Promoções, prêmios e concursos: veja como as empresas "fisgam" usuários no Twitter






Em menos de um ano, empresas brasileiras atraíram milhares de seguidores no Twitter. Para “fisgar” os usuários e potenciais consumidores, elas oferecem promoções-relâmpago, descontos generosos, concursos culturais e até mesmo sorteio de prêmios.


Em junho, por exemplo, a loja virtual Submarino, lançou uma promoção exclusiva no Twitter que premiou com “um cinema em casa” o seguidor que melhor respondeu a pergunta “O que você faria para conquistar milhares de amigos?”. O inusitado na promoção era que o prêmio “engordava” caso o Submarino atingisse metas de seguidores, indo de um aparelho blu-ray e seis filmes (para 12.999) até um kit mais completo (acima de 15 mil seguidores).



A condicionante fez com que os participantes replicassem muitas vezes a chamada da promoção no Twitter, atraindo curiosos e interessados. Como resultado, o perfil da loja, que na época contava com menos de 13 mil seguidores, passou dos 15 mil e atingiu o prêmio máximo: uma TV de plasma full HD de 50 polegadas, com home theater, um aparelho blu-ray e seis filmes. Hoje, a empresa é a mais popular entre os perfis corporativos brasileiros no Twitter, com aproximadamente 25,6 mil seguidores (número apurado pela reportagem na última sexta-feira).
Nos EUA, a fabricante de computadores Dell já lucrou mais de US$ 3 milhões em vendas realizadas a partir de links postados no Twitter. Para os consumidores brasileiros, a Dell lançou um perfil em fevereiro deste ano e conta com mais de 11,3 mil seguidores. Na ferramenta, a empresa divulga promoções e responde dúvidas de usuários. “O objetivo principal da Dell é ter a possibilidade de se relacionar de forma mais direta com os nossos clientes. Queremos ouvi-los”, afirma Mirvane Goulart, gerente sênior de marketing online da Dell para América Latina.

“Existe sim a divulgação de ofertas, concursos culturais e eventuais ações exclusivas para nossos seguidores, mas sempre observando que o objetivo principal não é a venda e sim relacionamento”, enfatiza Mirvane.

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DanielTopel, CEO da NetMoviesOutra empresa que faz barulho no Twitter e vai além da divulgação de promoções é a locadora online NetMovies. “Oferecemos notícias, curiosidades e entretenimento relacionado ao mundo do cinema. A nossa ouvidoria também utiliza o Twitter para resolver dúvidas rápidas dos usuários, encaminhar casos à área de atendimento da empresa e principalmente medir o nível de satisfação dos usuários com o nosso serviço”, explica Daniel Topel, CEO da NetMovies.


Presente no Twitter há apenas três meses, a locadora online atraiu mais de 7,6 mil seguidores e quer terminar o mês de agosto com mais de 8 mil, segundo estimativa de Topel. “Mensalmente milhares de visitantes chegam ao nosso site por meio do Twitter e uma boa parte faz assinatura, afinal, são pessoas interessadas em cinema”, afirma o CEO, que prefere não revelar valores de venda.

Interatividade
Essas ações encontram forte aceitação entre os “twiteirros”. Uma pesquisa da agência de publicidade Bullet realizada em abril deste ano com 3.268 usuários brasileiros do Twitter descobriu que 53,6% dos entrevistados achavam interessantes ações publicitárias na ferramenta, desde que tivessem relevância.
Mais da metade (51%) respondeu que nunca participou de ações promocionais na ferramenta, porém tem interesse e ainda 33% disseram já ter participado de algum tipo de ação publicitária no Twitter. Cerca de 70% afirmaram seguir ou já ter seguido perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.


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Ricardo Mohr, da ConverseParticipar de decisões da empresa é uma das possibilidades que a Converse All Star oferece aos seus seguidores. “Em breve lançaremos uma campanha inédita, que fará o consumidor participar diretamente da construção de uma linha para a coleção outono/inverno 2010”, revela Rodrigo Mohr, gerente de marketing da marca de calçados.


O nome do perfil da Converse no Twitter, “conversando”, denuncia o que a marca propõe para o serviço. “Queremos atrais seguidores ‘falantes’, que opinam, sugerem, criticam. A rede social é feita desta comunicação e pluralidade, é construída por várias mãos”, destaca Mohr.


Mesmo sem enviar descontos, a Converse já conta com mais de 4 mil seguidores no Twitter. “Oferecemos conteúdo. Novidades em arte, música, moda e esporte que são os mundos da marca”, explica Mohr.


Versatilidade
A versatilidade da ferramenta é tamanha que até mesmo um apartamento já foi vendido pelo Twitter. A Tecnisa, primeira incorporadora brasileira a comercializar um imóvel pelo serviço, vendeu uma unidade de três suítes, localizada no Alto da Lapa, em São Paulo, por R$ 500 mil. Segundo a Tecnisa, o comprador se interessou por uma promoção exclusiva para usuários de redes sociais que oferecia um bônus de R$ 2 mil em vale-compras, além de armários e cozinhas planejados.


“Esta conquista inédita fortalece nossa estratégia de divulgação online dos imóveis. Afinal, conseguimos um excelente resultado com um baixo investimento”, avalia Romeo Busarello, diretor de marketing da Tecnisa.




Fonte.


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This entry was posted on segunda-feira, 10 de agosto de 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.