Porque é tão difícil desenvolver o Pensamento Sistêmico???

Em uma nota anterior tratei de um dos conflitos que envolvem o entendimento de Planejamento. Quero agora retomar este tema, questionando uma característica essencial, e que pela sua ausência coloca em cheque todo processo de planejamento e o desenvolvimento de projetos como um todo. Tratarei do Pensamento Sistêmico, que é uma forma de ver o mundo compreendendo todo sua complexidade, analisando suas interelações com a aceitação de que perguntas podem ter multiplas respostas diferentes. Ao compreender o mundo de forma sistêmica perceberemos que nossas ações são todas interligadas, conseguindo assim ter uma visão do todo, de onde queremos e deveremos chegar!

Geralmente quando se fala no assunto, o pensamento sistemico é tratado como resposabilidade de lideranças e chefias no direcionamento de equipes. Concordo que os líderes tem grande responsabilidade nisto, porém acredito que sua maior contribuição é no processo educativo que deverá ser iniciado por ele para os membros de sua equipe. Cada individuo trabalha melhor sabendo para onde vai, e é tendo o pleno conhecimento do caminho que deverá percorrer junto com seus próximos que ele terá a plena noção de seu papel no desenvolvimento de um projeto. É desta forma que o trabalho em grupo deve ser levado, com todos os participantes cientes de cada etapa do desenvolvimento de um projeto, fomentando o pensamento sistêmico entre a equipe.

Analisando o dia-a-dia de minha pequena experiência profissional (um pouco mais de 4 anos!) vejo que iniciativas e projetos são frustados, ou então tem seu potencial não explorado pela dificuldade que as pessoas envolvidas em sua execução tem em olhar as coisas como um todo, compreendendo todas as suas partes. A ausência do pensamento sistemico compromete o desenvolvimento de qualquer ação empreendida entre pessoas, pois o trabalho em grupo é em sua essência sistemico, onde cada um desempenha seu papel para criar algo maior.

O Administrador Jerônimo Mendes, em seu artigo publicado no site Adminitradores.com.br faz um questionamento muito importante para esta esta dificuldade generalizada de praticar o pensamento sistêmico:

"... Por que as pessoas têm tanta dificuldade para colocá-lo em prática? Existem inúmeras respostas para isso e aqui vão algumas: individualismo ao extremo, cultura do imediatismo, complacência, egoísmo, falta de visão, medo das mudanças, liderança ineficaz etc." - http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-pensamento-sistemico/51725/

Ressalto uma das respostas pela sua constância nas organizações atuais, a cultura do imediatismo. Esta cultura dos resultados imediatos condicionam as pessoas a fazer antes de pensar, criando os famosos "apaga incendios". Esta postura é totalmente contrária ao Pensamento Sistêmico pois fragmenta o trabalho e o conhecimento, posicionando o individuo somente no momento em que o projeto já está comprometido.

Ao posicionar esta discussão no campo da comunicação, percebe-se que a abordagem sistêmica é a ideal para o desenvolvimento de projetos na área, pois a comunicação não é um processo linear, sendo influenciada por diversas variáveis.

Destaco o papel das Relações Públicas nesta questão, pois dentro das escolas de comunicação, esta é a profissão que tem a visão mais generalista de Comunicação, trabalhando diretamente com a Comunicação Integrada focada na criação da imagem e manutenção de relacionamentos. Ao trabalhar com imagem e relacionamentos as RP´s tem de considerar sentimentos, expectativas, emoções e influências ambientais internas e externas, que podem comprometer de forma positiva e negativa seu trabalho. É por esta importancia toda que defendo que os profissionais de RP tem OBRIGAÇÃO de cultivar o pensamento sistêmico em seu dia-a-dia, pois é somente desta forma que as relações públicas acontecem.

Devemos fazer um esforço para tirar o Pensamento Sistêmico dos discursos organizacionais e colocá-lo realmente em prática.

Pensamento Sistêmico é prática, quanto mais você exercita, mais longe você consegue ver.

Links interessantes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico
http://romelzanini.blogspot.com/2007/08/o-que-pensamento-sistmico_11.html

This entry was posted on sábado, 30 de abril de 2011 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

2 Responses to “Porque é tão difícil desenvolver o Pensamento Sistêmico???”

Guilherme Carvalho disse...

De fato ainda existe essa dificuldade para aplicar o pensamento sistêmico de forma estruturada, mas já existem metodologias bem interessantes para isso como. Veja, por exemplo, o programa em http://www.visaosistemica.com.br

O programa oferece inclusive ferramentas (formulários, roteiros e software) para ajudar o consultor nessa tarefa. Cabe ao consultor interno ou externo saber como orientar a empresa nesse caminho e ajudá-la na escolha das melhores práticas para seu caso. O cliente precisa enxergar os benefícios práticos e há muitos.

Abraço,
Guilherme Carvalho

JR2 disse...

Que ótima dica Guilherme. Darei uma olhada com bastante atenção neste site!!

Obrigado!!