O conselho

Doze multinacionais criam entidade para discutir e melhorar a qualidade dos blogs corporativos





Um dos melhores rankings de empresas dos Estados Unidos é produzido pela revista americana Fortune com a lista das 500 maiores companhias do País. O trabalho é minucioso e bem elaborado. Há vários subprodutos dessa pesquisa e um deles se refere ao mundo dos blogs corporativos.
A Fortune foi pesquisar e descobriu no seu último levantamento em setembro do ano passado que 9,2% das empresas da sua relação já tinham blogs abertos para o público. Eram 46 marcas, entre elas as mesmas que em dezembro passado resolveram entrar mais firme nesse novo mundo de relacionamento com os consumidores. Quem ainda duvida do interesse das corporações em relação ao mundo dos blogs é obrigatório acessar o endereço www.blogcouncil.org. É lá que companhias como a Cisco, Coca-Cola, Dell, GM, Microsoft, Nokia e SAP resolveram se reunir para discutir as melhores práticas, conceitos e até modelos para um blog corporativo. São 12 associados que já realizaram uma primeira conferência, há uma semana, em Orlando, nos Estados Unidos, com a intenção de organizar o pensamento e definir estratégias para 2008. "É uma viagem em volta para as grandes empresas", afirma Aloisio Sotero, consultor associado de BITES e que nos últimos sete anos tem se especializado no desenvolvimento de produtos envolvendo mídia social e o mundo empresarial. "O movimento das corporações em direção à mídia social mostra que os blogs estão saindo da sua infância e entrando na juventude." O Blog Council é apenas o primeiro lance em escala global. "Nosso desafio é falar para a corporação de maneira mais flexível em relação à linguagem corporativa", afirma Andy Sernovitz, CEO do Blog Council. "Precisamos aprender as melhores práticas para fazer em real-time." Na sua proposta inicial, o Blog Council terá no seu quadro de associados apenas grandes marcas mundiais e alguns blogs não-corporativos convidados.



As perguntas do Blog Council


• Como marcas globais podem gerenciar blogs em mais de uma língua?
• O que deve ser feito numa corporação quando uma significativa parcela dos empregados tem seus diários pessoais?
• Qual o papel de uma marca diante do fenômeno do conteúdo gerado pelo consumidor?
• Qual a postura correta para envolver e responder a blogueiros que falam sobre uma companhia?


Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.