Esta matéria foi retirada de uma publicação da Unimed de Londrina/Pr - Mundo Corporativo. Trata-se de um jornal informativo bimestral direcionados aqueles conveniados por planos corporativos. Eu achei as matérias e a abordagem muito interessante pois tratam de assuntos correlatos ao "mundo corporativo", mas sem esquecer do "universo" Londrina. Parabéns aos profissionais responsáveis.
Executivos encontram nos livros uma forma de compartilhar suas experiências profissionais.
Toda empresa tem sua história demarcada por acontecimentos peculiares, formas de atuação diante de cada situação, mudanças e crescimento. Cada organização é única e a forma de registrar sua memória também deve ser única. Ao revelar o conjunto de fatos pelos quais passou, a organização resgata seu curso, escrito ao longo dos anos.
Não é raro encontrarmos nas livrarias obras que desvendam os bastidores de uma empresa, muitas vezes, contadas através da trajetória de seu fundador ou do principal executivo da organização. É por meio da vivência empresarial dele que a organização partilha com o leitor erros, acertos, curiosidades, estratégias, servindo de exemplo para outras gerações.
Escrevendo um livro, o executivo tem ainda a oportunidade de repassar conhecimento e valores, reconhecendo-se também como sujeito histórico e parte ativa da sociedade.
Apostar na experiência literária, mesmo que sem ambições comerciais, é mostrar-se como alguém que não surgiu do nada, e que está sempre em construção, num processo contínuo de revisão e aperfeiçoamento.
Nos últimos anos, as biografias desses homens de negócio têm alcançado um grande sucesso editorial no Brasil, alcançando vendagens que se equiparam aos livros de auto-ajuda. Diversos empresários lançaram-se neste filão e,
assim, ajudaram a traçar um retrato do mundo corporativo brasileiro. Executivos que souberam virar o jogo, superaram momentos difíceis e criaram estratégias ousadas já se renderam ao universo das letras contando, inclusive, detalhes de como suas vidas pessoais são uma extensão do trabalho.Não é raro encontrarmos nas livrarias obras que desvendam os bastidores de uma empresa, muitas vezes, contadas através da trajetória de seu fundador ou do principal executivo da organização. É por meio da vivência empresarial dele que a organização partilha com o leitor erros, acertos, curiosidades, estratégias, servindo de exemplo para outras gerações.
Escrevendo um livro, o executivo tem ainda a oportunidade de repassar conhecimento e valores, reconhecendo-se também como sujeito histórico e parte ativa da sociedade.
Apostar na experiência literária, mesmo que sem ambições comerciais, é mostrar-se como alguém que não surgiu do nada, e que está sempre em construção, num processo contínuo de revisão e aperfeiçoamento.
Nos últimos anos, as biografias desses homens de negócio têm alcançado um grande sucesso editorial no Brasil, alcançando vendagens que se equiparam aos livros de auto-ajuda. Diversos empresários lançaram-se neste filão e,
Exemplos não faltam. O livro “Samuel Klein e Casas Bahia – uma Trajetória de Sucesso”, biografia escrita pelo jornalista Elias Awad, traz os caminhos trilhados por esse polonês, que chegou ao Brasil em 1952, após fugir de um campo de concentração, para se tornar um gigante do varejo. A obra se baseia na alma de vendedor do fundador da famosa loja de móveis e eletrodomésticos, de longe a maior anunciante do país e a mais lembrada por seis em cada dez consumidores brasileiros.
Leia mais em: http://www.unimedlondrina.com.br/index.php?dir=segmentos/jornal/01-2008&file=pag02.php
Postado por: Ramon Fernandes.
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