Storytelling como narrativa da experiência: aplicações na comunicação organizacional
O conceito de comunicação está ligado a tornar comum, partilhar, comungar. Isso não significa que as percepções dos envolvidos tenham que ser as mesmas ou haver concordância com o que fora enunciado. Mais ainda não significa que as partes em contato de fato estejam intercambiando informação transformada em conhecimento, com qualquer nível de atenção ou retenção. É importante, para a comunicação nas e das organizações, encontrar uma sintonia com indivíduos e grupos de interação. A contação de histórias ou storytelling conforma-se num formato atrativo e de repercussão, dando visibilidade à mensagem oficial mesmo em tempos de diversidade de fontes emissoras e de sobrecarga informativa.
Emergem simultaneamente na sociedade atores diversificados e comunicantes, com alta potencialidade de criação, estimulados por plataformas conectadas facilitadoras de trocas e difusões de posicionamento. São pessoas que apresentam um nível superior de exigência em termos de conteúdo e atratividade contextual, bem distantes da postura passiva atestada até então – e supostamente adequada ao formato unidirecional broadcast. Hoje, com multiprotagonistas em interações mediadas ou incitadas pela tecnologia, a Comunicação Organizacional acaba reconfigurada para dar conta de expectativas mais elevadas em torno da transparência e da relevância das mensagens.
Um centramento estratégico da narrativa deve considerar a necessidade de recriação de formatos interativos como força atrativa diante da atenção pulverizada. Com o descentramento do sujeito, fica redobradamente difícil atingi-lo com mensagens, porque ele não é mais singular e estável, mas sim múltiplo e mutável de acordo com a situação que enfrenta. Conquistar sua atenção e sua palavra de recomendação se torna algo complexo.
Objetivos do curso
- Desenvolver a capacidade analítica do contexto de implantação de processos de storytelling;
- Aprender a despertar e a captar histórias circulantes no ambiente organizacional;
- Inserir o formato discursivo do storytelling nos processos usuais de comunicação organizacional;
- Aplicar o conceito de storytelling no planejamento de novos projetos de informação e relacionamento corporativos.
Programa
1. Contexto do storytelling
- sobrecarga informativa
- economia da atenção
- multiprotagonismo
2. Conceitos em storytelling
- ‘nova história’
- História versus Memória
- História oral
- Retórica e ética
- Storytelling: narrativa de experiência versus ficção
- breve histórico do storytelling
- Transmídia storytelling
- Tópicos de roteirização
3. Aplicações em storytelling
- Cinema
- Publicidade
- Comunicação Interna
- Memória
- Promoção
- Marketing de Incentivo
- Comunicação oral da liderança
Os benefícios para os participantes
A intenção é promover, junto aos participantes, uma alteração na lógica criativa convencional em comunicação organizacional para estabelecer interfaces com públicos estratégicos, com uso adequado e crescente da contação de histórias. A turma deverá despertar para uma construção de narrativa mais enriquecedora, com pluralidade de vozes e num tom inclusivo que facilita o repasse e a retenção de mensagens-chaves. Através do exemplo e da experiência evocada, os profissionais de comunicação e de outras áreas interessados poderão incentivar um trabalho mais colaborativo nos seus ambientes de trabalho, numa renovação saudável de processos concatenada com as novas exigências de uma sociedade conectada, e melhorar a performance de seus projetos.
A metodologia aplicada
Aula expositiva conceitual, mostra de cases aplicados em diversas modalidades da comunicação, intercâmbio de práticas do próprio grupo e exercícios práticos de contação de histórias.
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