É construir aproximação, transparência e confiança entre consumidor e empresa, fazendo com que esse sentimento seja disseminado para os públicos #Diad


Qual a sua definição sobre relações públicas?

Relações públicas é fazer com que uma informação transmitida pelo emissor chegue ao receptor de forma clara e que haja uma troca e interação nessa comunicação. É construir aproximação, transparência e confiança entre consumidor e empresa, fazendo com que esse sentimento seja disseminado para todos os públicos, sendo eles primarios ou secundários. O importante é escutar enxergar muito mais do que falar. Gosto muito da ideia de termos dois olhos e dois ouvidos e apenas uma boca.

Qual sua expectativa para as Relações Públicas nos próximos anos?

Visibilidade e abertura de mercado. Entendimento pelos outros profissionais de diversas áreas, como por exemplo, setor administrativo e jurídico, do que é a profissão, qual a importância da mesma e quem está realmente capacitado a fazer. Espero isso faz uns anos, desde antes de começar a faculdade. Mas, tenho sentido algum progresso.

Qual a importância das Relações Públicas para as organizações na atualidade?
As mídias sociais estão aí para provar, mais do que nunca, que se relacionar de forma planejada e escutar o consumidor, criando a velha e conhecida via de mão dupla tão falada por nós RPs, é de extrema importância para qualquer empresa. Atualmente, qualquer pessoa é provedor de informações, o que torna as empresas mais vulneráveis. O que pode variar de empresa para empresa, sabendo "misturar" bem seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (SWOT) ela pode crescer com certas vulnerabilidades.

Acredito que muitas empresas passaram a ver o RP como um aliado e não mais um "faz tudo" dentro da empresa, de tirar uma cópia até uma festinha de final de ano. Infelizmente, sem generalizar, ainda tenho percebido que apenas organizações de grande porte e multinacionais tem visto o RP de outra forma.



Profissão: Comunicólogo - Relações Públicas de formação - Atuando como executivo de midias sociais na Edelman Brasil.

Twitter: @Mauricio_ao

This entry was posted on quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.