de um pensamento complexo que envolve finalidades comerciais e a avaliação da disposição das pessoas para o diálogo e o entendimento. “O nosso objetivo é assegurar que o evento seja utilizado pelos profissionais para a construção do relacionamento das organizações com seus públicos, a fim de que possam cumprir o que se espera deles nos campos em que atuam”, afirma Mariângela. Por meio de um texto coerente e direto, o livro traz um novo formato de apresentação e desenvolvimento de eventos.


Dedicada aos profissionais das mais variadas áreas, a obra oferece um manual completo para quem quer obter capacidade administrativa e sensibilidade política para produzir eventos com eficácia. Os autores destacam o papel da comunicação dirigida em tempos de alta tecnologia e globalização; ensinam como elaborar eventos da pré à pós-execução; classificam, conceituam e esclarecem o papel dos eventos nas organizações; e mostram que os comunicadores devem dominar técnicas profissionais, destacando o papel político e social dos eventos. Trata-se de um trabalho detalhado, que auxilia o mercado nos mais diferentes ramos de atividade e o ensino de relações públicas.


Os autores


Mariângela Benine Ramos Silva é pós-doutora (2009) e doutora (2003) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é mestre em Administração de Empresas (2000) pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Especialista em Relações Públicas Empresariais (1995), graduou-se (1983) em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua como docente na UEL desde 1991, onde coordena o curso de especialização lato sensu em Eventos. Além disso, ministra vários cursos de aperfeiçoamento na área de planejamento e organização de eventos e cerimonial/protocolo. É integrante do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP), da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp). Atualmente, é conselheira do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas de São Paulo (Conrerp-SP), gestão 2010-2012. É autora do livro Evento como estratégia de negócios: modelo de planejamento e execução (Edição do autor, 2005) e publicou vários capítulos de livros, trabalhos e artigos na área de eventos e cerimonial.


Waldyr Gutierrez Fortes graduou-se mestre (1987) e doutor (1992) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e foi professor de graduação no curso de Comunicação Social/Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Profissional com experiência em empresas sediadas na capital paulista e em consultoria para organizações na cidade de Londrina, publicou vários trabalhos e artigos com foco no desenvolvimento de novas áreas para relações públicas. É autor dos seguintes livros: Pesquisa Institucional– Diagnóstico organizacional para relações públicas (Loyola, 1990, esgotado); Transmarketing – Estratégias avançadas de relações públicas no campo do marketing (Summus, 2ª edição,1999); Você sabe que dia é hoje? Datas comemorativas para eventos e programações de relações públicas e calendário promocional em marketing (Editora da UEL, 2ª edição, 2002, esgotado); Relações públicas – Processo, funções, tecnologia e estratégias (Summus, 2ª edição, 2003). Escreveu os seguintes capítulos de livros: “Relações públicas estratégicas com o público interno” (Relações públicas e suas interfaces, de Cleuza G. Gimenes Cesca, Summus, 2006); “O pioneirismo de Cândido Teobaldo de Souza Andrade na pesquisa em relações públicas no Brasil (História das relações públicas – Fragmentos da memória de uma área, de Claudia Pereira de Moura, EdiPUCRS, 2008).



Nota: fui aluno dos dois autores. Sumidades na área de comunicação!





This entry was posted on quarta-feira, 6 de abril de 2011 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.