RI + Comunicação ou RI = Comunicação,

Estava lendo uma matéria do Portal da Comunicação sobre um assunto que sempre me despertou muito interesse, até mesmo por saber que a area de Relações Públicas tem muito a contribuir com a area de Relações com Investidores.

Nesta matéria é comentado como o cenário atual do mercado de capitais vem mudando rapidamente, com a entrada de alguns investidores Pessoas Físicas as companhias que tem suas ações comercializadas já estão buscando alternativas para se adaptar.

Uma das partes mais significativas da matéria quando se trata na contribuição das relações públicas para a Relação com Investidores é a seguinte

Informação direcionada
O trabalho de Clarice Silva Assis, diretora de RI da AES Eletropaulo e da AES Tietê, incluída no nível 2 de Governança Corporativa, envolve diversos campos da comunicação social. Entre outras atividades, traduz os jargões técnicos, que eram dominantes no passado, em linguagem mais acessível quando divulga os balanços e durante as assembléias com os investidores; institui a tradução simultânea do português para o inglês nas assembléias para os investidores estrangeiros e em outros eventos; supervisiona as respostas às dúvidas que os investidores manifestam em e-mails; produz releases para os investidores, mas também os transmite para os assessores de imprensa da companhia, que vão fazer a divulgação para o público em geral.

Aqui visualizamos claramente esta preocupação em tornar as informações tecnicas do mercado de investimentos em algo que seja de facil entendimento para diversos tipos de publicos. Esta poderia se tornar uma das vertentes estrategicas de um plano de comunicação direcionado a relação com investidores.

É aqui que este novo nicho se justifica:

O mercado na internet
No renovado processo de relações com o investidor, a internet é canal fundamental. Todos os sites das companhias de capital aberto têm uma página específica de relações com o investidor. É lá que os acionistas se informam sobre ativo, passivo, fluxo de caixa, resultados etc. Para muitos investidores, pessoas físicas, a internet é o principal e talvez único canal de comunicação com a empresa. Um grande contingente de acionistas dispensa outros processos de comunicação por não os considerarem produtivos para os seus objetivos - o que pode preocupar os diretores da empresa, já que existe um quorum para que uma assembléia seja considerada válida pela CVM.


Como tenho esta curiosidade há algum tempo, esta matéria serviu para comprovar o que eu já acreditava que estava acontecendo. Falta agora que o mercado de investidores, e as grandes empresas continuem abrindo os olhos a estas mudanças.

Que o plano de comunicação destas empresas seja realmente integrado, com os varios publicos!!

Fonte: http://portaldacomunicacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=20620

Postado por: Ramon Fernandes

This entry was posted on quarta-feira, 26 de março de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.