Histórias de RP pelo mundo: o início de carreira de Célcia Chilaúle

Storytelling


Há quase um ano, ela é chefe de Administração e Finanças da Ajuda Popular da Noruega  (APN). Além destas áreas, cuida de comunicação e recursos humanos desta entidade que atua em desminagem - retirada de minas e explosivos de guerra em países que sofreram algum tipo de guerra ou conflito. Em estruturas de trabalho enxutas, como se vê em organizações da sociedade civil e mesmo na iniciativa privada, não é raro precisar ocupar e desdobrar-se entre várias funções. Claro que isto é ainda mais desafiador quando se trata do início de carreira de alguém. É o caso da moçambicana Célcia Chilaúle, formada em Relações Públicas pela Universidade Luterana do Brasil/ULBRA-RS no final de 2008.

Quando chegou ao Brasil para estudar, já tinha o curso técnico de Gestão e Administração de Empresas. Mas desde antes seu interesse estava traçado: “sou muito apaixonada por Relações Publicas desde criança, então quando tive a oportunidade de ter bolsa para estudar no Brasil  não pensei duas vezes”. Sua convicção veio do constante apontamento das pessoas quando fazia sensibilização nas áreas de HIV/AIDS e Planejamento Sexual em escolas e comunidades de seu país natal – todos diziam que o trabalho era de RP, porque ela era um elo de ligação entre a ONG e o público-alvo. Ela revela que o período universitário atingiu todas as expectativas e foi até além. Sua satisfação é explicada pelo desempenho dos professores em sala de aula, com conceitos e discussões, complementado pelo contato direto com a realidade em atividades práticas. “Isso é muito importante para que o estudante saia da Universidade minimamente preparado para o mercado de trabalho”, avalia a profissional.

Ainda que não saiba o futuro, tem intenção de retornar ao Brasil para cursar Mestrado. Até lá, pretende trabalhar bastante, apostando que as empresas moçambicanas agora já estejam apostando mais no departamento de Comunicação e conhecendo a importância do RP.

OBS: este post faz parte de uma ação coletiva entre vários blogs para comemorar o Dia Interamericano de Relações Públicas, marcado em 26 de setembro de cada ano por conta da data de fundação da FIARP, hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas/CONFIARP. Foram entrevistas realizadas via internet pelo RP Rodrigo Cogo, do portal www.mundorp.com.br, e compartilhadas agora.

Já participaram o blog Ser.RP com “Histórias de RP pelo mundo: o início de carreira de Célcia Chilaúle”; o blog Comunicação e Tendências com “Histórias de RP pelo mundo: o reposicionamento conceitual de Fábio Procópio”; o blog Rede RP com “Histórias de RP pelo mundo: o apelo internacional de Cassandra Brunetto”; o blog Versátil RP com “Histórias de RP pelo mundo: o trabalho desbravador de Sônia Costa”; o blog RP&PP com “Histórias de RP pelo mundo: o aprendizado de Juliana Schneider”; o blog A Bordo da Comunicação com “Histórias de RP pelo mundo: as opções criativas da Mayra Martins”; e o blog UniRP com“Histórias de RP pelo mundo: a eclética trajetória de Sulamita Gomes”. Acompanhe todas as postagens reunidas no blog Relações nesta segunda-feira, dia 26.








This entry was posted on quarta-feira, 14 de setembro de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.