Plataforma Web Rádio Água – Gestão do Conhecimento e Mídias Sociais

Web RadioEste post é para apresentar a vocês o projeto Web Rádio Água. Este projeto é relativamente novo, com grandes perspectivas de expansão e disseminação das Tecnologias Sociais.

O projeto Web Rádio Água é desenvolvido pelo Centro Internacional de Hidroinformática e conta com a parceria da ITAIPU Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Programa Hidrológico Internacional da UNESCO e a Radio Netherlands Training Centre (RNTC), um anexo da emissora internacional holandesa Radio Netherlands Worldwide (RNW).

Por meio da mediação pedagógica e aprendizagem colaborativa, a Plataforma Web Rádio Água trabalha em diferentes linguagens midiáticas, com ênfase em arquivos de áudio, reunindo esforços e interatividade para gerir conhecimento educativo e fomentar a sociedade civil para a construção de cidadania e promoção da sustentabilidade na América Latina e Caribe.

Entre as tecnologias idealizadas e desenvolvidas pelo Centro Internacional de Hidroinformática – CIH, o Projeto Web Rádio Água (WRA), num conceito mais amplo de tecnologias sociais, abrange três vertentes principais:

A primeira é a tecnologia em si: uma plataforma web interativa de comunicação, desenvolvida inteiramente com ferramentas livres, dedicada a troca de informações e experiências, por meio da disponibilização de conteúdos acerca da temática água. A plataforma web pode ser acessada gratuitamente por qualquer pessoa ou grupo que possua um computador e acesso à rede. Tem como função principal, abrir um espaço informativo e também de discussões e debates, através de postagens e downloads de conteúdos de áudio, vídeo e texto, por qualquer usuário.

Os principais elementos da Plataforma são: (1) Fóruns, onde podem ser levantados questionamentos sobre os temas de interesse do projeto, dando a oportunidade dos usuários debaterem sobre o tema; (2) Blogs, todos os usuários da Plataforma Web Rádio Água cadastrados podem criar os seus perfis. Nos Blogs são permitidas postagens de textos próprios ou citações, fotos, vídeos, arquivos etc; (3) uma Wiki, ou seja, uma enciclopédia virtual, em que os usuários, de forma colaborativa, poderão criar artigos sobre assuntos que tenham propriedade para fazer reflexões.

Por fim, toda a Plataforma Web Rádio Água é caracterizada pela liberdade, tanto do conteúdo como do desenvolvimento tecnológico, cuja comunidade de desenvolvedores é fornecedora e receptora de módulos de códigos de aplicativos e sistemas. A Web Rádio Água foi desenvolvida com as ferramentas Joomla!, para a gestão de conteúdos, PHPBB para o Fórum e MediaWiki para a enciclopédia Wiki - toda em software livre.

A segunda vertente é relativa à metodologia. Além da metodologia de desenvolvimento tecnológico, de conteúdo e de relacionamentos, a equipe do projeto elaborou também a metodologia específica de replicação da WRA, que consiste em um pacote de ações necessárias para o desenvolvimento e implantação do projeto em outros locais com diferentes parceiros. O conceito e a tecnologia podem ser customizadas de acordo com as necessidades locais, mantendo-se a identidade e padrões de qualidade executados no projeto original. Todo o projeto é planejado, documentado e acompanhado de modo que seja possível refazer cada passo e corrigir os desvios numa próxima aplicação da metodologia.

O convênio que deu origem à Plataforma Web Rádio Água, prevê a consolidação do projeto e também a sua conversão em um programa internacional, no qual se pretende a implantação de unidades na América Latina e no Caribe.

O processo consiste, basicamente, em fornecer a tecnologia implantada no projeto original da WRA, capacitar os administradores da plataforma nas unidades internacionais, capacitar comunicadores, auxiliar na prospecção de parcerias, contribuir no processo de disponibilização de conteúdo e integrar as unidades.

Outro aspecto relativo às tecnologias sociais que o projeto aborda é a comunicação visando o bem comum. Com um modelo interativo, no qual os usuário têm um espaço para produzir e publicar seus próprios conteúdos, proporcionado o intercâmbio de conhecimento, construção de cidadania e promoção da sustentabilidade a partir da participação e colaboração da sociedade.

Tratando de temas ligados à temática água, como por exemplo, a preservação dos recursos hídricos, a Plataforma Web Rádio Água proporciona um diálogo entre os saberes, acadêmicos e populares, e acaba mobilizando o indivíduo para agir coletivamente, em prol dos objetivos comuns.

O papel da comunicação é fundamental, pois colabora na construção da cidadania por meio do trabalho de conscientização com ações coletivas. Além disso, a comunicação integradora contribui para o desenvolvimento da capacidade de uma visão sistêmica em diversas realidades e também para um aporte interdisciplinar para a geração de conhecimento.




*** Este post foi o vencedor da promoção que a realizada sobre Gestão do Conhecimento e Mídias Sociais, como prêmio a Web Rádio Água ganhou um Tutorial online de GC da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Sobre os escritores: Fagner Bittencourt de Oliveira – Analista de Sistemas - @_squiter_, Robson Carvalho Turcatto – Relações Públicas - @birobson e Willbur Rogers de Souza – Jornalista - @willbursouza. Sobre a Web Radio Água – @webradioagua




Fonte: SBGC

This entry was posted on segunda-feira, 9 de maio de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.