É o ouvir e construir a relação entre os públicos e organização, manter e atualizar, continuadamente, essa relação. #DiadoRP @diegolobo


Qual a sua definição sobre relações públicas?


Depois de quase 4 anos de faculdade, eu acho que definir RP é algo ilusório e, no mínimo, falho. As RRPP são uma profissão que envolvem a comunicão com os diferentes públicos de uma organização, através do planejamento, produção, execução e avaliação (fazendo desse último inputs para o próximo planejamento, tornando a atividade uma ação cíclica) de ações/ferramentas com o intuito de informar e aproximar estes públicos da organização. Mas isso ainda não diz muito: Relações Públicas é o ouvir e construir a relação entre os públicos e organização, manter e atualizar, continuadamente, essa relação.

Qual sua expectativa para as Relações Públicas nos próximos anos?

Em tempos de mídias sociais e alta concorrência, ter um profissional que medie e aproxime a organização de seus públicos é algo cada vez mais importante. E não acho que uma pessoa que "entenda" de comunicação e internet seja suficiente. Os cursos nos país estão reformulando-se e começam a incluir experiências mais atuais, formando profissionais mais preparados. O que também não é o bastante. Precisamos nos atualizar e estudar, sempre e sempre. Creio que essa profissão continuará crescendo, mas cabe a nós segurar nosso lugar no mercado.

Qual a importância das Relações Públicas para as organizações na atualidade?

Penso que as RRPP são cada vez mais procuradas por organizações que buscam a construção de uma "boa imagem". Em tempos de Reponsabilidade Social Empresarial e conscientização ambiental, os consumidores/clientes passam a considerar não só a qualidade do produto/serviço, mas aspectos como o que a organização contribui para o fortalecimento da sociedade. A figura do RP é essencial para a construção da cooperação interna, da mutualidade e, principalmente, do reconhecimento do potencial da organização.


Profissão: Estagiário/Blogueiro


Twitter: @diegolobo

This entry was posted on quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.