De cara a cara com um Relações Públicas

Olá pessoal!

Hoje reproduzo uma matéria com um dos editores do Blog SerRP. Robson foi entrevistado pela equipe do Fantástico Mundo RP.

Veja abaixo o post veiculado no dia 13/03/2013.

“Ser RP é disponibilizar meios,  constituir 
redes e efetivar  fluxos comunicacionais. 
É constituir relacionamentos 
e mudar comportamentos”.


Hoje nossa entrevista é com um profissional que atua na área institucional e na área de comunicação comunitária, além de também possuir um blog, junto com mais dois administradores, sobre assuntos que envolvem a nossa  profissão (http://serrp.blogspot.com.br). E claro não poderíamos deixar passar o aniversário do nosso entrevistado (dia 29/03), o post é uma forma que temos, também de parabenizá-lo por mais esta data.

Robsno Carvalho Turcato,
editor do Blog Serrp
Nome: Robson Carvalho Turcato

Idade: 32 anos

Formação/instituição: Graduado em Relações Publicas pela Universidade Estadual de Londrina.

Especialização: Especialista em Comunicação Organizacional pela mesma instituição.

Área em que atua: Atuo desde 2007 nas áreas de Propaganda Institucional, Comunicação Comunitária, Eventos (pequeno porte) e Gerenciamento de Projetos de Comunicação Institucional.

Robson entrou nas Relações Públicas por acaso, sem ter conhecimento sobre a grade curricular, mas aos poucos encontrou-se na sua procura pessoal, e na busca pelo poder, como ele mesmo afirma: “Sim, assumo: eu buscava poder. Não o “poder” ostentado, a pompa e a circunstância. Não esse “poder”. Mas o “poder” de ter autoridade e domínio para promover movimentos e movimentações. Ter força e influência, permissão ou autorização para realizar a máxima “ninguém muda ninguém, ninguém muda sozinho, nos mudamos nos encontros”, nos embates, nos confrontos”.

Sempre muito ativo durante a graduação, ele procurou aproveitar as oportunidades que surgiam e, desde o seu segundo ano já estava estagiando e participando voluntariamente de eventos. Dessa forma, conseguiu adentrar no mercado de trabalho com experiências em diversas áreas e, hoje, prepara-se para adentrar no mestrado. Robson também acredita no ganho competitivo que uma organização possui ao ter um profissional de relações públicas quando ele consegue “orquestrar as comunicações e as relações em prol de objetivos mútuos e (co)direcionados”.

Perguntado pela nossa equipe o que significava ser um relações públicas a resposta partiu de suas experiências e coloca: “Tudo o que me proponho realizar busco fazê-lo com entusiasmo. Eu sou apaixonado pela minha profissão e acredito no empoderamento por meio da comunicação, na educação por meio da comunicação, na mobilização por meio da comunicação e na transformação por meio da comunicação”.

Agradecemos ao Robson por sua disponibilidade e pelo compartilhamento de seus conhecimentos. Para nós é de grande importância conhecer relações públicas com perfis diferenciados, com buscas específicas, isso faz com que nossas experiências aumentem e que possamos aprender um pouco mais o que a nossa profissão desperta em diferentes profissionais.

Termino a entrevista com uma frase do entrevistado: “Ser RP é disponibilizar meios, constituir redes e efetivar fluxos comunicacionais. É constituir relacionamentos e mudar comportamentos”.

Publicado originalmente no Fantástico Mundo RP.

This entry was posted on segunda-feira, 18 de março de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.