Ainda no foco de nosso TCC - Giacometti Propaganda e Arquitetura de Marca

Com a intenção de publicar nosso TCC no Abrapcorp, nestes últimos dias eu estava revendo os arquivos (que tratou da construção da marca Ímpar - Inteligencia de Marketing) e me lembrei de ter lido algumas informações importantes nesta matéria da Negócias da Comunicação, o que ajudou a vislumbrar uma futura oportunidade de negócios.

Espero que apreciem.


A marca é o grande patrimônio de uma empresa. Por isso, a Giacometti Propaganda e Arquitetura de Marca é uma agência de comunicações que se especializou na construção de uma identidade de marca sólida para seus clientes, orientada a partir de uma visão de futuro. Desse modo, ferramentas práticas como a Sala do Cliente, a Sala da Criação de Diferenciais Competitivos e a Equipe de Resultados, entre outras, são associadas a parcerias com empresas coligadas, para compor duas linhas de força que procuram garantir a consolidação da personalidade da marca.

Com foco no pensamento estratégico, a Giacometti desenvolve um modelo metodológico diferenciado, basea­do no envolvimento real e prático nas áreas de negócios dos clientes. Auxilia, inclusive, no desenvolvimento da sua equipe de vendas, visando a máxima produtividade. "A arquitetura de marca, na verdade, é uma arquitetura de negócios, que engloba um trabalho feito em diversas áreas da empresa, tais como as de recursos humanos, marketing, vendas, logística e distribuição. Trabalhando com eficiência e harmonia, deixando o consumidor satisfeito, isso vai fazer com que a organização tenha marcas com um prestígio duradouro, e não algo efêmero, que se sustenta apenas enquanto a campanha publicitária estiver sendo veiculada", afirma Denis Giacometti, presidente da agência.

Ferramentas estratégicas
Ele revela que foram desenvolvidas algumas ferramentas que auxiliam no processo de construção da marca. Uma delas é planejar a longo prazo, já que alguns projetos têm um grau de maturação muito lento. Assim, a Giacometti tem como missão auxiliar seus clientes a pensar nesse futuro, estabelecendo metas tangíveis, inclusive de percepção das suas marcas. "Quando estabelecemos o nosso norte, sabemos para onde vamos", explica Denis Giacometti.

Mas, para chegar lá, também é preciso definir a estratégia, pois, embora o caminho seja único, há táticas diferentes para se alcançar os objetivos. Em seguida, vem o posicionamento mercadológico, ou seja, como a empresa vai se posicionar no mercado em termos do custo-benefício dos seus produtos.

A partir disso se estabelece a personalidade da marca e se desenha como as vendas devem ser conduzidas, ou, em outras palavras, como a empresa deve praticar sua política comercial. "São pontos que a Giacometti desenvolve nos cinco primeiros meses de relação com seus clientes e não é simples como parece, pois isso implica mudanças e sempre há fatores de resistência", afirma Denis Giacometti.

Segundo ele, embora a marca seja um bem de valor inestimável, no Brasil são poucas as empresas que estão preocupadas em construir e manter marcas sólidas. "Quando acontece, muitas vezes, a preocupação é com o prestígio, e não com o processo organizacional que levará à consolidação da marca. Para que seja realmente reconhecida, é preciso que o consumidor esteja plenamente satisfeito com a empresa, e suas queixas e reclamações, atendidas", observa.

Pesquisas feitas pela ­Giacometti mostram que os fatores relevantes no momento da compra são a localização do estabelecimento comercial, as campanhas publicitárias que influenciam e informam o consumidor, e a indicação de terceiros. "Por isso, nossa missão é auxiliar o cliente a criar diferenciais competitivos, pois sem isso o produto vira uma simples mercadoria e a decisão de compra é feita pelo preço mais em conta", enfatiza

Para que o atendimento - baseado em diferenciais exclusivos como a Sala do Cliente, a Sala da Criação de Diferenciais Competitivos e a Equipe de Resultados, entre outros - tenha o alcance e os resultados pretendidos, uma das suas metas é desenvolver uma área de qualificação de profissionais treinados nessas novas ­metodologias.

"Quanto mais conhecimento você tem sobre o seu cliente, mais preparado estará para ser criativo e eficiente, pois estará mais focado e dirigido, sem a possibilidade de cometer erros na sua comunicação. A informação completa também permite uma liberdade maior para criar", afirma Julio Isnard, diretor de criação da Giacometti.

Para ele, as cinco unidades - São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis - permitem a troca de informações e experiências. "Um fator a mais que pesa na qualidade do atendimento e na satisfação do ­cliente", explica.

Conquista de público
Um case interessante no portfólio da agência é o Shopping Tamboré, em São Paulo. Sua localização é acessível a consumidores de diversas classes sociais, mas o objetivo desse cliente era posicioná-lo para a classe B, diferenciando-o em relação aos concorrentes da região e tornando-o mais atraente também à A.

Além de rever o mix de lojas, trazendo marcas e grifes importantes, foi criado um novo conceito para traduzir essa transformação. "O slogan 'Shopping Tamboré. A gente tem' resumiu o novo posicionamento, demonstrando que o shopping era a opção mais completa e agradável da região", conta Giacometti.

O Tamboré vem aumentando o fluxo de clientes, crescendo de 12% a 14% ao mês em comparação com o ano passado. "A Giacometti fez um trabalho estratégico para a diferenciação dos públicos que pretendíamos atingir, por meio de levantamento de informações, pesquisas e a interpretação dessas conclusões. Uma vez definido o nosso público-alvo, ficou mais fácil partir para a estruturação da campanha que visava atingi-lo", conta Alessandra Tiraboschi, gerente de marketing do Shopping Tamboré. "Eles fazem um trabalho à altura das necessidades, com um envolvimento profundo em seus negócios", conclui. Desse modo, cada um se sente um cliente realmente especial.


Postado por: Ramon Fernandes

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One Response to “Ainda no foco de nosso TCC - Giacometti Propaganda e Arquitetura de Marca”

Allan disse...

"Quando acontece, muitas vezes, a preocupação é com o prestígio, e não com o processo organizacional que levará à consolidação da marca."

Gostei da opinião, penso que esse seja um grande impecílio na vida dos profissionais de RP, pois temos de "convecê-los" da importância deste investimento na consolidação e/ou construção da marca.


Abs.