A grande vitrine da Comunicação Corporativa

Pode ser um pensamento um pouco prematuro este que estou querendo transmitir, porém é algo que vem me incomodando há algum tempo, reforçado por aquilo que vejo no dia-a-dia em minha profissão.

Estou falando sobre como a Comunicação é percebida pelo mercado, e como nós os Comunicadores temos influênciado neste processo!

Um papel fundamental neste movimento é exercido pelas premiações, cases e eventos em nossa área, que já foi alvo de uma crítica ferrenha do Comunicador Wilson da Costa Bueno em seu artigo A farsa dos cases e das premiações. Vale muito a pena ler para despertar o tão necessário olhar crítico sobre nosso mercado. O que quero questionar vem muito a calhar com esta discussão levantada por Wilson, porém explorando o ponto de vista dos resultados destas ações. Sempre que temos contato com relatos de estratégias de comunicação aplicadas nas empresas, somos apresentados à grandes campanhas, peças incríveis de publicidade e layouts lindos de materiais institucionais, porém, não temos noção de como realmente a comunicação funciona nesta empresa, ficando reféns de projetos pontuais e muitas vezes sem integração com um plano maior.

Noto sempre que na maioria das vezes as expectativas dos diretores de uma empresa a respeito de um profissional de comunicação é que eles querem que seus projetos tenham beleza, que sejam grandiozos e ganhem notoriedade, o que pode nos mostrar maior preocupação com a estética, e não nos resultado de longo prazo. A minha sina e a da maioria dos bons profissionais de comunicação é mostrar que nosso trabalho é muito mais do que grandes sacadas, que por trás de cada grande idéia, deve haver um enorme esforço de planejamento, totalmente estruturado com os outros processos organizacionais, e ainda mais importante, totalmente alinhado com o que seu público espera.

Esta diferença de visão que o mercado tem dos profissionais de comunicação por vezes é reforçada pelas premiações e eventos citados acima. Temos de tomar um grande cuidado ao divulgar o nosso trabalho, estes eventos são a oportunidade divulgar nossos resultados de uma forma educativa, mostrando ao mercado como é que é um trabalho de comunicação de verdade, focado no longo prazo, na geração e manutenção de relacionamentos.

Observo que a comunicação está retornando as origens, ficando minimalista, genuina e humanizada. Esta é uma grande mudança que interfere em toda estratégia empresarial, obrigando os profissionais de comunicação a reavaliarem seus posicionamentos. Esta volta às origens da comunicação reforça a necessidade de se estabelecer um sólido PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, e não somente estratégias fragmentadas aquelas que já estamos habituados a verificar nas empresas. Por processo entende-se um movimento contínuo, um fluxo, que é próprio da comunicação. A comunicação não pára, não dá pausas, não tem horários definidos.

Em nossos próximos cases, ao invés de dar foco à projetos pontuais, vamos dar importância aos processos de comunicação, e como estes processos estão gerando relacionamentos para suas empresas, topam?

This entry was posted on quinta-feira, 19 de maio de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.