Navegando no Terra Forum Consultores me deparei com o seguinte artigo: Mercado Preditivo: o novo aliado das organizações. Muito interessante a teoria e as aplicações deste tipo de ação. Seria uma estratégia para tirar informação de um determinado público, com o objetivo de verificar um cenário futuro, para uma instituição ou ação qualquer.
Gostei particularmente da parte em que o autor fala da utilização para o público interno de uma empresa, quem sabe utilize isto ainda.
A seguir um recorte do artigo.
O que é!
Mercados Preditivos são mercados de apostas que têm como finalidade prever algo que irá acontecer futuramente. O princípio dessa ferramenta é o de que a opinião de um grupo grande de pessoas suficientemente diverso é mais próxima da realidade futura do que a opinião de um especialista no assunto.
De certa forma, pode-se dizer que este é um grande jogo de apostas em que os participantes, utilizando dinheiro real ou virtual, indicam o que acreditam que irá ocorrer no futuro e, assim, aqueles que acertam ganham premiações proporcionais às apostas feitas. Esse é o grande trunfo dos Mercados Preditivos em relação às demais ferramentas que tentam prever o futuro. Um grupo de pessoas incentivado a apostar e ganhar gera informações de alta qualidade, quando todos os lances dados sobre um determinado tema são analisados em conjunto.
Portanto, a análise final dos dados do Mercado Preditivo é feita com base nas apostas. A quantidade de dinheiro apostada, seja ele real ou virtual, reflete de maneira fiel o que o grupo de indivíduos acredita que irá acontecer.
Sobre a utilização com o público interno:
Em grandes corporações essa ferramenta também já está sendo utilizada. O objetivo principal desses Mercados é gerar predições que realmente agreguem valor para a empresa, através das informações de seus colaboradores. Os temas abordados podem ser externos (Ex. demanda externa de novos produtos, preço futuro de produtos já existentes no mercado) ou internos (Ex. performance da linha de produção).
Outro ponto em comum na aplicação dessa ferramenta nas empresas é a utilização de dinheiro virtual. Isto porque é difícil imaginar uma empresa que peça para seus funcionários apostarem seu próprio dinheiro para finalidades voltadas à empresa. Assim, os incentivos para que os colaboradores participem das apostas são visibilidade na empresa, troca de pontos acumulados por prêmios ou bônus salarial, entre outros.
Fonte: Terra Forum Consultores - http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/in3/Artigos/Mercados%20Preditivos%20%E2%80%93%20o%20novo%20aliado%20das%20corpora%C3%A7%C3%B5es.aspx
Postado por: Ramon Fernandes.
Ja ouviu falar sobre Mercados Preditivos?? Eu não.
This entry was posted on quarta-feira, 19 de março de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
One Response to “Ja ouviu falar sobre Mercados Preditivos?? Eu não.”
Legal isso, eu também desconhecia e achei bem interessante e estimulante, pois através do icentivo (prêmio), gera-se uma constante atualização e pesquisa de mercado...
abs.
Postar um comentário