Comunicação empresarial estratégica do RJ dá início à nova série da ABERJE Editorial







A Aberje Editorial, unidade de publicação de obras de referência da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, lança o primeiro volume da coleção “Capítulos ABERJE”. Integrado por 10 artigos de executivos de mercado e pesquisadores acadêmicos, o livro “Comunicação Empresarial Estratégica: práticas no Rio de Janeiro – o pensamento global na ação local” procura mostrar a diversidade de vivências em informação e relacionamento de organizações representativas de diferentes segmentos econômicos no cenário carioca, inaugurando o registro formal das percepções e aplicações dos capítulos regionais da entidade. Entre os temas tratados por 10 artigos estão a gestão de mudanças, arte da conversa, branding, comunicação de cooperativas, eventos, responsabilidade social, relações com a mídia e o Brasil diante da opinião pública internacional. Um evento reúne os autores e público interessado na Saraiva Mega Store Rio Sul Shopping Center (Avenida Lauro Müller, 116 – 3. Piso / Botafogo), a partir das 19h do dia 14 de maio de 2009 no Rio de Janeiro/RJ.

Assinando o prefácio e atuando na organização dos textos, o diretor-geral da ABERJE e professor-doutor da ECA/USP, Paulo Nassar, pondera que, para além do papel institucional, o grupo – que atualmente reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional – tem sido um solo fértil para pensar a profissão e a relevância da área dentro de estruturas antiquadas ou modernas das organizações. Para ele, a intenção é libertar o olhar para torná-lo mais amplo sobre o mundo, saindo dos raciocínios mecânicos e lineares. Neste sentido, alerta para o que chama de “hipertaylorismo” do panorama atual, no que toca à tecnologia que parece manter as pessoas como extensão de máquinas, com um papel de correia de transmissão e não de geração de conhecimento. “É preciso assumir que hoje, como conseqüência da influência do desenvolvimento da tecnologia e da ciência, que transformou o comportamento humano e as formas de relacionamento, os ambientes tornaram-se verdadeiramente complexos, sobretudo os empresariais”, manifesta, chamando a atenção para uma “revolução que se processa sem um líder, sem um manifesto, sem logotipo, sem a atenção da grande mídia, que tem dificuldade em identificar o movimento sem um portavoz”. A alusão é ao ciclo de mudança constituído por redes, pessoas conectadas a circular idéias. “É preciso pensar e para isto é necessário preparar-se, ter o radar ligado para captar o subjetivo, ler as entrelinhas, conectar-se às redes, sair da passividade e partir para a ação”, complementa Nassar.

A jornalista Malu Weber, gerente geral de Marca e Comunicação Corporativa do Grupo Votorantim, membro do Comitê Deliberativo e coordenadora do Comitê de Branding da ABERJE, ressalta que o livro põe em prática a essência da entidade, valorizando o pensamento e realizações locais da comunicação empresarial brasileira e destacando a riqueza da diversidade e da mestiçagem. Já Marco Antonio Lage, diretor de Comunicação Corporativa da Fiat e também membro do Conselho Deliberativo, exalta a tradição carioca de antecipar tendências, criar moda, lançar movimentos e difundir conhecimentos, motivo que levou à escolha como primeira fonte de práticas excelentes.

ABERJE – A ABERJE foi fundada em 1967 e reúne cerca de mil organizações públicas e privadas. Trabalha a responsabilidade social no contexto da responsabilidade histórica das organizações e está organizada e estrategicamente presente em todo o Brasil, numa rede superior a 90 mil profissionais. A partir do núcleo central em São Paulo, federa 10 capítulos regionais: Amazonas, Bahia, Campinas, cidade de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Vale do Paraíba.

Os cases e reflexões ocupam 105 páginas e são assinados por Ana Couto (Ana Couto Design), Isabel Magalhães (Comitê Olímpico Brasileiro) e Carina Almeida (Textual), Lívia Barbosa (Centro de Altos Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing), Luís Fernando Nery (Petrobras), Manoela Osório (Oi), Mônica Medina (Diferencial Assessoria de Marketing), Nádia Rebouças (Rebouças e Associados), Olinta Cardoso (Vale), Virgínio Sanches (Unimed-Rio) e Paulo Henrique Soares (Vale). Veja ainda o Vídeo-Clip no link http://www.aberje.com.br/novo/editorial/livropedia/livro_rio.htm. Inscrições para o lançamento devem ser realizadas com Lorrayne Borges pelo lorrayne@aberje.com.br ou no 11-3662-3990. Informações para aquisição podem ser obtidas no http://www.aberje.com.br/novo/pub_editorial.asp .

This entry was posted on terça-feira, 5 de maio de 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.