Ranking das marcas mais valiosas

A Interbrand divulgou os resultados da 12ª edição do ranking Melhores Marcas Globais, em que a Coca-Cola está na liderança. Já a Apple, que aumentou seu valor de marca em 58%, passando a ocupar o 8º lugar e é a empresa que mais subiu posições neste ano. Pela primeira vez, a marca se encontra entre as 10 maiores listadas no ranking da Interbrand.

A metodologia utilizada analisa três aspectos principais que contribuem para o valor de uma marca: desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, papel dela no processo de decisão de compra e sua força para continuar garantindo receita para a empresa.

Nesta edição, as marcas de tecnologia continuaram a apresentar crescimento. Sete das 10 marcas mais valiosas são desse segmento: IBM (2°), Microsoft (3°), Google (4°), GE (5°), Intel (7°), Apple e Hewlett-Packard (10°). Sendo que a Apple, Amazon.com (26°), Google e Samsung (17°) são as quatro empresas que mais subiram posições no ranking e uma das poucas novatas é a HTC (98°), fabricante de aparelhos móveis.

O último ano foi marcado pelo surpreendente crescimento da indústria automotiva, conduzido pelo ressurgimento da indústria automotiva americana e pela alta demanda por carros na China. Dessa forma, a Toyota (11°) mantém sua posição como a melhor marca automotiva no estudo. E como novidade a Nissan Motor, a segunda maior fabricante de veículos do Japão e ausente das Melhores Marcas Globais desde 2007, retornou ao Ranking da Interbrand na 90° posição.

O mercado de luxo também desponta no ranking com a Louis Vuitton (18°), Gucci (39°), Hermès (66°), Cartier (70°), Tiffany (73°), Moët & Chandon (77°), Armani (93°) e Burberry (95°) que viram seus respectivos valores de marca aumentar no último ano. Todas as empresas de luxo que aparecem no levantamento da Interbrand obtiveram esse incremento ao alavancarem sua condição de ícone e, simultaneamente, engajaram novos consumidores em experiências únicas e significativas.

Outro setor de destaque é o mercado financeiro. Após a crise econômica de 2008, as marcas financeiras continuam lutando, especialmente, as sediadas nos Estados Unidos. Citi (42°), Barclays (79°), Credit Suisse (82°) e UBS (92°) viram uma pequena diminuição no valor de suas marcas no ranking Interbrand 2011. Entretanto, algumas instituições financeiras com sede na Europa registraram crescimento de 5% ou mais no último ano. O suíço Zurich (94°) e o espanhol Santander (68°) demonstraram comprometimento em reconquistar a confiança dos consumidores e em restabelecer uma forte ética nos negócios.

 AS 10 MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO E SEUS RESPECTIVOS VALORES:

Ranking das marcas mais valiosas segundo pesquisa da Interbrand

Para ter acesso ao ranking completo Interbrand das Melhores Marcas Globais 2011 acesse www.Interbrand.com e nowww.BestGlobalBrands.com. O estudo também está disponível para download em iPads por meio de uma parceria com a PixelMags Inc.




This entry was posted on terça-feira, 4 de outubro de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.