Brasil já é o 4º maior mercado do mundo de gamers, com 35 milhões de usuários




O Brasil conta com 35 milhões de usuários de jogos digitais – o equivalente a 76% da população ativa na Internet de 10 a 65 anos, que é de 46 milhões de pessoas. Este número posiciona o País como o quarto maior mercado do mundo neste segmento, atrás apenas dos Estados Unidos (145 milhões de jogadores), Rússia (38 milhões) e Alemanha (36 milhões).


Esta é uma das conclusões da pesquisa realizada pela Newzoo, empresa internacional de estudo de mercado focada na indústria de jogos, e encomendada pela Real Games – líder mundial de jogos casuais - , e por outras grandes empresas mundiais de jogos. Pela primeira vez, a pesquisa abrangeu o mercado brasileiro, onde a Real Games atua desde o ano 2000 por meio de sua subsidiária latino-americana Atrativa.


Realizada junto a 20 mil pessoas em 10 países (incluindo Europa, EUA, México e Brasil), a pesquisa mostrou que o rápido avanço dos jogos online e dispositivos móveis posicionou os mercados emergentes em patamares semelhantes ao da União Européia.


Outro dado muito relevante é que os 35 milhões de usuários de jogos digitais no Brasil gastam 10,7 horas por semana jogando. Esse dado inclui todas as plataformas de jogos.


Além disso, o tempo gasto com jogos, entre esses jogadores, é quase o dobro do dedicado a assistir TV – de 5,5 horas por semana. Também é bem superior ao período destinado a ouvir rádio (4 horas) ou a ler revistas e jornais (1,8 horas). E é praticamente equivalente ao tempo que gastam na Internet, de 11,3 horas por semana.


Em relação à força dos dispositivos móveis (celulares e smartphones), a pesquisa mostrou que o Brasil possui 24 milhões de jogadores.


Segundo os dados levantados o tamanho do mercado brasileiro, quase 47% dos jogadores gasta dinheiro com jogos. Mais de dois terços do orçamento para jogos são gastos diretamente online.


Perfil dos usuários


O perfil dos usuários de jogos digitais no Brasil apontou 19,2 milhões de homens – ou 83% da população masculina ativa na internet – e 15,8 milhões de mulheres – ou 69% da população feminina ativa na rede.


Entre o público feminino que gosta de jogos digitais, 77% preferem os jogos casuais. Segundo a pesquisa, 12,1 milhões de mulheres acessam sites de jogos casuais.


A pesquisa incluiu usuários de todos os tipos de jogos: consoles, celulares, redes sociais, portais de jogos casuais ou jogos de computador stand-alone; jogos na plataforma Mac (downloados ou caixas de DVDs) e jogos MMO, constituindo-se na mais ampla radiografia internacional deste mercado.


Entre os diferentes tipos de jogos, os sites de jogos casuais, como Atrativa e Clickjogos, são a plataforma mais popular no País: são 26,4 milhões de usuários, o equivalente a 57% da população ativa na internet ou 74% de todos os jogadores. O Brasil tem mais usuários de jogos casuais online do que qualquer país europeu – no Reino Unido, o europeu com maior adesão aos jogos casuais, o número de jogadores é de 21,5 milhões.



Siga o BlogSerRP




This entry was posted on quarta-feira, 4 de maio de 2011 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.