Livro analisa a importância da comunicação para organizações



No dia 26 de abril de 2010, das 19h às 21h no Salão Nobre da FGV ­ Fundação Getúlio Vargas em São Paulo/SP, acontece o lançamento do livro "Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas", organizado pela professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina/Paraná, Marlene Marchiori. Conceitua a teoria e a prática da comunicação nas organizações, com capítulos escritos por autores internacionais e nacionais e executivos que convivem nesta área. Publicado pela Difusão Editora, é destinado a profissionais de empresas que atuem na área de comunicação e gestão corporativa e também a alunos de graduação e pós-graduação em administração e comunicação. O lançamento também contará com uma mesa redonda cujo tema será "A relação entre Comunicação e Organização", com uma discussão dos tópicos abordados no livro como estratégia, comunicação, interface entre as áreas de comunicação e organização. Os debatedores serão Marlene Marchiori, Ana Luisa de Castro Almeida (diretora acadêmica do Reputation Institute Brasil), Marcio Polidoro (diretor de comunicação empresarial da Odebrecht S/A), Artur L. Brito (professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/FGV) e Paulo Nassar (diretor-geral da Aberje e professor da ECA-USP).

A organizadora em sua primeira parte apresenta um Olhar sobre a Comunicação e a Organização, com capítulos de autores que exploram os fundamentos e desafios da comunicação organização. Conceituam o ambiente organizacional, a influência da Escola de Montreal (corrente de pensamento de que o processo de organização emerge da comunicação), além de explorarem o entendimento da estratégia como prática comunicacional. Outro ponto a destacar no texto são as novas concepções americanas, de que a comunicação é reconhecida como processo fundamental pelo qual as organizações existem e como ponto central para a análise da produção e reprodução organizacionais. Essas teorias consideram a comunicação como meio de transmitir significado, informação e conhecimento a outros. Já a segunda parte, “Comunicação e seus Processos nas Organizações”, destaca as políticas de relacionamento, a gestão estratégica de stakeholders, as interações no ambiente interno das organizações, as distorções comunicativas, a dinâmica simbólica, a construção de relacionamentos interorganizacionais, inovação e o desempenho empresarial. Na terceira parte do livro “Comunicação e suas Práticas nas Organizações”, a obra traz um histórico sobre a evolução da comunicação organizacional brasileira e cases de comunicação organizacional aplicados em empresas como Odebrecht e Vale.

Entre os autores estão nomes como Gail. T. Faihurst (professor da Universidade de Cincinnati/EUA, ganhador do Prêmio Best Book Award da International Communication Association-ICA); James R. Taylor (professor de Comunicação da Universidade de Montreal/Canadá, suas idéias inspiraram a corrente de pensamento da Escola de Montreal, autor de inúmeros livros e artigos, com premiações especiais); Linda Putnam(diretora de Comunicação da Universidade de Santa Bárbara/EUA, que atua com pesquisas com foco em negociação de conflitos em organizações); Luiz Artur L. Brito (professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/FGV e ex-diretor da Bunge e Dixie Toga); Paulo Nassar (Diretor-Geral da Aberje e professor da ECA-USP); Sérgio Bulgacov (professor da Universidade Federal do Paraná, professor- visitante da University of Birmingham/Inglaterra e Florida University/EUA); Stanley Deetz (professor de Comunicação da Universidade do Colorado/EUA e coordenador do Centro Peace and Conflict Studies).

This entry was posted on segunda-feira, 19 de abril de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.