Campo de trabalho voltado ao planejamento e gerenciamento de estratégias e táticas de informação e de relacionamento #DiadoRP @rprodrigo

Qual a sua definição sobre relações públicas?

Numa proposta de elaborar uma definição mais acadêmica, eu diria que RP é um campo de trabalho voltado ao planejamento e gerenciamento de estratégias e táticas de informação e de relacionamento. Com isto, busca expandir a consciência do diálogo entre todos os agentes da organização-cliente e entre todos aqueles de suas relações cotidianas como condição para formação de marcas e idoneidades fortes e duradouras numa co-responsabilidade de empenho e satisfação. De maneira mais resumida, seria o gerenciador da comunicação organizacional, baseado na análise de ambiente e no planejamento de ações comunicacionais para uma dada organização, na relação com os públicos de interesse. Está mais para uma filosofia de atuação do que para um determinado conjunto de práticas.

Qual sua expectativa para as Relações Públicas nos próximos anos?

A área de conhecimento e prática das relações públicas, nos próximos anos, só tende a aumentar. A profissão regulamentada (poucos casos no mundo todo, como no Brasil) já é outra questão, que vejo com certa temeridade. Não sei se as estruturas institucionais que "regulam" os profissionais sobreviverão. Dito isto, a competitividade é uma das realidades mais prementes em todos os segmentos, tornando muito maior o poder da marca, da reputação, da imagem como força de conquista de adesão e confiança pelos públicos de interesse. E melhor: as organizações cada vez mais conscientizam-se deste panorama, por isto acredito que todas as carreiras da comunicação social tem um amplo campo de trabalho pela frente, e cada vez mais. Penso que é crescente a constatação da necessidade de maior e melhor divisão entre as esferas da vida de cada um, delegando-se relevância para o convívio com família e amigos em detrimento da obsessão pelo trabalho. Neste ínterim, vejo como crescente pra RP o mercado do lazer e entretenimento, tanto no campo da cultura quanto no mundo do turismo, com francas possibilidades de absorção de profissionais do setor. Vendo o alastramento das organizações brasileiras pelo mundo, o campo da comunicação intercultural por conta da internacionalização é outra frente de ação muito interessante. E, dada a importância da memória institucional como força expressiva da organização, este é um campo que só tende a crescer, aliando aqui a relevância do desenvolvimento da capacidade dos indivíduos integrantes do ambiente de trabalho (sobretudo lideranças) contarem histórias envolventes e significativas.

Qual a importância das Relações Públicas para as organizações na atualidade?

Os processos de Relações Públicas são atividades dinâmicas, altamente envolventes e que requerem uma alta dose de inovação, isto entendido como uma forma diferenciada de ver os fatos, problemas e situações. Com o tempo, adquirimos um estilo de analisar, perceber, ler os acontecimentos bastante diferente do cidadão comum, no sentido de estarmos permanentemente buscando oportunidades de consolidação da identidade, do produto, do serviço de nossos clientes. Cada momento, mesmo os pessoais passados em cinemas, bares, família, sao propícios para retirada de indícios e exemplos comportamentais que poderão servir na execução de planos e projetos para os públicos prioritários da empresa/instituição atendida. Diagnóstico, planejamento, assessoria, são atividades de extrema sensibilidade, e portanto nada mecânicas, automáticas, exatas. Mas é um encadeamento de procedimentos, por vezes em ordem diferente, que acaba levando ao sucesso nossas empreitadas comunicativas e relacionais. Na medida em que as economias e sociedades integram-se e intercambiam produtos e cultura e o consumidor passa a não enxergar muita diferença entre os produtos e serviços, as organizações começam a perceber a relevância da reputação. Estamos no Brasil ainda numa fase em que preço é o grande atrativo, mas penso chegar num ponto em que a marca será cada vez mais decisiva na opção das pessoas - construída com base em bons relacionamentos.

Profissão: produtor de conteúdo para canais digitais e impressos da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial/Aberje e analista sênior de pesquisa qualitativa da Ideafix Estudos Institucionais

Twitter: @rprodrigo

This entry was posted on quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.