A MOFILM e a Accenture Marketing Sciences promoveram esta tarde aqui em Cannes um debate sobre o conteúdo gerado pelo usuário. No palco, ninguém menos que Spike Lee, mais uma celebridade que participa do Festival este ano. O cineasta está na cidade acompanhando a MOFILM, especialista em entretenimento por celulares, que veio anunciar o vencedor da sua 1a competiçao de filmes produzidos por usuários.
O fio condutor do debate foi a experiência adquirida com o concurso da MOFILM, que contou com 12 supermarcas como parceiras - AT&T, Best Buy, PepsiCo (Doritos), HP e Nokia, entre outras. As marcas postaram os seus briefs no site da MOFILM e participantes do mundo inteiro enviaram os seus trabalhos - filmes de no máximo 5 minutos, feitos para serem vistos e compartilhados por celulares. Mais de 14 mil usuários fizeram download do brief e as inscriçoes sairam de 120 países diferentes.
O grande vencedor foi 'Feel the Globe', de Hiroki Ono, um japonês de apenas 23 anos que criou uma peça muito bacana para a Nokia. O seu principal prêmio será dividir o set com Spike Lee.
Lee defende que nao é preciso passar por uma escola de cinema para dirigir filmes publicitários e até mesmo cinema, já que uma pessoa que nao tem experiência ou recursos também pode ter uma grande idéia. "Há muita gente talentosa espalhada pelo mundo e essas pessoas precisam de plataformas que revelem os seus trabalhos" - afirmou.
A conclusao da mesa foi a seguinte - investir em conteúdo gerado por usuário pode ser muito interessante, mas é preciso assumir riscos e quebrar padroes. E será que as agências e anunciantes estao preparadas para isso? E quando Spike Lee afirmou que muitas vezes é o cliente quem mata as boas idéias, foi ovacionado pela platéia.
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