A cidade de Nova Lima vai ser sede do 1. Congresso ABERJE de Comunicação Empresarial em território mineiro. Vão ser quatro painéis e mais de 10 especialistas para discutir temas vitais, atuais e relevantes para a formação do pensamento e para o dia-a-dia de comunicadores, gestores e profissionais envolvidos com a comunicação de empresas. Nesta perspectiva, o evento acontece no dia 14 de novembro de 2008, a partir das 8h45min, na Casa Fiat de Cultura (Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1250 - Bel Vedere). A entidade, que hoje reúne expertise das áreas de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional, está cada vez mais descentralizando suas atividades através de um sistema de governança por Capítulos Regionais.
No diálogo que se estabelece, na rede de relacionamentos que se forma e se alimenta e no conhecimento que se compartilha por meio do relato de experiências de quem constrói marcas importantes no mercado, a atuação do comunicador acaba ascendendo estrategicamente nas organizações. O primeiro painel acontece sob o tema “Comunicação com o Público Interno”, tendo como foco em primeiro plano o gestor. Hoje o público interno guarda as características de todos os públicos de uma empresa, uma vez que no mundo moderno ele é empregado e também consumidor, cidadão, formador de opinião. Com isso, torna-se ainda mais estratégico e prioritário para o comunicador. É com este público que se estabelecem as primeiras relações de uma marca. E deste relacionamento se esperam frutos. Os especialistas convidados são Caio Vieira, Assessor de Comunicação da Novelis do Brasil, e as coordenadoras de Comunicação Interna da Usiminas, Iara Motta e Isabela Costa.
Depois, é a vez de “Comunicação e Cultura”, tratando do patrocínio cultural como ação estratégica no composto de relacionamento da marca com seus públicos específicos e com a sociedade. Experiências relatam critérios de escolha, métricas de mensuração e retorno, afinidades entre marca e artes, utilização criativa do investimento para agregar valor e diferenciar sua marca, e isto vai ser tratado pela Gestora de Cultura da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela, pela Gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Sarmento Costa, e ainda pela Coordenadora de Integração com a Comunidade e Projetos Sociais da V&M do Brasil, Cássia Cristina Gonçalves Silva, mediadas por José Eduardo Gonçalves, da Rádio Inconfidência.
Na parte da tarde, os debates iniciam por “Branding e Comunicação de Marca”, com Robson de Almeida Melo, Gerente-Geral de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal, Marco Piquini, Diretor de Comunicação para a América Latina da Iveco, Nelson Nascimento, Gestor de Marketing da Unimed BH, e ainda Olinta Cardoso, Diretora de Comunicação da Vale. Eles tratam da gestão da área em toda a sua transversalidade dentro da empresa, como instrumento de identidade e de gestão. Tema relativamente novo que, aos poucos, é absorvido pelas empresas e pelo mercado em toda a sua abrangência e potencial de comunicação e relacionamento de uma marca com seus públicos.
O último tema é “Relacionamento com a Comunidade”, ultrapassando o conceito de que é um público que está somente no entorno da organização. A tecnologia e a globalização deram um novo sentido à geopolítica, um novo poder ao cidadão, que trafega pelo ciberespaço e, conseqüentemente, traz uma nova conceituação para o chamamos de comunidade. Foram convidados André Elesbão, Coordenador de Comunicação da Anglo Ferrous Brasil e Luiz Henrique Michalick, Superintende de Comunicação da Cemig. Aos participantes do Congresso Aberje Minas será oferecida uma visita monitorada de 30 minutos à exposição "Olhar Viajante na Casa Fiat de Cultura".
Para saber mais sobre a exposição, acesse www.casafiatdecultura.com.br .
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 11-3662-3990 ou
no e-mail carolina@aberje.com.br com Carolina Soares e
fernandap@aberje.com.br com Fernanda Peduto.
Inscrições podem ser feitas pelo hotsite exclusivo: www.aberje.com.br/novo/eventos/1congressominas .
Postar um comentário