Pesquisa: área de Relações Públicas responde pela liderança do processo de comunicação para situações de crise

Gestão de crise


Pesquisa realizada pela Red de Comunicación Integral Latinoamericana – Red Cila (www.redcila.com) - com 200 profissionais de comunicação de grandes empresas que operam nos principais mercados da América Latina, constatou que apenas 20% delas reservam em seus “budgets” anuais recursos específicos para o aperfeiçoamento de seus sistemas de gerenciamento de situações de crise. Em contrapartida, 100% dos profissionais consultados declararam que o tema ‘comunicação para o gerenciamento de situações de crise’ ocupa o ‘topo’ da lista de suas prioridades e consideram como de extrema importância contar com processos profissionais para a gestão da comunicação em situações de crises. Desse percentual, 80% disseram que já contam com estes processos bem desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Contudo, somente 50% disseram que revisam e atualizam, ao menos uma vez por ano, seus planos de comunicação para situações de crises.

A área de Relações Públicas responde pela liderança do processo de comunicação para situações de crise em 60% das empresas consultadas; o tempo dedicado ao tema por seus profissionais não passa de 25% da jornada mensal de trabalho; e apenas 50% buscam apoio de consultorias externas especializadas para a realização conjunta do trabalho.

Os profissionais consultados pela Red Cila informaram que a maioria dos “issues” com potencial de gerar situações de crise está associada à questão corporativa: dificuldades financeiras, relacionamento com governos, grandes acidentes industriais, dentre outros.

Causou surpresa a baixa relevância para entrevistados das ferramentas e canais associados às redes sociais. Somente 5% dos consultados declararam que conferem importância às mídias sociais na elaboração de seus planos de comunicação para o gerenciamento de crises.

Para a realização da pesquisa Cila sobre “Comunicação no gerenciamento de situações de crise” foram ouvidos 200 executivos – diretores de comunicação de empresas latinoamericanas – dos setores econômicos mais representativos dos diferentes mercados.



This entry was posted on quarta-feira, 24 de agosto de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Pesquisa: área de Relações Públicas responde pela liderança do processo de comunicação para situações de crise”

Isabella Tomaz disse...

Olá Juliano,
Não sei qual foi o membro do SerRP que passou pelo meu blog, mas gostaria de estender a todos minha satisfação com a visita e o comentário.
São ferramentas como esta que nos ajudam a crescer, amadurecer e desenvolver um certo domínio sobre a profissão, que segue sempre além do nossa capacidade de aprendizagem.
Sempre que possível recorrerei a este espaço para me inteirar da atual realidade dos blogs e agregar conhecimento.

Obrigada e sucesso a todos!