A área de comunicação de sua empresa está atuando com estratégias realmente estruturadas? Tem buscado alinhamento com o planejamento estratégico da empresa? É com a resposta a estas duas perguntas que notamos se nossa Área de Comunicação tem contribuído no desenvolvimento das ações para alcance das metas e indicadores.
Com este posicionamento alinhado e estruturado a área de comunicação empresarial assume um grande desafio, o de consolidar os processos comunicacionais nos processos diários das áreas e departamentos, criando uma real "cultura" de comunicação dentro da empresa. Isto somente poderá ser concretizado com um amplo trabalho de informação e formação para a importância da comunicação, tornando evidente sua contribuição para o desenvolvimento das atividades de cada área e departamento. É demonstrando esta importância que o movimento de mudança poderá ser iniciado.
Vemos que na maioria das empresas a comunicação tem trabalhado somente apagando “incêndios”, não conseguindo realizar um plano de trabalho realmente estratégico. Talvez por isso que a preocupação em influenciar efetivamente nos processos organizacionais, e, consequentemente no planejamento estratégico de determinada instituição é algo que ainda não esta sendo explorado com a devida importância. Esta situação é resultante da dificuldade em INTEGRAR a tal da assessoria, área, departamento de comunicação aos processos gerenciais da organização, justamente pela falta de compreensão do profissional de comunicação na dinâmica destes processos gerenciais. É importante que a comunicação se INTEGRE com as demais áreas da organização, é importante que a comunicação escolha a melhor forma de se comunicacar com os outros departamentos e que consiga participar corretamente do planejamento estratégico da organização, pois ambos tem a ganhar com este relacionamento.
Comunicação empresarial estruturada?
This entry was posted on quarta-feira, 27 de abril de 2011 and is filed under Comunicação Organizacional. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
2 Responses to “Comunicação empresarial estruturada?”
Sem sombra de dúvidas, procurar um equilíbrio entre todos os setores, só agregará valores à estratégia de organização. Um trabalho em equipe com um mesmo objetivo, todos focados em uma mesma meta, sim, este é o primeiro passo rumo ao sucesso. Excelene artigo, abraços Karin.
Olá Karin, obrigado pelo comentário. Entendemos que este é ainda o ponto central nas discussões de posicionamento das Assessorias de Comunicação.
Abraços.
Postar um comentário