Ah, vá... tá! Seremos todos avatares?



Recentemente, o vídeo Avatar, dirigido por James Cameron, causou grande furor no mundo do cinema, arrebatando recordes, principalmente o financeiro. A estória da produção audio-visual envolve vários personagens, dentre eles Jake Sully (Sam Worthington), soldado do exército que ficou paraplégico após um combate no Planeta Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo que faleceu. Todo o desenrolar da trama se passa em Pandora, uma lua extraterrestre, onde há diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Além de uma natureza exuberante, a Lua dos Na’Vi possui metais valiosos cobiçados pelos humanos que desejam explorá-los. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, o povo da Terra cria seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados pelos humanos por meio de máquinas, uma tecnologia que permite que os pensamentos dos controladores sejam aplicados no corpo do Avatar.

No Wikipedia encontrei a seguinte definição para o termo Avatar: “é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade. Muitos não-hindus usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

Outras definições também são apresentadas na enciclopédia colaborativa on-line, como "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra. Ou ainda esta que traz uma definição de um antigo escrito indiano, Vedas: "Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado de Deus pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado de Deus. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara." - Chantajar-caritativa 2.20.263 - 264.

O termo está sendo muito utilizado na rede mundial de computadores, em que pessoas do mundo real, criam imagens, figuras, personagens para representá-las no mundo virtual. Programas criados especialmente para que os usuários possam criar avatares para serem utilizados na Internet permitem que essas figuras sejam bem próximas da pessoa de carne e osso, do usuário. O uso do termo avatar na informática fica então bem claro, pois ocorre a personalização do humano no mundo dos computadores. Um dos jogos que mais ajudaram a popularizar o termo foi o Second Life, que em uma tradução literal significa segunda vida. Na página do jogo, encontra-se uma definição atualizada, que até faz uma mençao ao sucesso de James Cameron, traduzindo de forma simples e direta como o termo foi apropriado pelos internautas: “Em um mundo virtual, um avatar é uma personagem digital que você pode criar e customizar. É você, só que em 3D. Você pode criar um avatar que represente (resemble) sua vida real ou criar uma identidade alternativa. O único limite é sua imaginação. Quem você quer ser?”.

A pergunta feita pelos criadores do Second Life é uma incógnita que traz grandes reflexões. É comum as pessoas que usam avatares ou usam a internet como meio de relacionamento mentirem ou exagerarem na descrição do perfil, refletindo como a pessoa gostaria de ser, como ela imagina ser o físico ideal.

Alguns dias atrás aluguei um filme, que tem o ator Bruce Willis no papel principal, chamado Substitutos. A ideia é semelhante ao filme Avatar, mas em uma escala menos futurística e mais perto da realidade. O ano é 2054. Grande parte da população usa andróides substitutos, que cumprem todos os afazeres do dia a dia e permitem que seus donos jamais tenham que sair de casa. Entretanto um terrorista tecnológico passa a assassinar os andróides, causando caos geral. Dois policiais são designados para cuidar do caso: Tom Greer (Bruce Willis) e sua cópia-andróide.

Quando digo que o tema de Substitutos está mais próximo da realidade, compreendo que, em decorrência da rapidez com que a tecnologia está avançando poderemos, em um futuro próximo, ter uma geração de robôs-avatares realizando nossas tarefas diárias. Vide o exemplo dos japoneses que há anos têm aperfeiçoado a construção dessas máquinas. Algumas com capacidade de transformar as ondas cerebrais, os pensamentos, em ações robóticas simples, como levantar um braço ou se mover em determinadas direções.

Cria-se assim, um leque enorme de opções com o cruzamento de tecnologias, como a robótica, a nanotecnologia, a rede mundial de computadores, a criatividade e a capacidade de realizações dos seres humanos. Mas, as facilidades advindas de tão impressionante avanço tecnológico também pode trazer problemas. Espera-se um aumento no número de obesos, de doenças relacionadas ao sedentarismo e do lixo eletrônico, em uma escala muito maior do que podemos e poderemos acompanhar com soluções.



Juliano Melo.

This entry was posted on sábado, 24 de abril de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.