Design gráfico ou Design da Comunicação??

Por ai revirando alguns sites, encontrei no Portal da Comunicação um questionamento legal sobre a "nova era" do design.


O design gráfico tem uma importância cada vez maior no mercado da comunicação, seja ela editorial ou publicitária, na medida em que esse universo vai percebendo que a organização estética da informação é fundamental para a transmissão da mensagem. "Ele está muito presente em qualquer tipo de comunicação. Atualmente, na Europa, é chamado de design de comunicação", diz Sônia Valentim de Carvalho, diretora da Associação de Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil), entidade realizadora das Bienais de Design Gráfico.


No campo editorial e jornalístico, a informação é passada mais facilmente com o auxílio do design gráfico, "desde que o designer participe do planejamento, não seja um mero maquiador. Ele tem de atuar como organizador da informação, conhecedor da arquitetura da informação, coisa que já vem acontecendo com infográficos e tratamentos tipográficos mais corretos", explica Cláudio Ferlauto, designer e autor de diversos livros, entre eles, o recém-lançado O Efêmero e o Paródico - Crônicas do Design. Segundo ele, o design visual pode, ainda, tornar um produto mais competitivo: "Quem percebe o diferencial do design, como um elemento do ponto de vista produtivo, ganha".


O designer gráfico editorial trabalha nos livros, periódicos (revistas e jornais), anuários, posters, entre outros. Mais do que somente organizar imagens, ilustrações e textos no espaço gráfico, planeja a página de modo a aliar qualidades artísticas e funcionais, buscando, por exemplo, cores, fontes e posicionamentos que a tornem mais agradável e confortável à leitura e apreciação. Luis Marcelo Mendes, que, com André Stolarski, dirige a Tecnopop, produtora de design carioca responsável pela produção da Revista GNT, explica: "No universo editorial, o design gráfico é parte absolutamente fundamental, pois estrutura e dá personalidade a uma publicação. Qualquer elemento que sirva como código visual de identificação tem importância. São eles que nos falam quem é o jornal, a revista ou o livro. Cores, tipos, marcas e até mesmo diagramas, formatos e materiais podem funcionar como códigos visuais".

This entry was posted on quinta-feira, 13 de dezembro de 2007 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.